Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Loulé quer revitalizar arte algarvia da empreita formando novos artesãos – REPORTAGEM

Um grupo de mestres artesãs está a ensinar a arte da empreita a novas gerações num projeto da Câmara de Loulé para não deixar desaparecer esta tradição da serra algarvia que usa folhas de palma como matéria prima

09:52 18 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O Loulé Criativo é um projeto municipal que apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo

Durante seis semanas e até ao passado sábado decorreu um curso de empreita no Palácio Gama Lobo – palacete do século XVIII recuperado pela autarquia para alojar a sede do Loulé Criativo -, onde a Lusa falou com artesãs e formandas.

Devidamente espalhadas pela sala, respeitando a distância social imposta pela pandemia de covid-19, uma dúzia de mulheres praticam ou ensinam a arte da empreita. Nas suas mãos vão nascendo peças de diversas formas e funções mas tendo sempre como base a palma, as folhas da palmeira anã.

Eugénia Duarte nasceu a ver os familiares a fazer empreita nos “serões lá em casa”, mas “o praticar ficou sempre para depois”. A pré-reforma e o curso do Loulé Criativo deram-lhe a oportunidade para dar largas à sua criatividade e meter as mãos na palma para criar novas peças.

“Levo daqui as técnicas, vou para casa e desenvolvo-as, praticando e procurando um produto que possa ser útil”, confidencia a bancária de 56 anos.

Durante muitos anos a arte da palma era praticada ao serão “por quem precisava de mais uns tostões”, por isso o valor pago por cada peça “era muito baixo” e há a necessidade de “atualizar as peças”, destaca.

Numa mesa ao seu lado estão um candeeiro, um guarda-joias, uma base de fruta e um marcador para pratos desenvolvidos ao longo da formação, para além de uma mochila que elaborou como trabalho final, a partir de um molde em papel de jornal “feito durante a noite”.

Odete Rocha é, aos 65 anos, uma das mestres artesãs que aceitou partilhar o seu saber, tanto neste curso como na Casa da Empreita, espaço criado em 2017 na zona histórica de Loulé inteiramente dedicado aos trabalhos em palma, com loja e oficina com trabalho ao vivo.

Foi aos oito anos que aprendeu a arte “com uma vizinha”, à qual juntou o esparto, a ráfia, a cana e se estabeleceu como artesã. Mostra agora “satisfação” por ver estas artes perdurarem já que há “novas pessoas a quererem aprender”.

Do outro lado da sala está Maria João, de 40 anos, uma das formandas mais novas do grupo. Das suas mãos viu nascer uma peça com a folha ainda verde, porque a cor “encantou”, mas rapidamente ficou a saber que “irá perder a cor”, porque a folha ainda não foi tratada: “Uma das coisas que aprendi”, graceja.

“É algo que quero continuar. Daqui, vamos continuar na Casa da Empreita, onde posso aprender mais um pouco e depois vamos ver” afirma, enquanto coze mais uma trança de empreita para que a peça vá ganhando forma.

Teresa Mascarenhas e Patrícia Rita são funcionárias do Loulé Criativo, responsáveis pela organização do curso e revelam que o objetivo é “manter viva a arte”, aumentar o número de artesãs na Casa da Empreita e “baixar a média de idades”, já que mais nova ronda os 60 anos e a mais idosa tem 85.

“As pessoas vinham a Loulé à procura de empreita, porque era associada à cidade e muitas vezes saíam com peças marroquinas a achar que estavam a comprar produto nacional”, lamentam.

Abriram apenas “oito vagas” para o curso que decorreu durante seis fins de semanas, mas para o qual receberam “mais de 30 inscrições”, para além dos contactos posteriores para “novos cursos”, que garantem estarem a ser equacionados para o “início do próximo ano”.

A valorização dos produtos é outra das preocupações de quem pretende valorizar a arte de empreita e algo que tem norteado a vida da artesã Sónia Mendes, agora também formadora.

Com 59 anos, conta que aprendeu a arte da empreita aos oito, tendo decidido aos 17 “fazer dela profissão”, mas numa luta constante para que “as pessoas percebam que têm de valorizar as suas peças”.

Para exemplo escolhe a alcofa, peça que pode levar “umas oito, dez horas a fazer”, mas que era vendida “a dez euros”. Hoje em dia, na Casa da Empreita, o preço já ronda os “35 ou 50 euros”, realça.

“É uma peça única, amiga do ambiente e que dura. Tenho alcofas com 40 anos”, sustenta.

Sónia revela que sempre procurou “abraçar projetos fora da caixa” e que o convite para ingressar neste projeto, foi a “cereja no topo do bolo”.

“Estamos no bom caminho. Já há pessoas que aparecem e vão entendendo que é possível fazer alguma coisa com isto, misturar esta técnica com outros materiais. Estou mais otimista”, confessa.

O Loulé Criativo é um projeto municipal que apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para dinamização de novas abordagens ao património imaterial.

Chuva de meteoros. Crédito: Freepik
Ciência Nacional

Eclipse solar não vem sozinho: esta noite há outro espetáculo no céu e podem ver-se até 100 meteoros por hora

10:00 12 Agosto, 2026 16:01 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de o Sol dominar as atenções ao final do dia, o céu volta a oferecer motivos para olhar para cima durante a noite

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir

22:00 12 Agosto, 2026 15:15 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta infração pode custar até 2.500 euros e deixar o condutor sem carta de condução durante dois anos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Chuva de meteoros. Crédito: Freepik
Ciência, Nacional

Eclipse solar não vem sozinho: esta noite há outro espetáculo no céu e podem ver-se até 100 meteoros por hora

10:00 12 Agosto, 2026 16:01 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de o Sol dominar as atenções ao final do dia, o céu volta a oferecer motivos para olhar para cima durante a noite

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve, Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir

22:00 12 Agosto, 2026 15:15 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta infração pode custar até 2.500 euros e deixar o condutor sem carta de condução durante dois anos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Últimas Notícias

  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
  • Pingo Doce e Lidl esclarecem: é por isto que a Fruta & Legumes estão sempre à entrada das suas lojas em Portugal
    Pingo Doce e Lidl esclarecem: é por isto que a Fruta & Legumes estão sempre à entrada das suas lojas em Portugal
  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: saiba o que significam
    Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: saiba o que significam

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento