Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Programa 365 Algarve retoma programação a 15 de julho

O programa arranca com o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (FICLO), entre 15 e 21 de julho, este ano com mais atividades ao ar livre

23:07 9 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Para cumprir as normas da DGS, há preferência por compra antecipada por via eletrónica

O programa cultural 365 Algarve regressa a partir de 15 de julho com cinema e literatura, teatro, artes visuais e “piqueniques de charme”, anunciou hoje a estrutura.

A quarta edição do 365 Algarve, suspensa entre março e maio deste ano, regressa excecionalmente no verão, de 15 de julho a meados de novembro, com eventos reagendados e com o cumprimento de todas as normas sanitárias impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), garantem em comunicado.

O programa arranca com o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (FICLO), entre 15 e 21 de julho, este ano com mais atividades ao ar livre – uma livraria no mercado de Olhão, ‘masterclasses’, percursos performativos – mas mantendo a competição internacional, a retrospetiva do realizador Albert Serra e o ciclo de cinema italiano, país convidado desta edição.

O festival abre com “Adoration”, de Fabrice du Welz, e encerra com “Valley of Souls”, de Nicolás Rincón Gille, incluindo ainda “The Good Girls”, de Alejandra Márques Abella, e “Campo”, de Tiago Hespanha, na Competição Internacional.

“Viagem a Itália” (1954), de Roberto Rosselini, e de “Profissão: Repórter” (1975), de Michelangelo Antonioni, preenchem o Ciclo de Cinema Italiano, entre outras grandes obras cinematográficas.

Para cumprir as normas da DGS, há preferência por compra antecipada por via eletrónica, uma maior periodicidade na limpeza dos espaços, um rigor com ocupação de lugares desencontrados, e foram canceladas todas as atividades onde não se pudesse assegurar totalmente as normas de distanciamento físico e higienização.

O teatro de rua também volta à estrada, a 16 de julho, em Faro, e 18 de julho, em Vila Real de Santo António, com “À Babuja”, do LAMA Teatro, onde dois atores e um músico dão corpo a um épico algarvio, com encenação de João de Brito.

Numa narrativa que tem como inspiração cinco palavras profundamente ligadas ao universo gastronómico algarvio – Alfarroba, Anchova, Medronho, Muxama e Dom Rodrigo – um D. Quixote dos tempos modernos dá largas ao cavalo da imaginação com um copiloto, uma dama nobre a quem arrebatar com uma serenata e, claro, inimigos para enfrentar.

Entre 25 de julho e 29 de agosto, a antiga Cadeia de Lagos, recebe uma viagem de descoberta da arte urbana presente na cidade com Street Art Lab.

Através de uma visita guiada a obras de alguns dos artistas mais representativos do panorama contemporâneo da arte urbana, o programa integra atividades de experimentação e criação, orientadas pelo artista convidado, Jorge Pereira, sendo disponibilizados materiais diversos para que o participante possa executar o trabalho criativo que no final, leva consigo.

Os Piquenique de Charme do Festival da Comida Esquecida regressam também à Penina, em Loulé (1 de agosto) e em Santo Estevão em Tavira (29 de agosto), num o festival que propõe aos visitantes piqueniques inspirados nos anos 30 e 40 com experiências culinárias em locais monumentais do Algarve, passeios nas hortas com recolha de alimentos e aulas de cozinha, entre outras iniciativas.

A experiência começa com um pequeno percurso interpretativo para dar a conhecer a identidade do lugar e conta com a participação de acordeonistas e bailarinos de folclore, que irão dançar o corridinho algarvio.

O programa 365 Algarve, que tem como objetivo combater a sazonalidade e mostrar que a oferta cultural também pode um elemento de atração para quem visita a região fora da época alta, entre outubro e maio.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Algarve Cultura

Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura

07:30 18 Junho, 2026 07:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Companhia algarvia foi distinguida pelos projetos de Teatro Comunitário de Quarteira e de VizinhEs de Faro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Política

Faro realiza primeira Assembleia Municipal Jovem

07:00 18 Junho, 2026 06:53 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Assembleia Municipal de Faro pretende incentivar debate, espírito crítico e cidadania ativa entre os estudantes

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve, Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Algarve, Cultura

Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura

07:30 18 Junho, 2026 07:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Companhia algarvia foi distinguida pelos projetos de Teatro Comunitário de Quarteira e de VizinhEs de Faro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Política

Faro realiza primeira Assembleia Municipal Jovem

07:00 18 Junho, 2026 06:53 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Assembleia Municipal de Faro pretende incentivar debate, espírito crítico e cidadania ativa entre os estudantes

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Últimas Notícias

  • Silves recebe concerto do quinteto português Legacy 5Brass
    Silves recebe concerto do quinteto português Legacy 5Brass
  • Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve
    Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve
  • Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos
    Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos
  • Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull
    Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull
  • Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis
    Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal