Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Pianistas Maria João Pires e Júlio Resende juntos em concerto na Sé de Faro

Novo projeto que reúne os dois músicos chama-se “Maria João Pires & Júlio Resende – Diálogos”

18:13 15 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os pianistas Maria João Pires e Júlio Resende iniciam em julho as apresentações ao vivo de um novo projeto conjunto, “Diálogos”, que remonta ao final de 2019, ao Centro de Artes de Belgais, em Escalos de Baixo, Castelo Branco.

Num comunicado hoje divulgado, a editora discográfica Sony anuncia que “começa no dia 4 de julho uma série de concertos entre Maria João Pires e Júlio Resende”, e que “este novo projeto que reúne os dois músicos chama-se ‘Maria João Pires & Júlio Resende – Diálogos’”.

“Os primeiros concertos dedicados exclusivamente a este projeto serão no dia 09 de julho, na Póvoa de Varzim [no Festival Internacional de Música], e 13 agosto, em Faro [na Sé]. Mas haverá entretanto, no Festival Oeiras Valley [nos Jardins do Marquês, em Oeiras], a 04 de julho, um primeiro concerto excecionalmente em regime de primeira parte de um, e segunda parte de outro músico, com surpresas pelo caminho”, lê-se no comunicado.

De acordo com a editora, neste projeto, Maria João Pires “toca maravilhosas interpretações das notas que já foram escritas pelos grande compositores, tais como Schumann, Chopin, [Domenico] Scarlatti, Bartók, Schubert e Bach, que ela transcende em cada ‘performance’”, enquanto Júlio Resende, “para tocar e procurar transcender-se, precisa que nenhuma nota esteja já escrita, para que haja a liberdade de escrever no momento, em pleno voo, para assim, a partir desses autores e do cancioneiro fadista, poder improvisar, arriscar, criar algo que só será escutado uma única vez pelo público presente, e que nunca mais se repetirá”.

Júlio Resende, citado no comunicado, recorda que “Diálogos” começou em Belgais. Em dezembro de 2019, os dois pianistas apresentaram-se em dois concertos inéditos no Centro de Artes de Belgais, em Escalos de Baixo, Castelo Branco.

Maria João Pires criou em 1999 o Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo, Castelo Branco, um projeto educativo, pedagógico e cultural, com impacto na região, que chegou a ter o apoio do Ministério da Educação. Dez anos depois, em 2009, o centro encerrou alegando na altura uma “difícil situação económico-financeira”.

Em 2018, o projeto foi renovado e reativado como Centro de Artes de Belgais, disponibilizando retiros musicais, espaço para atuações e oficinas de música. Há ainda uma valência de alojamento e de produção de azeite, como se lê na página oficial.

Maria João Pires nasceu em Lisboa, a 23 de julho de 1944. É a mais internacional e reputada dos pianistas portugueses, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos de 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.

Entre os prémios conquistados pelo talento artístico contam-se o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven (1970), o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 1970) e o Prémio Pessoa (1989).

Na década de 1970, o seu nome tornou-se recorrente nos programas das principais salas de concerto a nível mundial, e nos catálogos das principais editoras de música clássica: a Denon, primeiro, para a qual gravou a premiada integral das Sonatas de Mozart (1974); a Erato, a seguir, nos anos de 1980, onde deixou Bach, Mozart e uma das mais celebradas interpretações das “Cenas Infantis”, de Schumann; e depois a Deutsche Grammophon, a partir de 1989.

No seu percurso, destacam-se as parcerias com o pianista turco Hüseyin Sermet, com os maestros Claudio Abbado, Pierre Boulez, Frans Bruggen, John Eliot Gardiner, Michel Corboz, Armin Jordan, Claudio Scimone e Theodor Guschlbauer, entre outros. Tocou com as mais importantes orquestras, da Filarmónica de Berlim à Filarmónica de Londres.

Em 2015, venceu o prémio Gramophone, com a gravação, para a Onyx, dos Concertos n.ºs 3 e 4 de Beethoven, com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca e o maestro Daniel Harding.

O pianista e compositor Júlio Resende começou o seu percurso no jazz, passando depois pelo fado, pela palavra e pelo pop-rock.

Depois de gravar em quarteto e trio os três primeiros álbuns, “Amália por Júlio Resende” (2013) foi o primeiro trabalho a solo do pianista.

Em “Poesia Homónima” (2015), musicou poemas de Eugénio de Andrade e de Gonçalo M. Tavares, na voz do psiquiatra Júlio Machado Vaz.

Júlio Resende também fez parte da banda Alexander Search, projeto inspirado na poesia inglesa de Fernando Pessoa em que os músicos, tal como o poeta, assumem personagens e cujo álbum de estreia foi editado em 2017.

Além disso, já tocou com intérpretes como Aldina Duarte, Cuca Roseta, Ana Bacalhau, Cristina Branco, Silvia Pérez Cruz e Ana Moura.

O álbum mais recente de Júlio Resende, “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”, foi editado em outubro do ano passado.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve Vida & Lazer

Esta aldeia ‘secreta’ do Algarve é adorada pelos britânicos e faz lembrar o paraíso grego de Santorini

17:00 25 Maio, 2026 15:00 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas casas desta aldeia do Algarve são pintadas de azul e branco, criando um cenário que faz lembrar o paraíso de Santorini, na Grécia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro

15:40 25 Maio, 2026 15:28 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arraial popular contará com petiscos típicos, sardinha assada e animação musical com Paulo Coelho junto ao mar

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve, Vida & Lazer

Esta aldeia ‘secreta’ do Algarve é adorada pelos britânicos e faz lembrar o paraíso grego de Santorini

17:00 25 Maio, 2026 15:00 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas casas desta aldeia do Algarve são pintadas de azul e branco, criando um cenário que faz lembrar o paraíso de Santorini, na Grécia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro

15:40 25 Maio, 2026 15:28 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arraial popular contará com petiscos típicos, sardinha assada e animação musical com Paulo Coelho junto ao mar

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência, Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve, Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Últimas Notícias

  • ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
    ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
  • Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
    Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
  • ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
    ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
  • Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
    Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
  • Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
    Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
  • Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve
    Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal