Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Outubro recheado de programação cultural variada pelo 365 Algarve

Ventania e as artes performativas do Barlavento, Jazz nas Adegas, manifestações de arte pública, percursos pelo património e o festival internacional de piano são algumas das propostas do 365 Algarve

12:09 1 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
2ª Edição do VENTANIA – Festival de Artes Performativas do Barlavento

O penúltimo mês da programação do 365 Algarve deste ano começa com as propostas do Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento, para o primeiro fim-de-semana deste mês.

Hoje, o Espaço Jovem em Lagos estreia, no Algarve, o projeto de arte pública “02 Oxigen” e o Jardim da Constituição recebe “Windy”, uma instalação de arte pública, com paisagem sonora.

Em Portimão, há mais uma sessão de “Music & Food Experience”, entre o Auditório do Museu de Portimão e o restaurante FAINA, com um concerto de Water Tan Dun, seguido de Jantar para Línguas de Fogo e da atuação de DJ Tupimambo.

Sábado, o Mercado de Municipal de Lagoa acolhe “Tome e Embrulhe”, uma distribuição em grande escala de sacos de papel pelo comércio tradicional, e o Auditório da Ermida da Nossa Senhora da Encarnação no Carvoeiro (Lagoa) é o palco para “Atempo”, um espetáculo de circo contemporâneo.

Em Portimão, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão acolhe “Terras”, a nova criação da Companhia de Dança KALE, para a celebração do Dia Mundial da Floresta, fruto de uma colaboração transfronteiriça, portuguesa, espanhola e francesa.

A programação do Ventania prossegue no domingo, no Espaço Jovem em Lagos, com duas apresentações de “Água”, um cruzamento entre instalação, arte pública e ‘performance’, em torno do imaginário ligado ao elemento água e às alterações climáticas.

O Jazz nas Adegas regressa com música animar provas de vinho, harmonizadas com tapas feitas com produtos regionais.

Hoje e sábado, a Quinta João Clara, em Alcantarilha, serve de palco a Luis Bastos Quarteto; dia 10, o Castelo de Silves acolhe o ambiente festivo dos Al-Fanfarre. Para dias 16 e 17 de outubro, está marcada a atuação do quinteto de Juan Ignacio Botonero, na Quinta do Barranco Longo, em Algoz e, a 30 e 31, Edgar Caramelo Quarteto toca na Quinta dos Vales em Lagoa.

Ainda em Lagoa, ao longo do mês de outubro, são propostos quatro “Percursos Performativos no Património”, que contam a história de outros tantos lugares, através do teatro e da música.

Este domingo celebram-se os 500 anos de história de Ferragudo. No dia 11, traz-se à memória pessoas e famílias com contributo para a vila de Estombar e, para 18 de outubro, está marcado o percurso pela história da Senhora da Rocha (Porches), com a icónica ermida erguida sobre o promontório.

“A Criação de um concelho”, a 30 de outubro, encerra os percursos levando os participantes a conhecer a história de Lagoa.

Por Lagos, “Villages Art Experience” leva o participante a explorar o potencial das intervenções realizadas por vários artistas, inscritas nos lugares e nas praças públicas, a 10 e a 30 de outubro.

“Quando?” é a proposta de Lavrar o Mar no coração da serra algarvia com Marmelete, em Monchique, a receber, entre 15 e 18 de outubro, uma instalação viva em que os acontecimentos, segundo a sua descrição, saltam fora dos ecrãs da vida, para entrar no coração do público.

“Diz-me, António”, um espetáculo de dança contemporânea onde três criadores/intérpretes se reúnem para refletir o universo de António Aleixo, apresenta-se a 16 de outubro no TEMPO, em Portimão, e, no dia 31, no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves.

Ainda em Portimão, no dia 17, o 4.º Festival Internacional de Piano do Algarve apresenta, no TEMPO, a pianista Kristina Miller, enquanto, por Loulé, na aldeia de Querença, a proposta do dia é um percurso gastronómico orientado, seguido de uma refeição tradicional e animação, no âmbito do Festival da Comida Esquecida.

Durante todo o mês de outubro e até 15 de novembro, é possível conhecer o olhar do fotógrafo Vasco Célio sobre a constante mudança da Ria Formosa.

O 365 Algarve é um programa cultural destinado a complementar a oferta turística do Algarve, decorrendo, habitualmente, entre outubro e maio.

Devido à pandemia de covid-19, e ao cancelamento de parte das iniciativas agendadas, a edição deste ano decorre, excecionalmente, até novembro deste ano.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Últimas Notícias

  • Ricardo Araújo Pereira estava na ‘lista dos indesejáveis’ de grupo neonazi Movimento Armilar Lusitano acusado de terrorismo
    Ricardo Araújo Pereira estava na ‘lista dos indesejáveis’ de grupo neonazi Movimento Armilar Lusitano acusado de terrorismo
  • Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
    Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
  • Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
    Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
  • Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
    Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
  • Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
    Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal