Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Fuseta dedica Festival Pé na Terra ao planeta Vénus

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A vila da Fuseta volta a acolher o Festival Pé na Terra, entre 13 e 16 de junho. Organizado pela Associação Danças na Terra, em 2019 na sua 8ª edição, o festival terá como temática o planeta Vénus, símbolo do amor e da feminilidade….

17:17 11 Junho, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Festival tem como objetivo promover visibilidade aos conteúdos culturais
dos países lusófonos (Foto D.R.)

A vila da Fuseta volta a acolher o Festival Pé na Terra, entre 13 e 16 de junho.

Organizado pela Associação Danças na Terra, em 2019 na sua 8ª edição, o festival terá como temática o planeta Vénus, símbolo do amor e da feminilidade. Para “homenagear, enaltecer e valorizar o trabalho artístico e a expressão no feminino”, os participantes serão convidados a refletir sobre o tema e a apreciar os vários trabalhos de grandes mulheres.

Entendido como um estímulo à experimentação de linguagens e processos criativos nos campos da música e da dança, o intercâmbio entre artistas e sociedade de países diversos fomenta a produção, a fruição e a troca cultural, ao mesmo tempo em que amplia a perceção do público sobre a diversidade entre culturas.

O Festival Pé na Terra tem como objetivo promover visibilidade aos conteúdos culturais dos países lusófonos, criando um intercâmbio entre participantes de diversos países, população local, grupos e artistas de Portugal, África e Brasil, numa interação única e que envolve o público, bastante diversificado e oriundo de muitos países, como da Grécia, Noruega, Rússia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, Moçambique, Angola, Brasil, entre outros.

Nesta edição, além do Palco Principal colocado na Zona Ribeirinha, será instalada uma tenda na Praia dos Tesos – a “Tenda Lua Branca” – e haverá algumas novidades, com o Circus Vagabunt, que é um espaço dedicado às artes circenses, o Espaço Circus, com diversos workshops para todas as idades, prometendo pôr toda a gente de pés no ar, literalmente!, com oficinas de trapézio e slack-line para adultos.

A construção de uma gigante Pirâmide Humana, com todos os participantes e artistas desta edição, será um dos pontos altos do festival, que, tal como nos anos anteriores, contará com workshops de danças afro-brasileiras, maracatu, capoeira, pandeiro e a novidade frevo, com a cantora, compositora e dançarina Flaira Ferro, que do Recife traz esta dança vigorosa e tradicional do carnaval pernambucano. No sábado, ao final da tarde, pelas19:30 horas, haverá o tradicional e vistoso cortejo de maracatu pelas ruas da Fuseta.

Pelo palco passarão diversos géneros musicais

Pelo palco principal, no dia 13 (quinta-feira) irão passar Roberta Espinosa, que junta jazz, ciranda, funk e ijexá no mesmo samba e irá promover o seu mais recente trabalho “Tá Fazendo Falta!” e o Coletivo Negras Aurora, composto por cinco artistas mineiras com o propósito de apresentar composições e destacar a presença e trabalho de mulheres negras na sociedade.

Na sexta-feira, dia 14, estará em palco um projeto intitulado Se O Fado Virasse Samba que une pontos de convergência entre o fado e o samba, considerando as peculiaridades de cada género e mostrando as muitas temáticas em comum, traçando paralelos entre determinados ritmos lusitanos e brasileiros, como por exemplo o fado mais ligeiro e a marcha rancho pela voz da portuguesa Teresinha Landeiro e da brasileira Camila Masiso e a participação especial de Madalena Gomes. Nazaré Pereira também irá passar pelo Palco Principal para cantar os sons das regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcados pela força do carimbó, aliado a outros ritmos como maracatu, xaxado e baião.

No dia 15 junho (sábado) o forró de Tati Veras que ela exprime há mais de 20 anos como líder da consagrada banda Raiz Do Sana, vem este ano ao Pé na Terra mostrar o seu trabalho a solo, intitulado “Tati a Veras”. A festa continua depois com o projeto Samba Que Elas Querem, um grupo que nasceu de um desejo de protagonizar o sexo feminino no cenário do samba carioca.

No domingo, 16 junho e último dia do festival, irá ser servida Sopa de Pedra, um grupo de investigação musical composto somente por mulheres que que criam e interpretam à capela, arranjos originais da música popular portuguesa. Depois sobe ao palco Mart’nália, que com a sua voz rasgada e suave, canta Vinícius de Moraes, amparada nos arranjos de Celso Fonseca em parceria com o saudosíssimo Arthur Maia. “Tonga da Mironga”, “Maria vai com as outras”, “Um pouco mais de consideração”, “Minha namorada”, “Sabe você” ou “Você e eu”, serão alguns dos temas que serão entoados na Zona Ribeirinha. O festival encerra com o forró do grupo Nosso Som, fundado em 2018. Na Tenda Lua Branca, na Praia dos Tesos, a festa prolonga-se pela madrugada.

O Festival Pé na Terra conta com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, que ao lançar o repto em 2014 à organização para a mudança de local – da Escola Dr. João Lúcio para a Zona Ribeirinha – deu um contributo importante para sua afirmação e crescimento no panorama cultural do Algarve e criou uma envolvência com a população residente na freguesia, que tem entrada gratuita.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 09:33 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Algarve Cultura Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 09:33 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Algarve, Cultura, Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Últimas Notícias

  • Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
    Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
  • Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
    Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
  • Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados
    Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados
  • Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira
    Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira
  • Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação
    Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento