Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Cultura.Sul

Monchique avança com campanha arqueológica no Cerro do Castelo de Alferce

“Trata-se de um povoado fortificado que encerra uma área intramuros com aproximadamente 9,1 hectares”, afirma o município

11:54 19 Agosto, 2020 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
Prevê-se também a concretização de escavações arqueológicas na designada “plataforma pré-histórica” e em outras áreas do arqueossítio

O Município de Monchique tem apostado na valorização do emblemático Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, desde 2014.

Como tal, têm sido concretizadas diversas ações de investigação e de divulgação, destacando-se a intervenção arqueológica realizada em agosto de 2017 e os trabalhos de prospeção geofísica efetuados em setembro de 2019, cujos resultados foram publicados conjuntamente numa revista da especialidade.

Afirma o município em comunicado, que se “trata de um povoado fortificado que encerra uma área intramuros com aproximadamente 9,1 hectares, composto por três recintos amuralhados não concêntricos, que seria o centro de um território militar e de uma microrregião. O comummente designado castelo de Alferce corresponde ao primeiro de dois recintos fortificados que compõem a fortificação islâmica que coroa o cerro e que, no estado atual de conhecimento, deduz-se que terá sido construída no século IX e terá estado em atividade até ao século XI”.

Em maio foi submetido à Direção-Geral do Património Cultural um Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA), com o nome “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”.

Este projeto propõe uma investigação promovido pelo Município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, que conta com o apoio de várias entidades, por exemplo, a Junta de Freguesia de Alferce e a Direção Regional de Cultura do Algarve. Nesse âmbito, foi reunida uma equipa de investigação multidisciplinar composta por investigadores com diversas competências técnico-científicas.

Refere a autarquia que “o intuito fundamental do projeto, que se irá prolongar até ao dia 4 de setembro, é o estudo científico do Cerro do Castelo de Alferce e do território onde se insere, mediante o rastreio das suas antigas ocupações humanas e análise dos respetivos vestígios. Pretende-se incidir na obtenção de novos dados que possibilitem aprofundar o conhecimento sobre este local que foi ocupado, pelo menos, na Pré-história recente (III-II milénios a.C.) e na época islâmica-omíada (séculos VIII-XI d.C.). Mas os conhecimentos a adquirir não se restringem à mera compreensão das estruturas arqueológicas subsistentes e da organização interna do povoado na longa diacronia, uma vez que também se pretende obter informações acerca das comunidades humanas que habitaram este local em distintos momentos civilizacionais, assim como sobre as dinâmicas de ocupação/exploração do território envolvente”.

Deste modo, “evidencia-se o propósito formativo associado a este projeto, na medida em que incluirá estudantes e investigadores relacionados, sobretudo, com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural, perspetivando-se a constituição de um campo-escola”.

O enfoque principal da investigação é a fortificação que subsiste no topo do cerro, mas prevê-se também a concretização de escavações arqueológicas na designada “plataforma pré-histórica” e em outras áreas do arqueossítio, bem como a realização de novas prospeções arqueológicas que também incidirão no território envolvente e, ainda, a execução de análises multidisciplinares de materiais arqueológicos e de outros dados alcançados ao longo do período de vigência do projeto.

O desenvolvimento deste projeto “vai contribuir para a produção de conhecimento científico atualizado, mas também para a valorização patrimonial do arqueossítio. Além da difusão de conhecimentos espera-se que o projeto promova a implementação de medidas de proteção e eventual musealização de estruturas arqueológicas colocadas a descoberto, bem como contribua para a criação de um percurso de visita no arqueossítio – que poderá vir a ser articulado com a aldeia de Alferce, considerando a pretensão do Município de Monchique e da Junta de Freguesia de Alferce em constituir um centro interpretativo nessa localidade”.

Ao longo de três semanas, entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro, a equipa estará em campo, de forma reduzida, para assegurar as medidas da Direção-Geral de Saúde. Pretende-se incidir somente no primeiro recinto fortificado, mediante a realização de duas ou três sondagens arqueológicas e limpeza de estruturas parcialmente visíveis à superfície.

As áreas a intervencionar correspondem à cisterna que se encontra parcialmente desentulhada e à suposta entrada para esse recinto fortificado. Pretende-se também concretizar uma sondagem arqueológica no espaço situado entre as muralhas oeste do primeiro e segundo recintos fortificados, portanto na área onde foram detetadas estruturas arqueológicas anteriores à edificação do primeiro recinto.

×
Publicidade
Desporto, Nacional

Maria Heitor faz história ao integrar equipa de arbitragem do Mundial de râguebi

09:35 16 Maio, 2025 09:24 16 Maio, 2025 | POSTAL

Antiga internacional e inspetora da PJ, Maria Heitor fará história ao arbitrar no Campeonato do Mundo de râguebi feminino

Algarve, Lifestyle

Zoomarine lança campanha exclusiva com entradas a preço promocional para residentes

07:26 16 Maio, 2025 07:29 16 Maio, 2025 | POSTAL

Até ao fim de maio, Zoomarine disponibiliza bilhete Residente Algarve com desconto para dois e acesso total ao parque temático

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísica “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 23:07 15 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Cultura, Nacional

Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares e Rui Zink levam Portugal à Feira de Praga

09:50 16 Maio, 2025 09:58 16 Maio, 2025 | POSTAL

Portugal é o país convidado da Feira Internacional do Livro de Praga, que decorre até 18 de maio e celebra a literatura portuguesa

Desporto, Europe Direct Algarve

José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030

09:25 16 Maio, 2025 09:55 16 Maio, 2025 | POSTAL

Presidente da CCDR Algarve defende rede regional de ciclovias e apela a candidaturas dos municípios ao programa Algarve 2030

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O homem que ama é um tolo sublime | Por José Garrido

09:15 16 Maio, 2025 20:39 12 Maio, 2025 | POSTAL

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Cultura

Cultura, folclore e cidadania em destaque na Feira de Associativismo e Juventude de Olhão

08:15 16 Maio, 2025 08:12 16 Maio, 2025 | POSTAL

Espetáculo “Viviane canta Piaf” e atividades culturais animam a Feira de Associativismo e Juventude em Olhão

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Algarve, Economia

United Airlines liga pela primeira vez Nova Iorque ao Algarve com voo direto para Faro

06:59 16 Maio, 2025 07:01 16 Maio, 2025 | POSTAL

Voo direto Nova Iorque-Faro arranca este sábado e reforça crescimento do mercado turístico dos EUA no Algarve

Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino

08:40 16 Maio, 2025 08:26 16 Maio, 2025 | POSTAL

"O futuro da Europa joga-se hoje entre a sua capacidade de se reinventar, tendo em conta os novos desafios, e de não esquecer os princípios fundadores, como a solidariedade, a coesão, a paz e o desenvolvimento"

Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Desporto, Nacional

Maria Heitor faz história ao integrar equipa de arbitragem do Mundial de râguebi

09:35 16 Maio, 2025 09:24 16 Maio, 2025 | POSTAL

Antiga internacional e inspetora da PJ, Maria Heitor fará história ao arbitrar no Campeonato do Mundo de râguebi feminino

Algarve, Lifestyle

Zoomarine lança campanha exclusiva com entradas a preço promocional para residentes

07:26 16 Maio, 2025 07:29 16 Maio, 2025 | POSTAL

Até ao fim de maio, Zoomarine disponibiliza bilhete Residente Algarve com desconto para dois e acesso total ao parque temático

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísica “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 23:07 15 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Cultura, Nacional

Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares e Rui Zink levam Portugal à Feira de Praga

09:50 16 Maio, 2025 09:58 16 Maio, 2025 | POSTAL

Portugal é o país convidado da Feira Internacional do Livro de Praga, que decorre até 18 de maio e celebra a literatura portuguesa

Desporto, Europe Direct Algarve

José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030

09:25 16 Maio, 2025 09:55 16 Maio, 2025 | POSTAL

Presidente da CCDR Algarve defende rede regional de ciclovias e apela a candidaturas dos municípios ao programa Algarve 2030

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O homem que ama é um tolo sublime | Por José Garrido

09:15 16 Maio, 2025 20:39 12 Maio, 2025 | POSTAL

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Cultura

Cultura, folclore e cidadania em destaque na Feira de Associativismo e Juventude de Olhão

08:15 16 Maio, 2025 08:12 16 Maio, 2025 | POSTAL

Espetáculo “Viviane canta Piaf” e atividades culturais animam a Feira de Associativismo e Juventude em Olhão

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Algarve, Economia

United Airlines liga pela primeira vez Nova Iorque ao Algarve com voo direto para Faro

06:59 16 Maio, 2025 07:01 16 Maio, 2025 | POSTAL

Voo direto Nova Iorque-Faro arranca este sábado e reforça crescimento do mercado turístico dos EUA no Algarve

Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino

08:40 16 Maio, 2025 08:26 16 Maio, 2025 | POSTAL

"O futuro da Europa joga-se hoje entre a sua capacidade de se reinventar, tendo em conta os novos desafios, e de não esquecer os princípios fundadores, como a solidariedade, a coesão, a paz e o desenvolvimento"

Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Últimas

  • Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares e Rui Zink levam Portugal à Feira de Praga
    Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares e Rui Zink levam Portugal à Feira de Praga
  • Maria Heitor faz história ao integrar equipa de arbitragem do Mundial de râguebi
    Maria Heitor faz história ao integrar equipa de arbitragem do Mundial de râguebi
  • José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
    José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
  • Conheça a ilha paradísica “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses
    Conheça a ilha paradísica “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses
  • Educação, saúde e finanças podem ser os setores mais afetados pela greve da função pública
    Educação, saúde e finanças podem ser os setores mais afetados pela greve da função pública
  • Refresco para cães: Lidl lança tosquiador e tapete aquático por menos de 20€
    Refresco para cães: Lidl lança tosquiador e tapete aquático por menos de 20€
  • Cultura, folclore e cidadania em destaque na Feira de Associativismo e Juventude de Olhão
    Cultura, folclore e cidadania em destaque na Feira de Associativismo e Juventude de Olhão

Opinião

  • O homem que ama é um tolo sublime | Por José Garrido
    O homem que ama é um tolo sublime | Por José Garrido
  • 40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
    40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
  • Afonso Reis Cabral: Uma conversa sobre processos de criação | Por Paulo Serra
    Afonso Reis Cabral: Uma conversa sobre processos de criação | Por Paulo Serra
  • Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
    Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
    José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
  • 40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
    40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
  • Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
    Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal