Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Rui Cardoso Martins vence Grande Prémio de Literatura

“Levante-se o réu outra vez”, de Rui Cardoso Martins, foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara de Loulé – Crónica e Dispersos Literários 2017, no passado dia 25 de Maio, numa cerimónia integrada no Dia do Município de Loulé. Depois de José Tolentino Mendonça com “Que coisa são as […]

11:34 31 Maio, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Cardoso Martins recebeu o prémio no Dia do Município de Loulé

“Levante-se o réu outra vez”, de Rui Cardoso Martins, foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara de Loulé – Crónica e Dispersos Literários 2017, no passado dia 25 de Maio, numa cerimónia integrada no Dia do Município de Loulé.

Depois de José Tolentino Mendonça com “Que coisa são as nuvens?”, em 2016, nesta segunda edição de um prémio que começa a dar cartas no panorama nacional das Letras, foi galardoada uma obra que sensibilizou o júri pela “extrema humanidade, ironia fina, sarcasmo até” com que o autor observou as causas dos juízes, réus e advogados, como referiu Carlos Albino, um dos mentores deste prémio.

Ao longo de 20 anos, Rui Cardoso Martins assistiu a mais de 700 casos de justiça em sessões públicas de tribunal. Depois, fixou-os num registo literário de efeitos ora cómicos, ora comoventes, sempre com uma capacidade notável para captar com empatia a justiça e a injustiça, o chocante e o caricato. Este segundo volume, depois de “Levante-se o réu”, selecciona outras cem das melhores crónicas da saudosa rubrica do Público e que recomeçou agora, com textos novos, a ser publicada aos domingos no Jornal de Notícias.

Rui Cardoso Martins falou das suas influências literárias

O autor galardoado referiu a “honra em receber tão importante prémio, principalmente pela independência e qualidade do júri”. Rui Cardoso Martins falou das suas grandes influências literárias, desde logo Lídia Jorge, que o estimulou a escrever, “a influência do espírito” de outro louletano, o poeta António Aleixo, mas também António Lobo Antunes, José Cardoso Pires, Dinis Machado, Ferreira Fernandes e, no Brasil, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos ou Nélson Rodrigues.

Ao longo de 20 anos, Rui Cardoso Martins assistiu a mais de 700 casos de justiça em sessões públicas de tribunal

Sem esquecer o cronista da Corte, Fernão Lopes. “Espero estar um bocado na linha de Fernão Lopes que tentava, através da voz da “arraia-miúda”, apresentar a verdade sem outra mistura”, considerou o premiado para quem o povo português é também o principal protagonista das suas crónicas.

Relatos que faz no livro não são ficção

Quanto aos relatos que faz em “Levante-se o réu outra vez”, o escritor disse tratar-se de relatos que “não são ficção mas, por vezes, a verdade pode ser extraordinariamente inventiva”.

Apesar de ter exercido jornalismo, nomeadamente como repórter na fundação do Público, deixou críticas à” forma abjecta” como, por vezes, estes casos de Tribunal são tratados pelo jornalismo tablóide, em que tudo o que é sofrimento é explorado”.

Para José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, a escolha do vencedor “só surpreenderá os mais distraídos”. “Trata-se de um grande escritor português, com uma obra que tem vindo a ser progressivamente reconhecida e mais será, sem sombra de dúvidas”, sublinhou.

Júri analisou 31 obras saídas nos anos de 2015 e 2016

Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, este Grande Prémio de Literatura integra-se nas políticas culturais levadas a cabo por um Município que tem o reconhecimento geral nesta matéria. O extenso programa comemorativo do 40º aniversário do 25 de Abril, o reconhecimento do Museu Municipal de Loulé que passará a integrar a Rede de Museus Portugueses, a Exposição de Arqueologia “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”, que será inaugurada no dia 21 de Junho, no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, e muitas outras actividades têm contribuído para a valorização cultural do concelho. “A cultura pode elevar o Homem e é capaz de construir um mundo melhor”, concluiu o edil louletano.

De salientar que a segunda edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários analisou 31 obras saídas nos anos de 2015 e 2016. “O número e a qualidade provam que este prémio nacional de crónica tem pernas para andar, não sendo difícil prever que não tardará que o prémio passe a marcar o panorama literário, não só pelo seu prestígio, mas como sinal de referência de um género que faz uma ponte de passagem entre o jornalismo e a literatura – a crónica”, explicou Carlos Albino Guerreiro, porta-voz do júri, que juntamente com Isabel Cristina Mateus e Luísa Mellid-Franco, fez parte do júri.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia Europa Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia, Europa, Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Últimas Notícias

  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
  • Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
    Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
  • Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
    Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
  • Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
    Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
  • Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
    Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento