Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Palavras com que brinco e aprendo de José Ruivinho Brazão

Quando era pequena, aprendi com o meu pai e a minha avó materna grande parte do saber da tradição oral que ainda hoje possuo. Tal como eu, muitas pessoas (muitos dos leitores, certamente) tiveram essa sorte, mas o nosso atual modo de vida não ajuda a aproximar os elementos das famílias, não lhes deixa […]

16:12 11 Abril, 2017
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de ADRIANA NOGUEIRA
Classicista;
Professora da Univ. do Algarve;
[email protected]

Quando era pequena, aprendi com o meu pai e a minha avó materna grande parte do saber da tradição oral que ainda hoje possuo. Tal como eu, muitas pessoas (muitos dos leitores, certamente) tiveram essa sorte, mas o nosso atual modo de vida não ajuda a aproximar os elementos das famílias, não lhes deixa muito tempo para conversas ao serão ou longas tardes a brincar.

Os livros que vos trago hoje são muito bons para relembrar e sugerir algumas ideias divertidas a quem conseguir arranjar um tempinho para estar com as suas crianças: Palavras com que brinco e aprendo. Publicados pela Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, foram fruto da recolha dirigida por José Ruivinho Brasão, presidente da referida associação, reconhecido investigador e autor de várias coletâneas de saber popular, numa luta meritória para que estes saberes não se percam. Tenho na minha biblioteca dois volumes desta coleção, cada um com uma seleção feita a pensar em determinadas idades: dos 2 aos 6 e dos 6 aos 10 anos. Ambos tiveram a colaboração pedagógica de diversos educadores e professores.

As ilustrações são de Inês Gonçalves. As do 1º volume foram realizadas no âmbito da disciplina Estágio Curricular, da licenciatura em Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, realizada na Direção Regional de Cultura do Algarve. Mas a designer não deixou a colaboração e o 2º volume mantém a identidade gráfica. Os livros são um objeto muito bonito, revelando as imagens a diversão do texto. Foi esse um dos propósitos explícitos da autora (cf. p.7) e foi muito bem conseguido.

Una, duna, tena,
catena, chaga,
binaga, dica, dopé,
catanobe e um dé

O meu pai contava até 10 desta maneira, quando queria brincar comigo. Durante anos e anos perguntei aos meus amigos e a outras pessoas se sabiam o que era, mas ninguém conhecia. Até que, num outro livro de Ruivinho Brasão (Estão Vivas as Linquintinas Tradicionais em Portugal) encontrei. Fiquei tão contente! E nestes volumes também existem – diferentes, como seria de esperar no saber proveniente da oralidade – versões desta lengalenga, como a que se segue: «una, duna, tena, catena, corrimpim, corrimpão, toleirão, abanão, conta bem, que dez são». A par da lengalenga, adivinha, canção, etc., o autor fornece o maior número de indicações sobre quem lhe deu aquela informação (tais como o nome, local onde vive, ano da recolha, modo como a aprendeu) e sugestões de leitura ou jogo. Também inseriu um encarte, que aqui reproduzo parcialmente, onde apela aos leitores para ajudarem, com o seu saber e com as suas memórias, a «salvaguardar o nosso Património Imaterial na diversidade estética e linguística da oralidade. (…) lengalengas, trava-língua, adivinhas, provérbios, quadras (…). Junte, sempre, o seu nome e o do informante e o local de origem do saber. (Tel. 289 542 9927 [email protected])».

Ruivinho Brazão é um investigador do saber popular

Vamos brincar

Em ambos os volumes há sugestões pedagógicas. No 1º, aparecem no fim de cada uma das partes, no 2º, surgem na mesma página. Aí se explica como se joga, quais os gestos que se podem fazer, o que se pode aprender. Dando o exemplo de «Talim talão», no fim dessa secção, e identificando claramente a que lengalenga se refere, José Ruivinho Brazão explica como se pode brincar, enquanto se cantarola:

Talim Talão

Cabeça de cão,

Orelhas de gato

Não têm coração.

«Adulto e criança, sentados ou de pé, frente a frente, balouçam-se de mãos dadas para a frente e para trás, ao mesmo tempo que recitam a lengalenga. Dois adultos seguram nos pés e nas mãos da criança e balouçam-na, ao mesmo tempo que recitam a lengalenga. O mesmo jogo pode ser feito entre crianças.»

E contar adivinhas? Não é divertido? Quando alguém começa, logo a nossa memória se aviva e lembramo-nos de outra e mais outra e mais outra. E assim se pode passar um bom bocado. O autor diz que, no «jogo adivinhístico, pode o adulto centrar a atenção em motivos temáticos diversificados ou optar por uma sugestão temática, como o corpo, a alimentação e a mesa, os animais ou os vegetais» (p.66). Ora experimentem:

«Qual é coisa qual é ela/ Que entra pela casa/ E põe-se à janela?»; «Somos duas irmãs gémeas./ Despidas ou enfeitadas, / Nunca nos podemos ver/ E nunca andamos zangadas».

Vamos jogar

Quando jogávamos às escondidas, era preciso selecionar a pessoa que se escondia: «Anani Ananão,/ Ficas tu e eu não./ Quantas patas tem o gato, / Uma, duas, três, quatro».

E para jogar à «cabra cega»? Uma de olhos vendados e o grupo a recitar, enquanto a fazia girar, para a desorientar, antes de começarem a correr, cada uma para seu lado: «–  Cabra Cega, donde vens?/ – Venho de Vizela./ – Que trazes na cesta?/ – Pão e canela./ Dás-me dela?/ – Não, que é para mim/ E prà minha velha./ Busca-a, Cabra Cega.»

Quando os jogos exigiam equipas, havia que decidir quem ficava de um lado ou de outro. Nestes livros, pude recordar (variando as versões, mas perfeitamente reconhecíveis) algumas das «técnicas» que usávamos, como a do Bom Barqueiro (do livro, tirei a canção e da minha memória tirei o modo): fazíamos uma fila, todos agarrados uns aos outros, e passávamos por baixo dos braços estendidos, em arco, de duas crianças (as mais altas, normalmente), que respondiam, com a segunda parte desta lengalenga, à primeira que o grupo cantava: «– Bom barqueiro, /Deixai-me passar./ Meus filhinhos/ Pequeninos/ Não os posso / Sustentar./ – Passarás, / Passarás, / Mas algum/ Deixarás:/ Se não for/ A mãe da frente, / Será o filho/ Lá detrás». E a última criança ficava presa entre os braços das outras, que os baixavam e lhe perguntavam qualquer coisa como: «queres morango ou chocolate?». Consoante a resposta, colocava-se atrás do respetivo barqueiro e as equipas iam-se formando.

Ah, mas estes livros têm tantas, tantas coisas mais! Têm quadras do Cancioneiro, têm contos, têm canções de embalar, provérbios, trava-línguas…

Os mais crescidos vão recordar a infância e vão ter vontade de se divertir com os mais novos.

(Artigo publicado na última edição do Caderno de Artes Cultura.Sul)

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Algarve Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Cultura

João Frade e Susana Travassos cruzam música e memória num Algarve “de dentro e de fora”

11:46 14 Outubro, 2026 11:46 14 Outubro, 2026

Espetáculo inspirado no Algarve junta voz, acordeão, piano e dança esta sexta-feira no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Algarve, Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Cultura

João Frade e Susana Travassos cruzam música e memória num Algarve “de dentro e de fora”

11:46 14 Outubro, 2026 11:46 14 Outubro, 2026

Espetáculo inspirado no Algarve junta voz, acordeão, piano e dança esta sexta-feira no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Últimas Notícias

  • Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro
    Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro
  • Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
    Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
  • Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
    Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
  • Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
    Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal