Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Primeira edição do South Music colocou a música algarvia no centro das atenções

A BLITZ esteve lá e conta-lhe tudo. O evento juntou em Faro músicos, editoras, promotores e meios de comunicação social, terminou com a promessa de colocar a música algarvia no mapa e o desejo de ajudar a cidade a tornar-se Capital Europeia da Cultura em 2027

12:54 19 Junho, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O quarteirense Dino D’Santiago no South Music

“O Algarve não é só turismo, tem muito mais para oferecer além da praia e do sol”. A afirmação de Viviane, ex-vocalista dos Entre Aspas e artista em nome próprio, na primeira conferência do evento South Music, que juntou a indústria musical em Faro nos últimos dois dias, parece dar o mote para o evento que foi convidada a amadrinhar.

A capital algarvia recebeu, a 15 e 16 de junho, aquele que poderá ser o primeiro passo para uma descentralização de oportunidades para os músicos da região e um empurrão para a cidade se tornar Capital Europeia da Cultura em 2027.

Organizada em conjunto pelo Teatro das Figuras e a Câmara Municipal de Faro, a iniciativa recebeu, além de músicos consagrados e novos valores (foram 33 os projetos locais, bandas e artistas individuais, a apresentar-se em palco), representantes de editoras multinacionais e independentes, promotoras de espetáculos, agentes e meios de comunicação especializados.

Dino D’Santiago, que tal como Viviane, Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados), Júlio Resende e o contrabaixista Zé Eduardo, integra o grupo de embaixadores do South Music, olha para o evento como uma forma de acabar com o estigma que persegue os artistas algarvios há décadas. “Havia a ideia de que os artistas do Algarve só serviam para os bares e os hotéis”, defende em conversa com a BLITZ, “nada contra, é um trabalho digno, mas sinto que matas o propósito quando não serves a arte. Quando és obrigado a reduzir o teu nível de entrega na criação, porque normalmente quando tocas nos bares é muito a réplica e a reprodução do que já existe, matas o artista. Eu fui um desses artistas”.

“Graças ao hip-hop consegui que a criatividade sobrevivesse, que se mantivesse, e depois a vida deu-me estrada e levou-me a estes sonhos”, acrescenta o músico, que viveu onze anos no Porto e vive há sete em Lisboa. “É bom saber que tens um município que quer apoiar esse processo de criação. E agora só espero que todos os municípios, os 16 do Algarve, se juntem e que isto deixe de ser só regional e passe a ser nacional, numa próxima etapa. Temos muito ainda para mostrar, de norte a sul do país. E já que o Algarve foi sempre escolhido como um ponto turístico, vamos utilizar essa mesma rota turística para servir a arte”.

Viviane, Zé Eduardo, Júlio Resende e o moderador Júlio Ferreira (Choque Frontal) na conferência do South Music que juntou os embaixadores do evento

Viviane, Zé Eduardo, Júlio Resende e o moderador Júlio Ferreira (Choque Frontal) na conferência do South Music que juntou os embaixadores do evento – Fotos ETIC_ALGARVE | D.R.

Dino D'Santiago, Nuno Guerreiro e o moderador Ricardo Coelho (Choque Frontal) na conferência do South Music que juntou os embaixadores do evento

Dino D’Santiago, Nuno Guerreiro e o moderador Ricardo Coelho (Choque Frontal) na conferência do South Music que juntou os embaixadores do evento

Dino D'Santiago no showcase dos embaixadores do South Music

Dino D’Santiago no showcase dos embaixadores do South Music – Foto ETIC_ALGARVE / EPOPEIA | D.R.

Zé Eduardo no showcase dos embaixadores do South Music

Zé Eduardo no showcase dos embaixadores do South Music – Foto ETIC_ALGARVE / EPOPEIA | D.R.

Nuno Guerreiro, Júlio Resende e Viviane no showcase dos embaixadores do South Music

Nuno Guerreiro, Júlio Resende e Viviane no showcase dos embaixadores do South Music – Foto ETIC_ALGARVE / EPOPEIA | D.R.


Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, que tem o pelouro da Cultura, garante que o South Music não se esgota nos dois dias do evento e que tem como tarefa alargada “caracterizar o tecido musical do Algarve” e transformar-se numa plataforma que ajude a divulgar, promover e ligar os agentes musicais da região. “Neste processo, fomos pondo um bocadinho a mão na consciência e percebendo que, se calhar, afinal, antes da pandemia não contratávamos os nossos artistas com a regularidade que devíamos contratar. Valorizávamos o trabalho deles da forma que devíamos valorizar ou não? Claramente não. No Festival F sempre tivemos como norma, desde início, ter slots disponíveis, nos 60 concertos, para bandas algarvias, mas noutros momentos não olhávamos para as bandas da região como devíamos olhar”.

A pandemia, segundo o autarca, e o “desemprego forçado” por ela trazido, terá ajudado os músicos que se dedicavam a tocar em bares e hotéis a ir “à gaveta buscar aqueles projetos que foram ficando em stand by porque tinham de ganhar o dia-a-dia cantando músicas de outros”. “Nesse sentido, sentimos que havia um crescimento de qualidade da música algarvia e um conjunto de bandas que surgiram em fase de pandemia. Foi por esse motivo que surgiu a questão do South Music”. Dino D’Santiago subscreve a ideia, garantindo que há muito mais músicos algarvios além dos que o país já conheceu. “Um South Music aumenta muito mais o leque e as probabilidades. Do Algarve, já tinhas um Diogo Piçarra, uma Aurea, um Nuno Guerreiro e uma Viviane, depois vim eu. E eu sei que somos muitos mais, de barlavento a sotavento”.

“Se não fosse ter conhecido o Virgul, que me trouxe outra visão lá de cima, eu não acreditaria que um dia seria possível viver da música ou tornar-me um artista conhecido a nível nacional sendo do Algarve”, confessa o músico de Quarteira, “e acho que, como eu, muitos foram os artistas que assim pensaram também e que ficaram com aquela imagem que só se saíssem do Algarve iam ter oportunidade de ter pessoas a olhar para o trabalho delas”. Apesar de assumir que “Lisboa continua a ser um bocadinho passagem obrigatória para quem está a começar”, Viviane acredita que muita coisa mudou desde os anos 80 e 90: “não ser de Lisboa não é impeditivo de ter uma carreira. É uma questão de investimento, também. Já não há tanta dependência de Lisboa como havia há uns anos”.

Além da conferência que juntou os embaixadores do South Music, que abriu o programa na passada quarta-feira, foram vários os debates que, de forma ampla, fizeram um ponto de situação da indústria musical portuguesa, a atravessar, neste momento, uma série de desafios. Editoras multinacionais e independentes debateram a alteração dos hábitos de consumo de música, com o advento do digital; entidades responsáveis pela gestão de direitos de autores e artistas falaram sobre as formas mais eficazes de distribuir esses direitos neste momento crucial de pandemia; músicos como Miguel Araújo e John Gonçalves (dos Gift) falaram, por experiência própria, sobre os desafios de gerir a carreira por meios próprios; programadores de festivais falaram sobre a aposta em artistas nacionais nos seus eventos.

Os 33 artistas que subiram aos palcos do South Music, montados no mesmo espaço que habitualmente recebe o Festival F, foram apenas uma pequena parte dos 120 que se candidataram ao evento. A intenção, daqui para a frente, é promover a formação dos artistas algarvios, com um plano de formação que passa por workshops e uma academia, e ajudar, também à “itinerância” dos artistas, não apenas músicos, para fora das fronteiras do concelho de Faro.

“Muitas vezes, para conseguirem ir lá fora, os artistas precisam de ter dinheiro para gasóleo, para alugar uma carrinha, para um alojamento, para o avião, para a alimentação. A intenção é que as bandas se candidatem e vamos atribuir uma bolsa para que possam tentar ir para fora do concelho”, explica o vice-presidente da Câmara de Faro, garantindo que haverá um “orçamento com um valor substancial” para o efeito. Quanto à candidatura Faro2027, que tem como fim levar Faro a ser Capital Europeia da Cultura, o autarca garante: “não é um fim, é o início de um processo de transformação, reconhecimento e aposta na cultura. Se uma sociedade não tiver um tecido cultural forte, como vai ser a nossa identidade no futuro? Como nos vamos desenvolver como sociedade?”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Blitz – Ver vídeos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal