Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

POSTAL associa-se à Festa dos Anos de Álvaro de Campos com um mês de poesia

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O Postal do Algarve participa da FESTA publicando, ao longo do mês de outubro, uma seleção de textos e poemas relacionados com a temática a cada ano explorada pelos artistas e estudantes envolvidos na realização de cada edição. MANIFESTO. Fernando Pessoa Toda a arte…

09:16 8 Outubro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Postal do Algarve participa da FESTA publicando, ao longo do mês de outubro, uma seleção de textos e poemas relacionados com a temática a cada ano explorada pelos artistas e estudantes envolvidos na realização de cada edição.

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos decorre até 30 de novembro em Tavira
(Foto Isabel Macieira / A|NAFA)

MANIFESTO. Fernando Pessoa

Toda a arte antiga baseava-se n’um elemento; isto tanto acontece à arte clássica, do paganismo, como à arte da Renascença, como à arte romântica. Só modernissimamente se começou a fazer evoluir a arte para fora d’este vetusto e rígido molde.

Os gregos e os romanos (e com eles os homens da Renascença, mais esbatidamente) pretendiam dar a sensação que sentiam perante determinado objeto ou assunto de modo a vincar fortemente a realidade d’esse objeto. Os românticos viram, porém, que a realidade, para nós, não é o objeto, mas sim a nossa sensação dele. Curaram mais, por isso, de dar a sensação do objeto, do que o objeto propriamente dito; longe de se afastarem da Realidade, procuraram-na, visto que a sensação do objeto é que é a Realidade verdadeira, e não o objeto concebido como existindo fora da nossa sensação, visto que fora da nossa sensação não existe nada, pois que para nós a nossa sensação é o critério de existência. O homem é a medida de todas as coisas; a frase de Protágoras vale pela verdade, no seu sentido total e abstrato.

A interiorização produzida pelo cristianismo levou os homens a reparar (primeiro inconscientemente) para o facto de que a realidade, o facto real, não é o objeto mas a nossa sensação dele, onde ele existe. Fora d’isso existirá ou não; não o sabemos.

Mas o romantismo viu pouco. O facto é que a Realidade verdadeira é que há duas coisas — a nossa sensação do objeto e o objeto. Como o objeto não existe fora da nossa sensação — para nós, pelo menos, e isso é o que nos importa — segue que a realidade verdadeira vem a ser contida nisto: na nossa sensação do objeto e na nossa sensação da nossa sensação.

A arte clássica era uma arte de sonhadores e de loucos. A arte romântica, apesar da sua maior intuição da verdade, era uma arte de homens que adolescem para a noção real das coisas, sem estarem ainda adultos de sentidos perante ela.

A realidade, para nós, é a sensação. Outra realidade imediata não pode para nós existir.

A arte, seja ela o que for, tem de trabalhar sobre este elemento, que é o único real que temos.

O que é a arte? A tentativa de dar dos objetos — entendendo por objetos, não só as coisas exteriores, mas também os nossos pensamentos e construções espirituais — uma noção quanto possível exata e nítida.

A sensação compõe-se de dois elementos: o objeto e a sensação propriamente dita. Toda a atividade humana consiste na procura do absoluto. A ciência procura o Objeto absoluto — isto é, o objeto quanto possível independente da nossa sensação dele. A arte procura a Sensação absoluta — isto é, a sensação quanto possível independente do Objeto. A filosofia (isto é, a Metafísica) busca a relação absoluta do Sujeito (Sensação) e do Objeto.

Ora a Arte busca a Sensação em absoluto. Mas a sensação, como vimos, compõe-se do Objeto sentido e da Sensação propriamente tal.

Intersecção do Objeto consigo próprio: cubismo. (Isto é, intersecção dos vários aspetos do mesmo Objeto uns com os outros).

Intersecção do Objeto com as ideias objetivas que sugere: Futurismo.

Intersecção do Objeto com a nossa sensação dele: Interseccionismo, propriamente dito; o nosso.

1915?

Pessoa Inédito. Fernando Pessoa. (Orientação, coordenação e prefácio
de Teresa Rita Lopes).
Lisboa: Livros Horizonte, 1993.  – 140. – 140.

NOTA: A FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS 2019 decorre até ao próximo dia 30 de novembro, em Tavira, com poesia, momentos musicais, cinema, jantares vínicos, exposições, entre outros eventos, cujo programa pode acompanhar AQUI.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Últimas Notícias

  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
  • Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
    Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
  • Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
    Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
  • Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
    Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
  • Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve
    Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal