Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Queda mortal de avião a caminho de Faro em 1992 em livro

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O acidente aéreo que há 27 anos matou 56 pessoas prestes a chegar a Faro é o tema de um livro que vai ser lançado em 17 de maio e reúne histórias de sobreviventes, entrevistas e documentos.   Movido pela curiosidade associada à profissão, Pedro…

14:38 2 Maio, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O livro “A última aterragem” será lançado no dia 17 de maio, às 17:30, na Biblioteca Municipal de Faro (Foto: D.R.)

O acidente aéreo que há 27 anos matou 56 pessoas prestes a chegar a Faro é o tema de um livro que vai ser lançado em 17 de maio e reúne histórias de sobreviventes, entrevistas e documentos.  

Movido pela curiosidade associada à profissão, Pedro Fernandes, responsável de segurança operacional do aeroporto de Faro (Algarve), começou a pesquisar sobre o acidente em 2014, tendo feito várias entrevistas a sobreviventes e outros responsáveis para redigir “A última aterragem”.

Na manhã de 21 de dezembro de 1992, a tempestade que se abateu sobre a cidade acabou por revelar-se fatal para 56 dos mais de 300 passageiros que seguiam no voo MP 495 da companhia holandesa Martinair. O acidente deu-se quando a aeronave (um McDonnell Douglas DC-10) estava quase a tocar a pista, provocando também 104 feridos.

O autor disse à Lusa que o livro conta todo o desenrolar do acidente, desde a descolagem da aeronave até às investigações que foram conduzidas para tentar apurar responsabilidades, pontuado pelos testemunhos de intervenientes, exceto da companhia aérea holandesa, que não se mostrou disponível para falar.

Na parte final do livro, Pedro Fernandes tenta avançar com algumas explicações sobre as causas do acidente.

Na altura foi reconhecida em tribunal a ausência de culpa do comandante do voo da transportadora holandesa, que hoje apenas opera com aviões de carga e é subsidiária da Air France-KLM.

Receitas do livro revertem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa

Pedro Fernandes considera que poderão ter sido cometidos erros na gestão de risco, “mas não erros de negligência, uma vez que o compromisso [do comandante] foi total na tentativa de aterrar em segurança”. Contudo, decidiu prosseguir com a aterragem mesmo perante uma “indefinição de circunstâncias”.

Perante o perigo de fortes rajadas de vento, o comandante da aeronave decidiu aterrar, poucos minutos depois de outro avião da mesma companhia ter conseguido pousar em segurança em Faro.

O autor do livro fala ainda na possibilidade de problemas técnicos no aparelho, nomeadamente uma avaria no segundo motor, que era conhecida da tripulação e que reduziu a capacidade de travagem do avião.

“Como sabia que tinha menos capacidade de travagem, [o piloto] sabia que tinha que tocar no início da pista, mas, para isso, tinha de voar mais baixo e mais lento, o que o deixou mais vulnerável”, referiu Pedro Fernandes.

Depois de arquivado o processo-crime inicial para apurar eventuais responsabilidades no acidente, que correu no Tribunal de Faro, mais tarde, em 2008, correu um processo no Tribunal Administrativo de Lisboa que opunha a Martinair e respetivas seguradoras à ANA – Aeroportos de Portugal e seguradoras, mas o julgamento foi suspenso, a pedido das partes.

O livro “A última aterragem” é lançado no dia 17 de maio, às 17:30, na Biblioteca Municipal de Faro, estando a apresentação a cargo do diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges.

As receitas da venda do livro, que pode ser encomendado via email através do endereço [email protected], revertem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa.

(CM)

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Últimas Notícias

  • Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
    Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
    Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
  • Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
    Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
  • Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
    Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
  • ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações
    ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal