O projeto Roadart vai expor viaturas decoradas esta quinta-feira, entre as 19:30 e as 21:30, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira, contando com a presença dos 7 designers participantes – Asur, Bruno Boto da Cruz, Fernando Madeira “Phermad”, Gorete Matias, João Matias, Liliana Barata e Patrícia Rodrigues.
Estarão igualmente presentes os responsáveis pelas empresas de Animação Turística parceiras do projeto, nomeadamente a Extremo Ambiente, Happy Van, Portitours, Tuk Andrade e Zebra Safari Tours.
O projeto visa promover “a cultura portuguesa de uma forma inovadora, criativa e interdisciplinar, ao cruzar a visão de jovens designers com a promoção do Património Artístico e Cultural Português, através da decoração de Viaturas de Transporte Turístico”, explica o Roadart em comunicado .
A exposição inaugural será realizada em consonância com todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, pelo que serão cumpridas à regra todas as indicações. Todas a viaturas decoradas ficarão em circulação pelo Algarve, passando pelos locais onde, habitualmente, cumprem o serviço de atividades de animação e transporte de turistas.
Ao tratar-se de uma exposição itinerante a decorrer no Algarve ao longo de três meses, futuramente serão organizados desfiles conjuntos em vários locais, com o objetivo de estabelecer uma relação entre público visitante e público residente.
Todas estas iniciativas têm como grande objetivo final valorizar a cultura portuguesa através da interpretação inovadora dos jovens designers, valorizar a região do Algarve e divulgar ainda os operadores turísticos que aceitaram integrar o projeto através da cedência de viaturas que foram decoradas.
O derradeiro objetivo por detrás desta visão para a região turística do Algarve, é conseguir estabelecer uma relação colaborativa mais próxima entre os vários agentes locais, bem como proceder à valorização da identidade, cultura e património português.
Ao fazer referência a símbolos icónicos de Portugal pretende-se também promover a cultura nacional junto dos visitantes através da apresentação e divulgação de fatores de diferenciação do património.
O projeto “Roadart – design em movimento” decorre no âmbito da candidatura ao Programa Garantir Cultura pela Geoflicks, Lda, com apoio do COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.