O autarca, com o pelouro da cultura, refere que “todos os músicos se têm unido em diversas formas conseguindo levar e manter a cultura viva, levando-a todos nós. E nesse sentido, a câmara não podia deixar de responder a este desígnio e a este momento de emergência para a área cultural”.
“Neste momento são músicos, são técnicos, são empresas – todo o sector cultural – quer associativo, quer recreativo, que neste momento passam por dificuldades”, salientou Paulo Santos, este sábado, através de um direto na sua página de Facebook, feito nas contingências “atuais e possíveis de trabalho em casa”.
Sobre as medidas em concreto, o Município de Faro esclareceu hoje, em comunicado de imprensa, que “lança um conjunto de apoios e iniciativas específicas para o setor da cultura que, a par de outros, está a sofrer um forte abalo devido às medidas decretadas com vista à contenção e mitigação do novo coronavírus”.
O conjunto de iniciativas vai ser levado a cabo pelo Município de Faro, pelo Teatro das Figuras e pela equipa de projeto da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.
Deste programa Faro Consigo na Cultura fazem parte oito medidas de apoio financeiro ao associativismo, aos artistas e aos agentes culturais do concelho.
No âmbito do programa de apoio ao associativismo, o município irá “manter a totalidade dos apoios previstos para 2020 e dilatar o prazo para a entrega das candidaturas. Irá ainda lançar um programa de apoio extraordinário ao associativismo do concelho de Faro”.
O município refere ainda que irá manter os compromissos estabelecidos com as entidades organizadoras que “tenham sido forçadas a adiar eventos ou iniciativas previstas até ao fim do mês de junho e entendam adiar as mesmas até um ano da sua programação inicial”.
“Será antecipada, para o segundo semestre de 2020, a implementação de um conjunto de projetos-piloto previsto realizar no primeiro semestre de 2021 no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura”.
O município de Faro garante que vai apostar no compromisso com a criação local através do “reforço de parcerias com artistas e agentes culturais locais”.
O comunicado refere, ainda, a abertura de candidaturas para o ciclo Emergente, residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê do artista, cujo resultado será apresentado em 2021 no Teatro das Figuras, nos espaços expositivos do município de Faro ou seus parceiros, em espaço público ou em iniciativas organizadas pelo Município de Faro.
Outra das medidas é a abertura de candidaturas para o Figuras em Casa, um ciclo de espetáculos e performances, realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Município de Faro e do Teatro das Figuras. O lançamento deste projeto com um concerto de artista Nelson Conceição terá lugar na 5ª feira, dia 9 às 21h30, na página de Facebook do Teatro das Figuras.
A abertura de candidaturas para o projeto cultural O papel da arte em tempo de crise!, é mais uma nova medida que pretende, através da arte, “ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspectiva sobre o momento de crise que vivemos”. Toda a informação sobre o programa de apoio Faro Consigo na Cultura está disponível no sítio de internet do Município de Faro.
A informação adicional relativa aos ciclos Emergente e Figuras em Casa, bem como formulários de candidatura, estão disponíveis no sítio de internet do Teatro das Figuras.
No caso do programa artístico O papel da arte em tempo de crise! será disponibilizada informação adicional no sítio de internet da equipa de projeto Faro Capital Europeia da Cultura.