Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

POSTAL associa-se à Festa dos Anos de Álvaro de Campos com um mês de poesia

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestO Postal do Algarve participa da FESTA publicando, ao longo do mês de outubro, uma seleção de textos e poemas relacionados com a temática a cada ano explorada pelos artistas e estudantes envolvidos na realização de cada edição. CARTA A OPHÉLIA QUEIROZ – 28 MAIO…

10:30 26 Outubro, 2019 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Postal do Algarve participa da FESTA publicando, ao longo do mês de outubro, uma seleção de textos e poemas relacionados com a temática a cada ano explorada pelos artistas e estudantes envolvidos na realização de cada edição.

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos decorre até 30 de novembro em Tavira
(Foto Cláudia Perdigão / A|NAFA)

CARTA A OPHÉLIA QUEIROZ – 28 MAIO 1920. Fernando Pessoa

Segunda carta

Querido Bebezinho do Ibis:

A carta, que te escrevi ainda agora e que já deitei no correio, não contém, como no fim dela te disse, tudo quanto eu te queria escrever. O caso é que, quando eu ia quase no fim (felizmente não foi antes) apareceu o primo no Café Arcada, onde eu estava escrevendo, e onde estou, também, escrevendo esta. Tive que interromper a carta, e fiquei irritado — não com ele, é claro, que estava longe de ter culpa, até tinha ficado de aparecer a essa hora (seis), mas com o Destino, que combinara assim tão mal as coisas.

Como nessa carta te digo, eu tinha que estar de volta na Baixa às 9 horas. Pois, com a demora do meu primo a falar comigo, dentro em pouco era um quarto para as sete; ele saiu, acabei a tua carta à pressa, deitei-a no correio… e lembrei-me nessa altura que tinha que ir fazer a barba.

Resultado: não tenho tempo para ir a casa jantar e estar de volta na Baixa às 9 horas. Por isso voltei ao Arcada para comer qualquer coisa; é do «Arcada» que te estou a escrever.

Bebezinho meu: o que eu te queria dizer na outra carta, e não tive tempo, mas que te digo nesta, é isto, e peço que aprendas bem a lição, e, se me tens amor, que escutes este conselho:

O Destino é uma espécie de pessoa, e deixa de nos ralar se mostrarmos que nos não importamos com o que ele nos faz. Por isso tu deves ter a força de vontade de só pensar isto : gosto do Fernando, não há mais nada .

O rapaz, e o que ele diz, trata com desprezo, mas com desprezo autêntico e verdadeiro: não penses nele. Achas difícil? Não admira, porque és muito nova; mas não serás capaz, pedindo-te eu , de concentrar o teu espírito numa atitude de indiferença por tudo quanto não seja o teu Nininho? Se não puderes fazer isto, não sabes amar ainda.

Bem sei: apoquentam-te por todos os lados, ralam-te, cansam-te. Toma conta de ti mesma (percebes?) e não olhes a nada disso.

Gostas de mim, do Ibis, do Nininho?

Eu sou muito nervoso, mas tenho já o espírito educado ao ponto de receber com sangue frio o pior e o mais complicado. Se eu fosse dez anos — que digo eu? basta dois anos — mais novo, ficava todo atrapalhado com o que me contaste.

Fiquei apoquentado por tua causa, mas por mim não imaginas como estou calmo, tranquilo, em ordem dentro da minha cabeça. E gosto imenso de ti, Bebé, acredita; não quer isto dizer que eu te não ame; quer dizer que, nisto tudo, ligo só importância a ti e a mim, não me importando o resto para nada.

Tu és capaz de me fazer um favor? É procurares estar calma, ter desprezo, ter indiferença. Tu estás dando ao rapaz um prazer imenso. Olha: de mim não tira ele prazer nenhum…

Amanhã há de ver-te. O natural é que vá ter a Belém durante a tua hora de almoço — um pouco do meio-dia em diante. Mas procurarei estar em Santos à hora da tua ida, para combinar contigo.

Não imaginas. Tenho positivamente uma sensação de alegria. É que me estorvam; e eu não desgosto que me estorvem, para eu remover os obstáculos.

Limpa as lágrimas, Bebé mau! Tens hoje do teu lado o meu velho amigo Álvaro de Campos, que em geral tem sido só contra ti. Alegra-te! Só vale a pena o que se consegue com esforço.

Mil beijinhos, beijos e chi-corações do teu, sempre teu

Fernando

28/5/1920

P.S. Pode ser que, por qualquer razão contra a minha intenção, eu não possa aparecer de manhã. Nesse caso espera-me em Belém logo depois do meio-dia. Espreita o meu aparecimento e sobe para me falar. Não é natural que teu pai esteja, não é verdade? — Quanto ao rapaz, pode estar à vontade, que isso não tem importância.

F.

28-5-1920

Cartas de Amor. Fernando Pessoa. (Organização, posfácio e notas de David Mourão Ferreira. Preâmbulo e estabelecimento do texto de Maria da Graça Queiroz.) Lisboa: Ática, 1978 (3ª ed. 1994).

NOTA: A FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS 2019 decorre até ao próximo dia 30 de novembro, em Tavira, com poesia, momentos musicais, cinema, jantares vínicos, exposições, entre outros eventos, cujo programa pode acompanhar AQUI.

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve Ciência Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Algarve Cultura Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve Europa Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve Europa Vida & Lazer

Adeus Algarve? Britânica que passou férias por cá, garante que este país “deixou uma marca muito maior”

17:30 11 Agosto, 2026 20:36 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de percorrer a costa do Algarve, uma turista visitou outro destino europeu e não escondeu a preferência

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve, Ciência, Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Algarve, Cultura, Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve, Europa, Vida & Lazer

Adeus Algarve? Britânica que passou férias por cá, garante que este país “deixou uma marca muito maior”

17:30 11 Agosto, 2026 20:36 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de percorrer a costa do Algarve, uma turista visitou outro destino europeu e não escondeu a preferência

Últimas Notícias

  • Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
    Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
  • Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
    Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
  • “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
    “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento