Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Paderne está na final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal (actualizado)

A aldeia de Paderne foi apurada para a final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, numa gala televisiva transmitida em directo pela RTP através de Albufeira, a 16 de Julho. Na gala onde foram apuradas as duas aldeias finalistas na categoria de ‘Aldeia Rural’, Sistelo (Arcos de Valdevez) foi a outra […]

12:33 17 Julho, 2017
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Presidente de Albufeira considera esta vitória como um acto de amor para Paderne

A aldeia de Paderne foi apurada para a final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, numa gala televisiva transmitida em directo pela RTP através de Albufeira, a 16 de Julho.

Na gala onde foram apuradas as duas aldeias finalistas na categoria de ‘Aldeia Rural’, Sistelo (Arcos de Valdevez) foi a outra aldeia escolhida pelos portugueses, numa votação onde também estava a concurso a aldeia de Cachopo, em Tavira.

Estão ainda em concurso mais quatro aldeias algarvias: Ferragudo – Lagoa, na categoria de ‘Aldeias de Mar’ (23 de Julho); Alte – Loulé, na categoria de ‘Aldeias Autênticas’ (6 de Agosto); Estoi – Faro, na categoria de ‘Aldeias Monumento’ (13 de Agosto); e Bordeira – Aljezur, na categoria de ‘Aldeias em Áreas Protegidas’ (20 de Agosto).

As aldeias pré-finalistas foram divididas em sete categorias, seleccionadas por um painel de especialistas escolhido pela organização da iniciativa, formado por 21 elementos de cada uma das sete regiões e de diversas áreas científicas que escolheram as sete aldeias para cada categoria, por ordem de preferência.

Passagem de Paderne à final do concurso é importante para o sector turístico de Albufeira
Carlos Silva e Sousa afirma ser “uma honra” pertencer ao concelho de Albufeira

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira e promotor da iniciativa, considera esta vitória muito positiva para Paderne e para todo o concelho enquanto destino turístico.

Carlos Silva e Sousa realçou a importância da passagem de Paderne à final do concurso, tanto para Albufeira como para a aldeia de Paderne  “os efeitos são completamente positivos e de grande impacto para milhões de portugueses, com a transmissão na RTP e RTP Internacional. Albufeira, durante o dia, e Paderne, na parte da noite, tiveram a honra e o destaque de ter aqui transmissão televisiva, o que por si só já é uma vitória positiva, no que diz respeito à divulgação do nosso destino turístico, para todo o ano, com um enfoque na natureza, no património, mas muito em especial, nas pessoas e na cultura, o que nos enriquece a todos”.

O presidente de Albufeira afirmou ainda que esta vitória tratou-se de “um acto de amor para Paderne, que a todos nós engrandece. Este é um grande concelho e é uma honra pertencer-lhe. Foi bonito ouvir- se ‘todos por Paderne’ e que assim continue a solidariedade entre nós”.

A competir com Paderne estiveram Alegrete (Portalegre), Cachopo, (Tavira), Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana/Madeira), Manhouce (São Pedro do Sul) e Sistelo (Arcos de Valdevez).

Ferragudo é a próxima aldeia algarvia a ir a votações

Aldeia de Ferragudo (foto retirada do site http://7maravilhas.pt)

A votação decorre durante as sete Galas Especiais transmitidas pela RTP, aos domingos, após o Telejornal, que começaram a 9 de Julho e vão continuar até 20 de Agosto.

Em cada gala vai uma categoria diferente a votação, sendo Ferragudo a próxima aldeia algarvia a ir a votações, no dia 23 de Julho, juntamente com Azenhas do Mar (Sintra), Costa Nova (Ílhavo), Fajã dos Cubres (Calheta), Porto Covo (Sines), Porto Moniz (Porto Moniz) e Zambujeira do Mar (Odemira), na categoria de ‘Aldeias de Mar’.

A votação é feita exclusivamente através de chamada telefónica durante as galas, de valor acrescentado (60 cêntimos + IVA), sendo os números de votação disponibilizados no início de cada gala. Não há limites de votos em cada aldeia, ou seja, cada pessoa pode votar através do mesmo número as vezes que pretender.

A partir de 20 de Agosto são conhecidas as 14 aldeias finalistas apuradas que depois vão novamente a votação até ao dia 3 de Setembro, na Gala Final do concurso, onde são eleitas as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, apuradas pelo maior número de votos em cada categoria.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Algarve Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Praia da Fuseta-Ria, também conhecida como Praia dos Tesos.
Algarve Cultura

Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial

19:40 11 Outubro, 2026 16:10 8 Outubro, 2026

As duas grafias aparecem em documentos e referências locais, mas Fuseta é a designação administrativa oficial da freguesia

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Opinião Saúde

A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia

10:20 12 Outubro, 2026 10:22 12 Outubro, 2026

"Cuidar das relações passa pela forma como escutamos, pelo tempo que partilhamos, pela atenção que prestamos e pela disponibilidade para nos mantermos presentes".

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Algarve, Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Praia da Fuseta-Ria, também conhecida como Praia dos Tesos.
Algarve, Cultura

Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial

19:40 11 Outubro, 2026 16:10 8 Outubro, 2026

As duas grafias aparecem em documentos e referências locais, mas Fuseta é a designação administrativa oficial da freguesia

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Opinião, Saúde

A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia

10:20 12 Outubro, 2026 10:22 12 Outubro, 2026

"Cuidar das relações passa pela forma como escutamos, pelo tempo que partilhamos, pela atenção que prestamos e pela disponibilidade para nos mantermos presentes".

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Últimas Notícias

  • IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão
    IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão
  • Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados
    Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados
  • Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro
    Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro
  • Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
    Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
  • Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
    Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal