O 8.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 21 de Maio com a realização da 16ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração da exposição “Todos Nós Somos Peixes ” de Hein Semke.
Das 9 às 20 horas os concorrentes da Corrida Fotográfica de Portimão passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar. Através das suas objectivas espera-se um renovado e actualizado olhar pelo território do município, das pessoas, actividades, vivências e aspectos do património cultural e natural.
A partir das 10 horas, no Centro de Interpretação dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, realiza-se uma sessão de arqueologia experimental, no âmbito da qual o público poderá assistir e participar na cozedura, em fogueira, de uma colecção de reproduções cerâmicas utilizadas na conservação, preparação e consumo de alimentos no calcolítico português.
Para as 17 horas está marcada a inauguração da exposição “Todos Nós Somos Peixes”, de Hein Semke, que reúne um conjunto de obras do escultor alemão, natural de Hamburgo, radicado em Portugal a partir de 1932.
Em 2015, vinte anos após a morte de Hein Semke, Teresa Balté, sua esposa, fez três importantes doações do espólio do artista, uma à Fundação Calouste Gulbenkian e as outras ao Museu do Azulejo e ao Museu de Portimão, que recebeu um conjunto de 359 obras de temática marítima abrangendo escultura, cerâmica, pintura, gravura, desenho, colagem, alguns dos seus instrumentos de trabalho, bem como algumas publicações e catálogos.
No dia do aniversário do Museu de Portimão a programação para os mais novos tem o seu espaço e, das 16 às 17 horas, as “Marias Conserveiras” vão estar na Oficina Educativa para contar as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliers a construir latas de conserva muito especiais.
O programa de aniversário termina às 18.30 horas com uma degustação de conservas promovida pela Docapesca.
O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio sob o tema “Museus e Paisagens Culturais”, também integra as comemorações do 8º aniversário, que nesse dia convida todos os visitantes a entrar gratuitamente. Às 18 horas, no Auditório do Museu, a “Canção da Rocha” far-se-á ouvir, 100 anos depois, pelas vozes do coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, a que se seguirá a apresentação do livro da autoria de Carlos Osório, “Francisco Oliveira – Um Fotógrafo de Portimão”, a cargo da Professora Maria João Raminhos.
Para participar nas comemorações do 8.º Aniversário, a partir do dia 17, irão figurar à entrada do museu, numa mesa muito especial, personagens de outros tempos ligadas à história de Portimão.
Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”.
Em 2010 foi distinguido com o prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, no Festival Tour Film Brazil 2011, com a “Arara de Prata – Jovens Talentos”. O ano passado voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto “A nossa cultura sai à rua”.