Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Jornadas do Património decorrem entre hoje e domingo com mais de 800 atividades

Museus e palácios nacionais, autarquias, estabelecimentos de ensino e diferentes entidades privadas vão abrir portas nestes dias, congregando mais de 50 países e dezenas de milhares de atividades

09:42 25 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O tema deste ano das JEP – “Património e Educação” – visa destacar “a riqueza e complexidade” da relação entre ambos, através de múltiplas expressões

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se entre hoje e domingo sob o tema “Património e Educação”, com mais de 800 propostas de atividades em Portugal, todas com preocupação de segurança sanitária, e muitas a decorrerem ‘online’.

O público poderá realizar visitas orientadas no espaço físico ou virtual em mais de três centenas de entidades, envolvendo 127 concelhos em Portugal continental e ilhas, atravessando todo o território, do distrito de Viana do Castelo ao de Faro, do Funchal, na Madeira, a Ponta Delgada, nos Açores.

As 800 iniciativas previstas resultam de uma resposta de entidades públicas e privadas ao apelo lançado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade coordenadora das JEP a nível nacional, e que terão, na sua maioria, entrada gratuita nos três dias.

Todas as atividades presenciais, segundo a DGPC, cumprem as medidas de segurança e as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), desde 300 visitas, guiadas e livres, 45 espetáculos, 45 exposições, 67 oficinas e 34 conferências.

Devido à pandemia de covid-19, em 2020 as JEP distinguem-se por uma oferta “sem precedentes de eventos ‘online’”, que inclui 82 visitas e exposições virtuais, 56 apresentações e 57 filmes, segundo a mesma fonte.

No caso dos museus, palácios e monumentos sob tutela da DGPC, a gratuitidade aplica-se da seguinte forma: hoje e no sábado, aos visitantes que participem nas atividades programadas no âmbito das JEP, e no domingo, a todos os visitantes.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são consideradas o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, com mais de 70 mil eventos organizados todos os anos visando sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.

Museus e palácios nacionais, autarquias, estabelecimentos de ensino e diferentes entidades privadas vão abrir portas nestes dias da iniciativa, congregando mais de 50 países e dezenas de milhares de atividades, para valorizar o património comum da Europa e promover a sua proteção.

O tema deste ano das JEP – “Património e Educação” – visa destacar “a riqueza e complexidade” da relação entre ambos, através de múltiplas expressões, da literatura e das artes, aos monumentos, aos museus, aos sítios arqueológicos e às paisagens, como indica a DGPC.

Entre as entidades envolvidas estão o Museu Monográfico de Conímbriga, que propõe a “Festa do Mosaico”, e o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, que oferece a mostra “Para que o céu não nos caia em cima da cabeça”, sobre “conteúdos identitários, culturais e patrimoniais, presentes nas [suas] coleções”.

“A Criança em Roma: Educação e Lazer”, do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, é outra proposta ‘online’, que parte da “variedade e riqueza dos testemunhos arqueológicos e iconográficos” existentes, para “uma aproximação” à história da vida quotidiana da época.

O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a Mina do Lousal, em Grândola, a Porta do Relógio, no Redondo, e o edifício da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, antiga fábrica de lanifícios da Covilhã, são outras propostas de visita ‘online’, assim como a Rota do Românico, a partir de Marco de Canavezes, o Museu de Lamas, em Santa Maria de Lamas, Aveiro, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, e a Rota Turística do Abade João, de Penacova à Figueira da Foz.

As atividades presenciais dominam, porém, a lista disponível, com mais de 400 inscritas. São gratuitas, mas exigem inscrição. Vão da visita guiada ao Núcleo Megalítico do Mezio, em Arcos de Valdevez, às abordagens multidisciplinares dos PADA Studios, no antigo parque industrial do Barreiro, aos percursos da cidade velha de Faro.

Entre as propostas já inscritas, encontra-se a abertura ao público da Casa-Museu Fernando de Castro, no Porto, administrada pelo Museu Nacional de Soares dos Reis, que promoverá visitas orientadas ao local da Rua de Costa Cabral.

Em Viana do Castelo, o centenário de nascimento do escritor Ruben A. (1920-1975) é assinalado com uma visita à sua casa no Carreço. A iniciativa parte do Centro de Estudos Regionais, e realiza-se no dia 26, quando passam 45 anos sobre a morte do autor de “A Torre da Barbela” e “O Mundo à Minha Procura”.

As iniciativas das JEP, em atualização permanente, podem ser consultadas na página AQUI.

RELACIONADO:

“Património e a Educação” é a proposta de Albufeira para Jornadas Europeias do Património

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Algarve Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade bancária deixa ‘alerta’: dinheiro parado no banco durante este prazo é considerado “abandonado” e fica para o Estado

19:00 2 Setembro, 2026 15:17 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se o titular de uma conta bancária ficar alguns anos sem efetuar movimentos na mesma, o Estado pode apropriar-se do dinheiro mediante certas condições

Forum Algarve.
Algarve Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Algarve

Espanhóis dizem que o “Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo” e destacam estes 5 lugares que mostram o lado “mais autêntico”

11:30 2 Setembro, 2026 18:59 2 Setembro, 2026 | João Luís

Um jornal espanhol percorreu o Algarve à procura dos lugares que ajudam a explicar o reconhecimento internacional da região

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Bilhete de Identidade. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional

TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

19:20 31 Agosto, 2026 14:20 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

BI deixou de servir para viajar pela Europa, mas a mudança não significa que o documento tenha perdido toda a validade em Portugal

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Carro na oficina. Crédito: Magnific
Auto Europa

Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor

22:20 2 Setembro, 2026 21:06 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Casos na Alemanha e em França tiveram decisões diferentes quando a autonomia dos carros elétricos vendidos não correspondeu à que tinha sido prometida na venda

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses

21:23 2 Setembro, 2026 21:14 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se recebeu um débito direto que não autorizou, existe todo um procedimento para pedir o reembolso junto do seu banco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Algarve, Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade bancária deixa ‘alerta’: dinheiro parado no banco durante este prazo é considerado “abandonado” e fica para o Estado

19:00 2 Setembro, 2026 15:17 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se o titular de uma conta bancária ficar alguns anos sem efetuar movimentos na mesma, o Estado pode apropriar-se do dinheiro mediante certas condições

Forum Algarve.
Algarve, Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Algarve

Espanhóis dizem que o “Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo” e destacam estes 5 lugares que mostram o lado “mais autêntico”

11:30 2 Setembro, 2026 18:59 2 Setembro, 2026 | João Luís

Um jornal espanhol percorreu o Algarve à procura dos lugares que ajudam a explicar o reconhecimento internacional da região

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Bilhete de Identidade. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional

TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

19:20 31 Agosto, 2026 14:20 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

BI deixou de servir para viajar pela Europa, mas a mudança não significa que o documento tenha perdido toda a validade em Portugal

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Carro na oficina. Crédito: Magnific
Auto, Europa

Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor

22:20 2 Setembro, 2026 21:06 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Casos na Alemanha e em França tiveram decisões diferentes quando a autonomia dos carros elétricos vendidos não correspondeu à que tinha sido prometida na venda

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses

21:23 2 Setembro, 2026 21:14 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se recebeu um débito direto que não autorizou, existe todo um procedimento para pedir o reembolso junto do seu banco

Últimas Notícias

  • É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer
    É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer
  • Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos
    Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos
  • Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia
    Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia
  • Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor
    Seria assim em Portugal? Tribunais europeus decidiram assim quando carros elétricos não cumpriram quilómetros de autonomia prometidos pelo vendedor
  • Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses
    Banco de Portugal confirma: prazo para pedir reembolso de um débito direto é de 8 semanas mas nestas situações pode chegar a 13 meses

Opinião

  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
  • Quando o Estado apreende o carro – e depois o conduz | Por Luís Ganhão
    Quando o Estado apreende o carro – e depois o conduz | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento