A Rede de Arquivos do Algarve (RAalg), mantendo a tradição, vai realizar, nos dias 26 e 27 de Maio de 2017, o V Encontro de Arquivos do Algarve, no Município de Lagoa.
O encontro pretende reunir profissionais das áreas da gestão da informação e seus pares, bem como todos aqueles que lidam directa ou indirectamente com informação.
Sob o mote “Preservar o Passado, Comunicar a Memória”, esta edição é dedicada aos Arquivos Históricos e à sua importância na construção da memória colectiva.
Numa altura em que a discussão tende a centralizar-se/focalizar-se nas problemáticas decorrentes da co-existência de sistemas electrónicos e analógicos de gestão de informação, a Rede de Arquivos do Algarve, procura com este encontro “contrariar esta corrente dando a conhecer projectos e actividades desenvolvidas no âmbito da salvaguarda, protecção e disseminação de arquivos históricos”.
O encontro centra-se nas temáticas: Preservação da Informação (Políticas e projectos de preservação da informação); Investigação em Arquivos (Direccionado para investigadores frequentadores de arquivos e o seu papel como utilizadores destes serviços); Comunicação em Redes (Redes de Arquivos a nível ibérico e projectos desenvolvidos) e Difusão da Memória (Plataformas de acesso).