Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Magia do Natal está de volta a Vila Real de Santo António com programa recheado

As festividades iniciam-se no dia 29 de novembro, a partir das 18:45 horas, com a chegada do Pai Natal, acompanhado pela Banda Filarmónica de VRSA, a que se juntará a inauguração da iluminação de Natal no concelho.

17:03 22 Novembro, 2019
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Praça Marquês de Pombal vai transformar-se num ponto de diversão para pequenos e graúdos

Vila Real de Santo António celebra a quadra natalícia com mais uma edição da Aldeia de Natal, na Praça Marquês de Pombal. As festividades iniciam-se no dia 29 de novembro, a partir das 18:45 horas, com a chegada do Pai Natal, acompanhado pela Banda Filarmónica de VRSA, a que se juntará a inauguração da iluminação de Natal no concelho.

Até ao dia 6 de janeiro de 2020, a Praça Marquês de Pombal irá transformar-se num ponto de diversão para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, carrosséis e um mini parque infantil gratuito.

Diariamente, entre as 11 e as 20 horas, com entrada livre, a Aldeia de Natal apela ao imaginário de todos com uma série de espetáculos de música e dança aos fins de semana, mostras de artesanato e gastronomia, bem como uma marcha e corrida de Natal.

Também integrado na Aldeia de Natal, não irá faltar um mercado com um espaço dedicado à doçaria e muitas ideias de presentes.

Um ano mais, Monte Gordo terá a sua Aldeia de Natal, na Avenida Marginal. Também aqui haverá a casa do Pai Natal, espetáculos de música e dança e atividades desportivas. O espaço poderá ser visitado aos fins de semana, das 10 às 17 horas, entre os dias 7 e 22 de dezembro.

Vila Nova de Cacela irá também receber uma Festa de Natal, a 15 de dezembro, a partir das 15 horas, no Largo Manuel Cabanas. Organizada pela Associação Limite Fugaz, a iniciativa promete uma tarde animada com jogos e música para toda a população.

As iniciativas de rua completam-se com o Mercadinho de Natal, no dia 8 de dezembro, entre as 10:30 e as 17 horas, em Cacela Velha.

Música nas igrejas

Nesta quadra, as músicas de Natal irão também escutar-se no concelho. Assim, no dia 12 de dezembro, às 21 horas, a sala do Glória Futebol Clube recebe a Audição de Natal do Conservatório Regional de VRSA.

Mais tarde, a 21 de dezembro, às 21 horas, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Monte Gordo, recebe um Concerto de Natal pela Banda Filarmónica de VRSA. A iniciativa repete-se no dia seguinte, às 16h00, na Igreja Matriz de VRSA.

Iniciativas em todo o concelho

Em Santa Rita, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC) festeja o Natal com a oficina “Coroas de Natal com Folhagem Local”, no dia 7 de dezembro, às 15 horas, a que se junta a mostra de um “Presépio Algarvio”, construído com os moradores de Santa Rita, patente até ao dia 6 de janeiro.

E porque Natal é sinónimo de solidariedade, a Biblioteca Municipal irá acolher, ao longo de dezembro, uma Árvore de Natal Solidária. Realizada no âmbito do projeto “Malha de Letras”, a iniciativa apela à recolha de bens alimentares e produtos de higiene, que reverterão a favor do Centro de Acolhimento Temporário “Gente Pequena”, da Santa Casa da Misericórdia de VRSA.

Já em 2020, no dia 5 de janeiro, às 11 horas, a Aldeia de Natal recebe, como vem sendo tradição, a visita dos Reis Magos de Ayamonte. A iniciativa insere-se na programação da Eurocidade do Guadiana, fortalecendo os laços e tradições com a vizinha Espanha.

Presépio Gigante no Centro Cultural

Outro dos pontos altos das celebrações da quadra é o Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura pode ser vista entre 30 de novembro e 6 de janeiro e conta com mais de 5.500 figuras.

O programa de animação de Natal em VRSA é organizado pela Câmara local, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho.

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Opinião Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve, Desporto

Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27

08:14 15 Outubro, 2026 08:14 15 Outubro, 2026

Nova camisola do Olhanense mantém as tradicionais listas vermelhas, pretas e brancas e foi apresentada num vídeo protagonizado por Ukra

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Opinião, Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Últimas Notícias

  • Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
    Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
  • Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
    Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
  • Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
    Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal