O projeto das “100 Memórias de Castro Marim”, cuja exposição foi inaugurada no dia 16 de setembro de 2020 na Casa do Sal, foi agora lançado em site e facebook oficiais.
As “100 Memórias de Castro Marim” nasceram como projeto no final de 2019, com um repto lançado à população, para que cedessem recordações pessoais e/ou familiares ao município. Inspirada na necessidade de preservar, tratar e divulgar a documentação histórica de Castro Marim, a autarquia local construiu uma narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo.
Depois da exposição da Casa do Sal, que será reaberta ao público logo que possível, as “100 Memórias de Castro Marim” são agora apresentadas num site e facebook oficiais, permitindo uma maior projeção e divulgação de um projeto que se pretende contínuo e em permanente crescimento.
A autarquia de Castro Marim continua a reunir contributos para este acervo municipal, disponibilizado para consulta pública no novo Arquivo Digital.
Se quiser contribuir, com cartas, fotografias, postais, documentos, livros ou recordações, pode fazê-lo através do e-mail [email protected], ou presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Castro Marim.
As “100 Memórias de Castro Marim” integram também uma exposição ao ar livre, já instalada nas ruas da vila raiana e que a autarquia convida “a visitar quando entrarmos na fase de desconfinamento”.
Quando passar por Castro Marim, pode percorrer “as ruas da vila como se folheasse um livro de história. As ruas, travessas ou largos de Castro Marim cunharam a vida de muitos castromarinenses, cujas memórias podem agora ser revisitadas em 20 painéis espalhados pela vila”, salienta a autarquia em comunicado.
Outra das apostas do projeto consistiu na edição de um jornal que divulga algum do espólio em exposição, mas sobretudo que homenageia o primeiro jornal existente em Castro Marim – “Flores sobre Ruínas”. O jornal será também distribuído na altura do desconfinamento, para que possa conhecer melhor este projeto e interpretar a exposição de rua.
Neste mergulho às memórias individuais e fragmentadas, foi também realizado um levantamento audiovisual sobre o património imaterial de Castro Marim, que pode agora ser visualizado no site das 100 Memórias e no canal Youtube do Município de Castro Marim.
Uma iniciativa pilar na construção da história do concelho e do território e um enorme contribuindo para a construção de um novo olhar sobre a identidade cultural e social castromarinense, o projeto das “100 Memórias de Castro Marim” é cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FOURTOURS_5_E.