O Postal do Algarve assinala, mais uma vez, o “aniversário” de Álvaro de Campos, o mais famoso dos heterónimos do poeta Fernando Pessoa, com a publicação de poemas a partir de 31 de outubro e até 30 de novembro.
Este ano a Partilha Alternativa pediu aos participantes da FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS que escolhessem poemas para publicar na rubrica UM MÊS DE POESIA do Postal do Algarve. Esta é a escolha do: Café Filosófico
Excerto do Livro do Desassossego. Vicente Guedes
Sobre Vicente Guedes por Fernando Pessoa
PREFÁCIO [b]
O meu conhecimento com Vicente Guedes formou-se de um modo inteiramente casual. Encontrávamo-nos muitas vezes no mesmo restaurante retirado e barato. Conhecíamo-nos de vista; descaímos, naturalmente, no cumprimento silencioso. Uma vez, que nos encontrámos à mesma mesa, tendo o acaso proporcionado que trocássemos duas frases, a conversa seguiu-se. Passámos a encontrarmo-nos ali todos os dias, ao almoço e ao jantar. Por vezes saíamos juntos, depois do jantar, e passeávamos um pouco, conversando.
Vicente Guedes suportava aquela vida nula com uma indiferença de mestre. Um estoicismo de fraco alicerçava toda a sua atitude mental.
A constituição do seu espírito condenara-o a todas as ânsias; a do seu destino a abandoná-las a todas. Nunca encontrei alma de quem possuísse tanto. Sem ser por um ascetismo qualquer, este homem abdicara de todos os fins, a que a sua natureza o havia destinado. Naturalmente constituído para a ambição, gozava lentamente o não ter ambições nenhumas.
Livro do Desassossego. Vol.I. Fernando Pessoa. (Organização e fixação de inéditos de Teresa Sobral Cunha.) Coimbra: Presença, 1990. – 64PREFÁCIO [d]
PREFÁCIO [d]
… este livro suave.
É quanto resta e restará duma das almas mais subtis na inércia, mais dedicadas ao puro sonho que tem visto este mundo. Nunca — eu o creio — houve criatura por fora humana que mais complexamente cedesse a sua consciência de si própria. Dandy no espírito, passeou a arte de sonhar através do acaso de existir.
Este livro é a biografia de alguém que nunca teve vida. De Vicente Guedes não se sabe Nem quem era, nem o que fazia, nem (…)
Este livro não é dele: é ele. Mas lembremo-nos sempre de que, por detrás de tudo quanto Aqui está dito, além na sombra, misterioso (…)
Para Vicente Guedes ter consciência de si foi uma arte, uma moral: sonhar foi uma religião. Ele criou definitivamente a aristocracia interior, aquela atitude de alma que mais se parece com a própria atitude de corpo de um aristocrata completo.
s.d.
Livro do Desassossego. Vol.I. Fernando Pessoa. (Organização e fixação de inéditos de Teresa Sobral Cunha.) Coimbra: Presença, 1990. – 65.
NOTA: A FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS 2020 decorre até ao próximo dia 30 de novembro, em Tavira, com performances, exposições, concertos e conferências, cuja programação pode ser consultada em:
https://festadosanosdealvarodecampos.com/
https://www.facebook.com/festadosanosdealvarodecampos/?ref=br_rs