Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Praça da República de Albufeira preserva vestígios arqueológicos

Uma parte importante da história árabe de Albufeira está agora ao alcance de todos, na Praça da República. Os vestígios de duas casas do período islâmico, séculos XII-XIII, encontram-se no local que foi em tempos o centro do Castelo de Albufeira, onde residia a elite política e a guarnição militar da vila de então. […]

18:05 19 Junho, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Fortificação medieval de Albufeira foi importante na defesa marítima do Algarve islâmico

Uma parte importante da história árabe de Albufeira está agora ao alcance de todos, na Praça da República. Os vestígios de duas casas do período islâmico, séculos XII-XIII, encontram-se no local que foi em tempos o centro do Castelo de Albufeira, onde residia a elite política e a guarnição militar da vila de então.

A fortificação medieval de Albufeira (al-Buayra) desempenhou elevada importância estratégica para a defesa marítima do Algarve islâmico, sendo formada por um castelo, construído naquela praça, da qual apenas restam a Torre do Relógio e as muralhas que protegiam a elevação.

Em torno dos vestígios foi construído um círculo de placas que permitem a visualização dos achados e, ao mesmo tempo, criam efeitos de luz natural, de modo a evitar a intrusão humana no espaço e garantindo a continuidade de todas as funcionalidades do espaço envolvente.

É a primeira obra aprovada dos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU), que na sua totalidade rondam cerca de um milhão de euros. A intervenção envolveu um investimento total de 105.653,15 euros, sendo financiada a 65% (um total de 68.674,55€) pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020).

Delegada regional da cultura esteve presente na inauguração
Alexandra Gonçalves salientou a criteriosa opção de requalificação

A inauguração das obras de reabilitação da Praça da República e Musealização dos Vestígios Arqueológicos aconteceu durante as comemorações do Dia de Portugal, 10 de Junho, numa cerimónia que teve lugar na Praça da República e contou com a presença da delegada regional da cultura, Alexandra Gonçalves, que salientou a criteriosa opção de requalificação.

Alexandra Gonçalves considera que “estes projectos são de valorização mas também de salvaguarda e havia que escolher uma narrativa e uma tipologia de intervenção. A opção foi inteligente pois permite-nos fazer uma leitura dos períodos históricos que aqui se encontram e, ao mesmo tempo, haver uma fruição pública deste património, enquanto se salvaguarda o restante património circundante e sem colocar em causa a circulação na praça, permitindo um projecto público no qual a comunidade usufrua do bem-estar de se encontrar ao ar livre neste espaço.”

A delegada regional da cultura deu os parabéns à Câmara de Albufeira e ao presidente da autarquia, salientando que “hoje existe em Albufeira um olhar novo e diferente sobre o património. Albufeira é conhecida sobretudo por ser um destino turístico muito associado aos anos 80, um período de maior massificação, em que o sol e a praia, como elementos preponderantes, fizeram sobrepor a ocupação humana o mais perto do mar e da praia, sem ter havido o devido olhar à preservação e salvaguarda daquilo que é a nossa identidade e que está por baixo dos nossos pés em todo o sítio. Há hoje uma projecção no futuro e uma valorização no dia-a-dia desta narrativa da nossa história, que será bom que comece a ser partilhada com a população em geral”.

Obra enquadra-se na política de valorização do património histórico de Albufeira
Presidente da Câmara quer recuperar património histórico

O presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, referiu que a obra se “enquadra na política da Câmara de valorizar o património histórico, que não é extenso, mas que o temos. Como tal, tem que ser recuperado e devolvido à população, para que conheça as suas raízes e possa estimar cada vez mais Albufeira”.

O presidente salientou ainda que “um dos objectivos programáticos da regeneração urbana é que os privados também invistam nas áreas urbanas e, neste momento, Albufeira já tem intenções de investimento privado na ordem dos seis milhões de euros, pelo que o investimento público terá que ser de 3 milhões para o efeito. Será uma grande riqueza que fica na nossa terra”.

Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, realçou todo o empenho da Câmara na obra, nomeadamente por parte da vereadora da cultura, Marlene Silva. O presidente da Assembleia Municipal acredita que “toda a obra é controversa e quando se faz uma obra, a crítica está sempre ao lado do desafio. Aqui vemos o que é possível fazer-se de acordo com as opções técnicas e arqueológicas adequadas. Os albufeirenses estão de parabéns porque estamos a valorizar aquilo que nos foi deixado por todos os povos antes de nós”.

É a primeira obra aprovada dos Planos de Acção de Regeneração Urbana

À noite, Dulce Pontes encantou a plateia constituída por cerca de 3000 pessoas. A voz da ‘Lusitana paixão’ apresentou o novo álbum, ‘Peregrinação’, no Largo dos Paços do Concelho.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Algarve Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Forum Algarve.
Algarve Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Algarve, Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Forum Algarve.
Algarve, Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Últimas Notícias

  • Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim
    Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim
  • Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’
    Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’
  • É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer
    É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer
  • Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos
    Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos
  • Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia
    Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento