Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Peça “Não” estreia-se em Aljezur para abordar questões de identidade e liberdade

NÃO é como um lembrete de coisas importantes, das quais não nos podemos mesmo esquecer. É a história do ‘sim’ que deveria ter sido ‘não’. Três mulheres fundem-se numa só para nos explicar que os monstros existem – e que ganham forma com as mais pequenas coisas e com os medos mais infundados.

16:43 22 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O projeto Lavrar o Mar estreia no sábado, em Aljezur, a peça “Não”, um conjunto de textos que abordam os problemas da sociedade e como é que cada pessoa pode manter a identidade e viver em liberdade.

A peça, com estreia marcada para o Espaço+, em Aljezur, é uma criação do encenador Giacomo Scalisi, concretizada após conversas com o escritor Afonso Cruz, baseada nos seus livros “Paz Traz Paz” e “O Livro do Ano”.

“Há muito tempo que tinha pensado em criar um espetáculo para as crianças, jovens e famílias, que abordasse questões fundamentais que se vivem neste momento na nossa sociedade, como o racismo, o ódio e o respeito pelos outros”, disse à Lusa o encenador e diretor artístico.

Scalisi acrescentou: A peça “aborda a questão de sermos todos iguais, apesar das diferenças, e como é que é possível manter cada um a sua própria identidade e ser respeitado pela sociedade”.

“São temas que acho importantíssimos, neste momento histórico que estamos a viver com o aumento dos populismos, debater com os jovens, famílias e professores, no sentido de mantermos com respeito a liberdade, quer individual quer coletiva”, sublinhou.

A peça integra também um texto original do escritor Afonso Cruz, “uma comédia, mais propriamente uma peça grotesca, sobre o que é a ditadura e o extermínio das pessoas que não estão de acordo com quem manda”, avançou o encenador.

“A mensagem que queremos passar é a de que estamos a viver em liberdade e quem tem de a manter são os jovens, o futuro da sociedade, porque a liberdade quando não existe faz muita falta e é preciso que o ódio não tome conta das pessoas”, concluiu.

Os textos são levados a palco pelas atrizes Ana Root, Rita Rodrigues e Sofia Moura que interpretam igualmente músicas originais, acompanhadas por acordeão e cavaquinho.

“Não” estreia-se no sábado, às 19:00, em Aljezur, e repete no domingo, às 18:00, no mesmo local.

O espetáculo percorrerá depois vários palcos do Alentejo e do Algarve, com exibições no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém (01 de novembro), Casa do Povo de Alferce, em Monchique (06 e 07 de novembro) e em escolas de Odemira.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Alerta nacional: Portugal arrisca várias horas sem luz

15:00 8 Junho, 2026 14:02 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Relatório indica que Portugal pode enfrentar cortes de luz pontuais durante várias horas por ano

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

“Mais do que merecido presente”: autarquia de Paços de Ferreira paga viagem de avião para o Algarve a centenas de crianças

15:56 8 Junho, 2026 15:51 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Paços de Ferreira paga viagem de finalistas do 4.º ano ao Algarve, incluindo voo e visita ao Zoomarine, num projeto que envolve 512 alunos

Algarve Desporto

Treinadores reuniram-se em Albufeira para debater futuro do desporto

15:43 8 Junho, 2026 15:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade Europeia do Desporto acolheu encontro da Confederação de Treinadores, com foco na formação e valorização dos profissionais

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Cultura Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Ciência Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

A praia é de quem? Polícia Marítima fiscaliza chapéus de sol nas concessões em Vila Real de Santo António

14:30 8 Junho, 2026 14:12 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Polícia Marítima está a fiscalizar a colocação de chapéus de sol em frente às concessões em praias de Vila Real de Santo António.

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Alerta nacional: Portugal arrisca várias horas sem luz

15:00 8 Junho, 2026 14:02 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Relatório indica que Portugal pode enfrentar cortes de luz pontuais durante várias horas por ano

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

“Mais do que merecido presente”: autarquia de Paços de Ferreira paga viagem de avião para o Algarve a centenas de crianças

15:56 8 Junho, 2026 15:51 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Paços de Ferreira paga viagem de finalistas do 4.º ano ao Algarve, incluindo voo e visita ao Zoomarine, num projeto que envolve 512 alunos

Algarve, Desporto

Treinadores reuniram-se em Albufeira para debater futuro do desporto

15:43 8 Junho, 2026 15:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade Europeia do Desporto acolheu encontro da Confederação de Treinadores, com foco na formação e valorização dos profissionais

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Cultura, Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Ciência, Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Últimas Notícias

  • Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira
    Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira
  • “Mais do que merecido presente”: autarquia de Paços de Ferreira paga viagem de avião para o Algarve a centenas de crianças
    “Mais do que merecido presente”: autarquia de Paços de Ferreira paga viagem de avião para o Algarve a centenas de crianças
  • Treinadores reuniram-se em Albufeira para debater futuro do desporto
    Treinadores reuniram-se em Albufeira para debater futuro do desporto
  • Se a Seleção Nacional não alcançar este resultado será um “mau Mundial”: Pedro Proença define objetivos concretos
    Se a Seleção Nacional não alcançar este resultado será um “mau Mundial”: Pedro Proença define objetivos concretos
  • Reportagem sobre moradores da Meia Praia vale novo prémio a David Marreiros
    Reportagem sobre moradores da Meia Praia vale novo prémio a David Marreiros
  • Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa
    Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

Opinião

  • Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
    Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal