Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

LAMA Teatro apresenta projeto educativo “Estojo”

O projeto pretende incrementar a participação dos jovens, através das artes performativas, numa acção comunitária que lhes dá voz

18:34 1 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O LAMA Teatro vai apresentar o projeto educativo “Estojo” na próxima sexta-feira, 4 de dezembro, às 20:30 horas, na LAMA Black Box, em Faro, e também sábado e domingo, às 10:30 e às 16:00 horas.

“Estojo” pretende incrementar a participação dos jovens, através das artes performativas, numa acção comunitária que lhes dá voz.

“Numa era em que o acesso à informação não é um privilégio mas um dado adquirido, em que no mesmo segundo em que uma bomba do outro lado mundo explode qualquer jovem tem essa informação literalmente no seu bolso, verificamos uma diminuição de interação pessoal e um aumento de problemas mentais em idade escolar”, constata o LAMA.

“O que fazer com o mundo que temos no bolso das calças, como podem os jovens filtrar, questionar e apropriar-se dele?”, questiona.

“Se tivesses a possibilidade de falar dois minutos numa transmissão em directo, em que todo o mundo te estivesse a ouvir, o que dirias?” é uma das premissas da qual partimos para trabalhar, num período inicial de três meses, com grupos heterogéneos de jovens da cidade de Faro: Grupo de Leitores, Paná Paná e Teatro Improviso de Intervenção.

Esta academia procura dar continuidade a grupos de teatro com jovens já existentes, promovendo assim a formação destes grupos, com base nas disciplinas do teatro: análise de texto, oralidade, movimento, improvisação, imaginação, assente nos métodos de trabalho de uma companhia profissional de teatro.

Atendendo ao público alvo, dos 13 aos 18 anos, o LAMA Teatro procura com “esta academia desenvolver o espírito crítico dos jovens envolvidos no projecto, estimulando a criação artística. Queremos levar os jovens a reflectir sobre o mundo que os rodeia e a actualidade de uma realidade em constante mutação”.

“Estojo” é um projeto virado para a autonomia em que os jovens se tornarão também os líderes dos seus grupos de teatro.

“Procuramos impactar o público em duas camadas: os jovens que participam ativamente no “Estojo” e cujas capacidades de argumentação, pensamento crítico e criatividade através das artes prevemos ver desenvolvidas e o público que assistirá às performances – objeto artístico feito por jovens para jovens, resultado de uma reflexão sobre o mundo”, vinca.

Além das consequências indeléveis e inquantificáveis do projeto o LAMA tem como “objetos de impacto principais e passíveis de avaliação: continuidade autónoma do projeto, consequências nos hábitos de participação e fruição cultural, impacto na participação em movimentos sociais e associativos”.

O projecto tem a coordenação geral e consultoria artística de João de Brito, Direção executiva de Sandro Benrós, Direção técnica de Flávio Martins. A fotografia, vídeo e grafismo estão a cargo de Ana Monteiro e Diogo Simão.

Os bilhetes custam 5 euros e dedem ser reservados através do email [email protected] ou do telemóvel 932 787 339.

Grupo de Leitores:

“A ti…de mim”

De mim para ti, de nós para vós: aos conhecidos e aos desconhecidos, dos adolescentes para todos os que vivem para morrer. Tens medo da morte? Como é que vives? O que é que te faz feliz? O que é que tens a dizer? Para onde é que foste?

Do absurdo do quotidiano à complexidade das relações entre pares: os amores e as violências.

Quando é que temos necessidade de parar? Do que me magoa ao que te faz avançar.

Coordenação, Direção e Dramaturgia: Erica Viegas e Manuel Neiva.

Textos e Interpretação: Ana Rainho; Beatriz Ruivo; Daniela Lopes; Erica Viegas; Gonçalo Pedrosa; Hugo Borreicho; Irina Marques; Margarida Nair.

Paná Paná:

“8”

Uma história visual que relata a importância daqueles que estão à nossa volta e as influências do nosso mundo actual e como acontecimentos e experiências podem mudar uma pessoa.

Coordenação de Diego Medeiros e Raquel Ançã

Encenação: Madalena Duro

Ideia original: Gabriel Riley Antunes

Interpretação: Afonso Zanatti, Alice Velez, Eva Reis Pinto, Gustavo Gonçalves, Joana Lourenço João Cadilha, Lara Marinho, Lia Silva e Raquel Ovelheira.

Teatro Improviso de Intervenção:

“LUGARES DE FALA”

Por entre silêncios vão-se construindo sonhos que precisam de conquistar lugares de fala. Mas nem tod@s têm acesso a esses lugares, porque já nasceram sem direito a ter voz, sem direito a ter sonhos, sem direito a ter direitos. É urgente romper a tirania de quem nos quer silenciar, oprimir e humilhar. É urgente dizer “Não” e resistir projetando a nossa voz com a força de um arremesso de avião.

Coordenação de Teresa Coutinho e Teresa Henriques

Criação Coletiva Teatro Improviso de Intervenção

Texto “O Silêncio”: Afonso Jerónimo

Interpretação: Afonso Jerónimo, Carina Frechaut, Carla Centeio, Mariana Gomes, Osvaldo Miguel, Raquel Paulino e Vanessa Farhat.

Produção: LAMA Teatro

Apoio: Município de Faro, IPDJ, Folha de Medronho, Algarve Informativo e RUA – Rádio Universitária do Algarve

Duração: 120 (aprox.)

Classificação Etária: M/10

O LAMA Teatro é uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes

RELACIONADO:

Projeto ESTOJO desafia grupos de teatro juvenil de Faro a criar espetáculos

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Algarve Cultura Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Economia Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia Europa Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Berna, Suíça.
Economia Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Economia, Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia, Europa, Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Berna, Suíça.
Economia, Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Últimas Notícias

  • Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
    Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
  • Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
    Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
  • Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
    Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
  • Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
    Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
  • Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur
    Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento