Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Presépio de origem medieval resiste no interior algarvio

Um presépio de origem medieval com o menino Jesus em pé num altar de escadas coberto de panos brancos bordados e rendados decorados com laranjas e searinhas de trigo e lentilhas resiste no Algarve na quadra natalícia. Cada pormenor deste presépio tradicional do Algarve permite contar uma parte da evolução dos costumes católicos europeus […]

12:47 28 Dezembro, 2015 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Cada pormenor permite contar uma parte da evolução dos costumes católicos

Um presépio de origem medieval com o menino Jesus em pé num altar de escadas coberto de panos brancos bordados e rendados decorados com laranjas e searinhas de trigo e lentilhas resiste no Algarve na quadra natalícia.

Cada pormenor deste presépio tradicional do Algarve permite contar uma parte da evolução dos costumes católicos europeus e a forma como as populações depositavam esperança nas bênçãos de Jesus, contou à Lusa um investigador da região.

Ao mesmo tempo que o presépio “representava para a gente o nascimento de Jesus, as searinhas simbolizavam a esperança que as pessoas tinham de que as searas semeadas viessem com mais abundância e [a esperança de] que o menino Jesus ajudaria”, contou Filipa Faísca, que também ajudou a montar o presépio típico do Algarve na Igreja Matriz de Querença, concelho de Loulé.

Aos 81 anos, Filipa Faísca diz ter sempre conhecido este presépio na casa dos seus pais e manteve a tradição que começa todos os anos no dia 8 de Dezembro com a plantação das searinhas de trigo e lentilhas no dia de Nossa Senhora da Conceição e acendendo um lamparina de azeite ao centro da escadaria.

Quanto às razões deste presépio com um Jesus em criança, Filipa Faísca recordou que no “outro tempo” era assim e que “havia uma canção que as pessoas cantavam, as janeiras, em que diziam que os reis já tinham ido encontrar o menino em Roma rezando missa num altar”.

Aposta no presépio medieval resulta de investigação do pároco de São Brás

A aposta neste presépio resultou de uma investigação do pároco de São Brás de Alportel, José da Cunha Duarte, que, quando chegou ao Algarve, em 1981, encetou uma busca pela serra algarvia recolhendo saberes e objectos diversos, muitos dos quais são hoje parte do espólio do Museu do Traje de São Brás de Alportel.

“O presépio algarvio que nós em São Brás de Alportel procuramos divulgar, restaurar e conservar é um presépio de raiz medieval, nasceu na Idade Média”, explicou à Lusa, observando que o nascimento de Jesus só começou a ser celebrado, ainda que timidamente, durante a liturgia no século IV.

Vários cristãos, como S. Francisco de Assis ou Santa Brígida começaram a pregar a humanidade de Cristo e a sua vida desde o nascimento até à morte e ressurreição, tendo despertado a devoção pelo menino Jesus, explicou o pároco e investigador.

“Tanta pregação, tanta pregação vai despertar a devoção ao menino Jesus e então o povo quer ter a imagem do menino Jesus”, comentou observando que o povo aos poucos começou a replicar o presépio em casa, recorrendo a gavetas das cómodas e das mesinhas de cabeceira para fazer o altar.

No século XV, as tempestades, secas, incêndios e inundações eram motivo de preocupação em França e um cardeal decidiu colocar as searinhas de trigo germinado no altar na esperança que fosse abençoado pelo menino Jesus e o cultivo fosse bem-sucedido.

O presépio, que era comum em vários cantos da Europa, acabou por cair quase no esquecimento com a Revolução Francesa.

“Os republicanos foram intolerantes. Ver na Igreja Cristo-Rei?! Impensável”, comentou o investigador José da Cunha Duarte.

Surge então o presépio onde Jesus nasce pobre e inclui a representação de várias profissões existentes na época, que se mantém popular nos dias de hoje e o presépio original acabou por resistir nas tradições algarvias.

O presépio do Jesus menino acabaria por chegar também à ilha da Madeira por via dos colonos que saíram do Algarve para aquela região, mas José da Cunha Duarte sublinha que, por lá, são colocadas outras frutas no altar.

(Agência Lusa)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Algarve

Espanhóis dizem que o “Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo” e destacam estes 5 lugares que mostram o lado “mais autêntico”

11:30 2 Setembro, 2026 18:59 2 Setembro, 2026 | João Luís

Um jornal espanhol percorreu o Algarve à procura dos lugares que ajudam a explicar o reconhecimento internacional da região

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade bancária deixa ‘alerta’: dinheiro parado no banco durante este prazo é considerado “abandonado” e fica para o Estado

19:00 2 Setembro, 2026 15:17 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se o titular de uma conta bancária ficar alguns anos sem efetuar movimentos na mesma, o Estado pode apropriar-se do dinheiro mediante certas condições

Forum Algarve.
Algarve Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Algarve Cultura

Mostra de cinema ao ar livre de Tavira junta cerca de 3500 pessoas em 22 sessões [fotogaleria]

19:16 2 Setembro, 2026 19:26 2 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 22 sessões nos Claustros do Convento do Carmo, o cinema ao ar livre reuniu cerca de 3500 pessoas e esgotou a sessão de abertura

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Bilhete de Identidade. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional

TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

19:20 31 Agosto, 2026 14:20 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

BI deixou de servir para viajar pela Europa, mas a mudança não significa que o documento tenha perdido toda a validade em Portugal

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Carro na oficina. Crédito: Magnific
Auto Europa

Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor

22:20 2 Setembro, 2026 21:06 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Casos na Alemanha e em França tiveram decisões diferentes quando a autonomia dos carros elétricos vendidos não correspondeu à que tinha sido prometida na venda

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses

21:23 2 Setembro, 2026 21:14 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se recebeu um débito direto que não autorizou, existe todo um procedimento para pedir o reembolso junto do seu banco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Algarve

Espanhóis dizem que o “Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo” e destacam estes 5 lugares que mostram o lado “mais autêntico”

11:30 2 Setembro, 2026 18:59 2 Setembro, 2026 | João Luís

Um jornal espanhol percorreu o Algarve à procura dos lugares que ajudam a explicar o reconhecimento internacional da região

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade bancária deixa ‘alerta’: dinheiro parado no banco durante este prazo é considerado “abandonado” e fica para o Estado

19:00 2 Setembro, 2026 15:17 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se o titular de uma conta bancária ficar alguns anos sem efetuar movimentos na mesma, o Estado pode apropriar-se do dinheiro mediante certas condições

Forum Algarve.
Algarve, Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Algarve, Cultura

Mostra de cinema ao ar livre de Tavira junta cerca de 3500 pessoas em 22 sessões [fotogaleria]

19:16 2 Setembro, 2026 19:26 2 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 22 sessões nos Claustros do Convento do Carmo, o cinema ao ar livre reuniu cerca de 3500 pessoas e esgotou a sessão de abertura

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Bilhete de Identidade. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional

TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

19:20 31 Agosto, 2026 14:20 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

BI deixou de servir para viajar pela Europa, mas a mudança não significa que o documento tenha perdido toda a validade em Portugal

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Carro na oficina. Crédito: Magnific
Auto, Europa

Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor

22:20 2 Setembro, 2026 21:06 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Casos na Alemanha e em França tiveram decisões diferentes quando a autonomia dos carros elétricos vendidos não correspondeu à que tinha sido prometida na venda

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses

21:23 2 Setembro, 2026 21:14 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se recebeu um débito direto que não autorizou, existe todo um procedimento para pedir o reembolso junto do seu banco

Últimas Notícias

  • Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia
    Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia
  • Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor
    Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor
  • Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses
    Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses
  • Comunidade Judaica do Algarve poderá apresentar arte no Dia Europeu da Cultura Judaica
    Comunidade Judaica do Algarve poderá apresentar arte no Dia Europeu da Cultura Judaica
  • GNR alerta quem recebe um novo cartão bancário pelo correio: não faça isto ou pode ficar sem dinheiro
    GNR alerta quem recebe um novo cartão bancário pelo correio: não faça isto ou pode ficar sem dinheiro

Opinião

  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
  • Quando o Estado apreende o carro – e depois o conduz | Por Luís Ganhão
    Quando o Estado apreende o carro – e depois o conduz | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento