Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Se numa noite de inverno um viajante, de Italo Calvino

Há vários anos que este livro esperava na minha biblioteca para ser lido. Da autoria do italiano Italo Calvino (nascido em Cuba, mas cedo os pais o levaram para a sua terra natal), foi escrito em 1979, após um interregno de alguns anos, em que o autor nada publicou: “Com que então, viste num […]

14:29 16 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Adriana Nogueira
Classicista;
Professora da Univ. do Algarve
[email protected]

Há vários anos que este livro esperava na minha biblioteca para ser lido. Da autoria do italiano Italo Calvino (nascido em Cuba, mas cedo os pais o levaram para a sua terra natal), foi escrito em 1979, após um interregno de alguns anos, em que o autor nada publicou: “Com que então, viste num jornal que saiu Se numa noite de Inverno um viajante, novo livro de Italo Calvino, que já não publicava há vários anos. Passaste pela livraria e compraste o volume. Fizeste bem” (p.18).

Estará o autor a quebrar alguma barreira ficcional e a dirigir-se a nós? Seremos nós o Leitor a quem o narrador se refere? A surpresa do leitor actual de Calvino (que somos nós) ao ver-se retratado no próprio livro não será a mesma, passados que foram 38 anos da sua publicação (ou 32 anos depois da edição portuguesa de 1985, pela Vega Editora, com um apêndice de Calvino e outro de José Manuel Vasconcelos, um dos responsáveis pela tradução. É esta a edição que cito. Posteriormente, em 2000, a Teorema publicou a mesma obra, com tradução de José Colaço Barreiros) e depois do muito que já se escreveu. Porém, cada um que passa pela experiência de leitura de Se numa noite de Inverno um viajante não deixa de perceber o estranho jogo que Calvino faz connosco, leitores reais, e a personagem Leitor que cria na sua ficção, pretendendo, em vários momentos, que nos (con)fundamos.

Teoria e prática
Livro é constituído por 12 capítulos

O livro é constituído por 12 capítulos com uma história que serve de esteio para as 12 outras histórias que se intercalam com ela e que só têm começos. Isto é, a personagem Leitor começa a ler um livro, mas não consegue acabar, porque as páginas se repetem. Quando vai à livraria para trocar, traz um outro livro. A ida à editora não melhora a situação, pois o livro que traz é um outro ainda. Entretanto, dá-se o encontro com uma Leitora a quem acontece o mesmo. Entre a busca por um autor cujos livros estão a ser falsificados ou a procura do tradutor-falsificador, vão sendo lidos princípios de livros que nunca se conseguem terminar. E nós, leitores (com letra pequena), vamos acumulando histórias que gostaríamos (ou não) de ver concluídas, ao mesmo tempo que somos arrastados pela insanidade das personagens que se cruzam nesta demanda fantástica: além da Leitora, há a sua estranha irmã, há professores de línguas inexistentes, há um amigo que desaprendeu a ler, há bizarras polícias secretas que censuram livros…

Nas palavras da personagem Flannery, o escritor que tem muitos livros falsos em circulação, lemos a génese e o resumo do próprio livro que estamos a ler e já reconhecemos nesta citação tudo o que já sabemos (estre trecho aparece a 1/3 do fim, na p.181-2): “Surgiu-me a ideia de escrever um livro feito apenas de começos de romance. O protagonista podia ser um Leitor que é continuamente interrompido. O Leitor adquire o romance A do autor Z. Mas é um exemplar defeituoso e não consegue ir além do princípio… Volta à livraria para que lhe troquem o volume… Poderia escrevê-lo todo na segunda pessoa: tu, Leitor… Poderia também fazer entrar nele uma Leitora, um tradutor falsário, um velho escritor que mantém um diário como este diário…”.

Leitores (e leituras), há muitos
Obra foi publicada na Itália em 1979 por Italo Calvino

Por todo o livro vamos lendo reflexões sobre o próprio processo de escrita e, principalmente, de leitura. Flannery diz ao Leitor: “a mim acontece-me cada vez mais frequentemente pegar num romance que acaba de sair e encontrar-me a ler o mesmo livro que já li cem vezes”. Depois, já no seu diário, escreve: “A mim sucede-me isso ao escrever: há uns tempos que cada romance que me ponho a escrever se esgota pouco depois do início como se nele já tivesse dito tudo o que tinha para dizer”. (p.181).

No penúltimo capítulo (o último só tem seis linhas e serve como epílogo), o Leitor encontra sete outros leitores numa grande biblioteca a que se tinha dirigido em busca dos livros que nunca conseguiu terminar (pp.230-235). Cada um destes leitores tem uma forma diferente de abordar a leitura e é muito interessante como nos identificamos com algumas delas ou conhecemos alguém assim, ou já nos aconteceu fazermos de todas aquelas maneiras, com livros diferentes, como se cada livro condicionasse a leitura e esta não fosse condicionada pelo tipo de leitor. Todas são válidas. Por exemplo, o primeiro leitor que o interpelou diz que «Se um livro me interessa verdadeiramente, não consigo segui-lo para além de umas linhas sem que a minha mente, captado um pensamento que o texto lhe propõe, ou um sentimento, ou uma interrogação, ou uma imagem, não saia pela tangente e salte de pensamento em pensamento, de imagem em imagem, num itinerário de raciocínios e fantasias que sente necessidade de percorrer até ao fundo, afastando-se do livro até perdê-lo de vista». Já o segundo leitor, por razões idênticas, faz o oposto: “Por isso a minha atenção, ao contrário do que dizia, senhor, não pode separar-se das linhas escritas nem por um instante. Não devo distrair-me se não quero descurar nenhum indício precioso”.

Italo Calvino, representado em desenho

Um outro diz que “em cada releitura parece-me ler pela primeira vez um livro novo. Serei eu que continuo a mudar e vejo coisas de que antes não me tinha apercebido? Ou a leitura é uma construção que toma forma pondo em conjunto um grande número de variáveis e não se pode repetir duas vezes segundo o mesmo desenho?”.

Termino com uma frase do sétimo leitor: “O sentido último para que remetem todas as narrativas tem duas faces: a continuidade da vida e a inevitabilidade da morte”.

Que boas conversas se podem ter à volta deste livro!

(Artigo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul)

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Operação de trânsito.
Auto Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve Nacional Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve, Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve, Nacional, Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
    Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
  • Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
    Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
  • Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
    Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
  • Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
    Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
  • Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
    Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

Opinião

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal