Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

“Guia Algarve” propõe mais de uma centena eventos culturais para Abril

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestA colorida Festa das Tochas Floridas, considerada uma das mais belas procissões do país, a Festa da Mãe Soberana e o Walking Festival Ameixial são três das mais de 100 propostas do “Guia Algarve” para sair de casa em abril. A publicação da Região de…

19:10 27 Março, 2019
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A colorida Festa das Tochas Floridas, considerada uma das mais belas procissões do país, a Festa da Mãe Soberana e o Walking Festival Ameixial são três das mais de 100 propostas do “Guia Algarve” para sair de casa em abril.

A publicação da Região de Turismo do Algarve (RTA) já pode ser descarregada e está ainda repleta de música, teatro, exposições, dança e desporto para quem gosta de preencher os dias e as noites com cultura.

Todos os anos milhares de crentes e turistas visitam Loulé para acompanhar as festividades da Mãe Soberana e este ano não é exceção. Dia 21 inaugura-se a comemoração, com a Festa Pequena que se prolonga por 15 dias de celebrações litúrgicas até ao dia da Festa Grande (5 de maio), o ponto alto de toda a festividade.

Também no dia 21, a procissão da festa são-brasense, Festa das Tochas Floridas, decorre por mais um ano para animar o Domingo de Páscoa da comunidade e dos turistas que ali se deslocam.

Porque estamos precisamente em mês de Páscoa, para além destas comemorações, o “Guia Algarve” conta ainda com muitos outros eventos religiosos ao longo da região, como a Adoração da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, na Igreja Matriz de Paderne, no dia 19 (21 horas) ou a Eucaristia Solene da Páscoa e Procissão da Ressurreição do Senhor em Portimão, com saída da Igreja Matriz no dia 21 (10 horas).

Em abril, o guia destaca também o 7.º Walking Festival Ameixial. Durante três dias (26, 27 e 28) vai poder caminhar, assistir a palestras, participar em workshops ou ainda desfrutar de animação musical neste evento integrado no projeto “Algarve Walking Season“.

No desporto, será tempo do Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade «Terras do Infante» de 5 a 7, em Lagos. Pelo terceiro ano consecutivo, Lagos será palco da Taça da Europa com três dias de provas de patinagem de velocidade de grande qualidade, com equipas de várias partes do mundo.

Em Quarteira, terá lugar uma das mais prestigiadas provas de Triatlo em Portugal – o 2019 ETU Quarteira European CUP -, nos dias 27 e 28. O evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros de 35 países, mas também com os melhores triatletas nacionais. O Triatlo Internacional de Quarteira está inserido desde 2009 na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal.

Dino D’Santiago é cabeça de cartaz na música, num concerto marcado para o Teatro das Figuras, no dia 20. Para além do cantor quarteirense, o Algarve ouvirá este mês, no dia 5, em Albufeira, a cantora Viviane, que interpretará Piaf através da versatilidade da sua voz. Já nos dias 12 e 13, Faro recebe no Teatro Lethes (21h30) o 6.º Festival Internacional de Blues de Faro, com participações de Li’l Twister, Little G Weevil, Guitar Not So Slim e os Budda Power Blues.

O Festival Som Riscado está de volta a Loulé

Em Loulé, volta o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, um festival singular que fomenta cruzamentos e diálogos criativos entre a música de cariz experimental e os universos da imagem e das artes visuais, bem como abordagens exploratórias em torno da arte sonora. Para ver nos dias 12 e 14 em vários espaços da cidade.

A peça Os vizinhos de Cima (dia 11 no Teatro das Figuras, Faro, às 21h30), a exposição de arte têxtil Um olhar sem fim (dia 27 na Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira) e o concurso de jovens bailarinos Dançarte – Algarve International Dance Competitions (de 06 a 9, no Teatro das Figuras) são outras sugestões culturais para turistas e residentes.

O programa cultural 365 Algarve apresenta em abril um conjunto de espetáculos únicos. Mário Laginha e o Quarteto de Matosinhos, no Cineteatro Louletano, dia 18 (21h30), e a Traversée com Tatiana Mosio, em Aljezur, no dia 21 (16h30), são imperdíveis.

A 5.ª edição do Festival Internacional Encontros do DeVIR não só preenche a agenda com diversos espetáculos de dança, como é o caso de Collective Loss of Memory (República Checa), dia 20, no Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro (21h30), como também se faz notar em exposições de artes plásticas.

Já no cinema pode participar no FLICO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (de 04 a 13), festival em primeira edição que coloca em diálogo o cinema e a literatura e que inclui, além de filmes e de uma secção competitiva, oficinas de escrita, performances e passeios fílmicos (ver programa aqui). Ou então ver o Cine-Concerto Video Lucem – Um Grito na Noite, dia 12, em Alcoutim, com sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme Um grito na Noite.

Ainda no âmbito do 365 Algarve poderá conhecer a região através de diversas visitas encenadas ao passado histórico de Loulé, Castro Marim e Faro ou assistir à peça de teatro Elastic, no cenário improvável da ilha da Culatra (dia 26, às 18 horas).

Editado pela RTA, o “Guia Algarve” é uma publicação bilingue (português e inglês) com uma tiragem de 50 mil exemplares e distribuição gratuita em hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-car, campos de golfe da região.

(CM)

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Algarve Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Algarve, Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
    Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
  • Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
    Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
  • Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
    Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
  • Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
    Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
  • Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
    Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal