Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Ministra da Cultura criticada por anúncio repetido de medidas e atrasos na aplicação

“Um setor que vive uma situação sem precedentes, e que encara com grande ansiedade todas as medidas que vão sendo anunciadas, não pode ser confrontado com um mero ‘loop’ de medidas já apresentadas. O tempo corre e a vida dos trabalhadores e das suas famílias não se pode colocar em OFF/ON”, critica o sindicato

18:58 12 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, volta a ser criticada pela distância temporal entre o anúncio das medidas e a sua efetiva aplicação

O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) criticou hoje as medidas de apoio ao setor cultural apresentadas pela ministra, afirmando que são uma repetição do já anunciado e que já deviam ter sido aplicadas.

O Cena-STE reitera também a exigência do melhoramento das medidas lançadas, nomeadamente a criação de um fundo de emergência, rapidez na aplicação das medidas, reforço dos valores destinados aos trabalhadores, extensão do tempo de beneficio dos apoios e uma maior abrangência das ajudas, que tenha em conta a realidade laboral.

“Um setor que vive uma situação sem precedentes, e que encara com grande ansiedade todas as medidas que vão sendo anunciadas, não pode ser confrontado com um mero ‘loop’ de medidas já apresentadas e que sobretudo tardam a ser postas em prática”, afirma o sindicato em comunicado, frisando que os “trabalhadores da cultura exigem respeito”.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou hoje o prolongamento, até maio, da verba de 438,81 euros referente a um indexante dos Apoios Sociais (IAS), a ser atribuído aos trabalhadores da cultura, previsto desde janeiro. O prolongamento agora anunciado permite receber até três vezes esse apoio, ou seja, passam a ser três meses de apoio, em vez de um mês, como inicialmente previsto.

Para o Cena-STE, esta foi a única medida que sofreu alterações, “ainda que seja um pequeno passo na extensão dos apoios”, é “claramente insuficiente e está longe de responder às necessidades de sobrevivência dos trabalhadores da Cultura”.

“O Governo, através dos Ministérios da Cultura e da Economia, decidiu, perante a agudização da situação pandémica, anunciar medidas que em grande medida estavam já previstas no Orçamento do Estado. Estas medidas iriam ser implementadas com confinamento ou não e, sendo todas elas exigências dos trabalhadores da Cultura, têm de ser postas em prática rapidamente. Já passaram quase dois meses do seu anúncio, o tempo corre e a vida dos trabalhadores e das suas famílias não se pode colocar em OFF/ON”, critica o sindicato.

O comunicado, assinado pelo dirigente sindical Rui Galveias, assinala que “existem condições no Orçamento do Estado para tomar todas as medidas necessárias, assegurando a sobrevivência dos trabalhadores e das estruturas” que trabalham na área da cultura, do entretenimento e dos espetáculos, atingidos pelos efeitos da pandemia.

O Cena-STE recorda que, “num universo em que a precariedade se tornou a regra, o confinamento imposto pelo governo não foi acompanhado por medidas verdadeiramente eficientes de apoio aos trabalhadores, especialmente a todos aqueles que se encontram em situação de desemprego, precariedade ou informalidade”.

Em resposta às medidas de “emergência” que os trabalhadores exigem desde o início da pandemia, o Governo tem apresentado soluções “manifestamente insuficientes”, lamenta, sublinhando que “não há qualquer perspetiva de que a atividade volte num ápice ao normal, como se nada se tivesse passado”.

No comunicado, o sindicato sublinha ainda que as consequências deste período se perspetivam “duradouras e muito difíceis de ultrapassar nos próximos anos”, e que só é possível “reativar a cultura” cortando com “as políticas e práticas negativas do passado”.

Garantindo que não vai desistir de exigir medidas mais fortes e eficazes para os trabalhadores, o sindicato especifica que quer um verdadeiro fundo de emergência que combata a situação de pobreza laboral do setor, que repare as insuficiências de propostas do passado e que não deixe ninguém de fora.

A distância temporal entre o anúncio das medidas e a sua efetiva aplicação também tem de ser acutelada, de forma a que se reduza “substancialmente”.

O Cena-STE preconiza ainda um “aumento substancial dos valores destinados aos trabalhadores que têm de ter como referência, pelo menos, o Salário Mínimo Nacional”, e a extensão do tempo, que “terá de ir muito para além de apoios pontuais de miséria e deverá estender-se mensalmente até ao fim das limitações à atividade”.

O sindicato insiste ainda que os apoios devem ter em conta a “realidade laboral” em que os trabalhadores da cultura e entretenimento vivem, de forma a que todos sejam abrangidos, sem deixar de fora alguns por “subterfúgios legalistas”.

Durante a conferência de imprensa de hoje, destinada a apresentar os apoios no âmbito das medidas de desconfinamento, Graça Fonseca anunciou ainda um reforço financeiro total de 1,7 milhões de euros (600 mil para o setor livreiro, 400 mil para os museus e 700 mil para estruturas artísticas não profissionais).

Quanto ao programa Garantir Cultura, foi dado a saber que, de um total de 42 milhões de euros, 30 milhões são para o setor empresarial – com limites máximos de financiamento de 50 mil euros para as microempresas, 75 mil euros para pequenas empresas e 100 mil euros para as médias empresas; e 12 milhões de euros são para entidades artísticas não empresariais, cujos limites máximos de financiamento são 10 mil euros para pessoas singulares, 20 mil euros para grupos informais e 40 mil euros para pessoas coletivas.

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Algarve Ciência

Jovens vão poder observar a Lua e testar a gravidade na Festa da Juventude de Tavira

10:38 23 Setembro, 2026 10:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 25 a 27 de setembro, o Ciência Viva de Tavira leva à Festa da Juventude experiências, cinema e observações astronómicas dedicadas à Lua

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Ensino Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 19:02 23 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve, Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Algarve, Ciência

Jovens vão poder observar a Lua e testar a gravidade na Festa da Juventude de Tavira

10:38 23 Setembro, 2026 10:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 25 a 27 de setembro, o Ciência Viva de Tavira leva à Festa da Juventude experiências, cinema e observações astronómicas dedicadas à Lua

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Ensino, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 19:02 23 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Últimas Notícias

  • Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
    Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
  • Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
    Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
  • Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
    Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
  • Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
    Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento