Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Festival MED revela cabeças-de-cartaz

As músicas do mundo estão de volta à Zona Histórica de Loulé, com a realização da 11ª edição do Festival MED, nos próximos dias 26, 27 e 28 de Junho. Integrado no roteiro dos festivais europeus de World Music, o evento alia à componente musical uma fusão de manifestações culturais que vão desde a […]

18:44 27 Fevereiro, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As músicas do mundo estão de volta à Zona Histórica de Loulé, com a realização da 11ª edição do Festival MED, nos próximos dias 26, 27 e 28 de Junho.

Integrado no roteiro dos festivais europeus de World Music, o evento alia à componente musical uma fusão de manifestações culturais que vão desde a pintura à gastronomia, passando pelo teatro ou artesanato.

Para o cartaz deste ano estão já confirmados oficialmente três nomes: a fadista Gisela João, a cantora e compositora galega Mercedes Peón e os colombianos Bomba Estéreo.

Dona de uma voz singular, Gisela João foi a grande revelação na área do fado em 2013 e vai estar no dia 28 de Junho, no Palco da Cerca para mostrar as razões pelos quais é um dos grandes nomes da nova vaga do Fado. A artista esteve no passado dia 26 de Fevereiro na apresentação do MED e manifestou o seu antigo desejo de subir ao palco deste Festival.

Da Galiza para Loulé, Mercedes Péon traz a ancestralidade das aldeias da sua terra natal, vestida de uma roupagem contemporânea e alternativa. A actuação está agendada para o dia 27 de Junho, no Palco da Cerca.

A energia e força em palco dos Bomba Estéreo, um dos nomes mais importantes da América Latina no actual panorama musical, vai incendiar o Palco da Matriz, para o encerramento do primeiro dia do MED (26 de Junho). 

Participam 40 bandas de 16 eventos

Mais uma vez a qualidade artística é uma das grandes apostas da organização que acredita que “estes e os outros nomes poderão proporcionar experiências musicais únicas ao público”, segundo refere em comunicado de imprensa.

Este ano, terão lugar assegurado no cartaz do festival bandas representantes de países que, pela primeira vez, irão marcar presença no MED. No total, serão cerca de 40 as bandas que irão passar por esta edição do evento, representantes de 16 países.

O 11º Festival MED vai ser também apresentado no recinto da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 13 de Março, data em que o site oficial do Festival vai para o ar.

Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, o Festival MED “é um dos cartazes de referência do panorama da música em Portugal e é, ainda, uma marca de Loulé, responsável, nos últimos, por projectar no país e no estrangeiro o nome desta cidade”.

O autarca salientou ainda o facto de o MED decorrer “no casco histórico da cidade renovado”, já que neste momento estão a decorrer no local obras de reabilitação. Com os novos achados arqueológicos nos Banhos Islâmicos, o presidente da câmara acredita que esta “será mais uma peça de valorização para o Festival em si”.

“A Câmara de Loulé tem neste Festival uma referência cultural de primeira linha”, sublinhou ainda o edil, garantindo que “os grandes eventos que projectam a cidade de Loulé são para continuar e valorizar e infundir uma nova dinâmica”.

Investimento de cerca de 200 mil euros

Quanto ao impacto económico na actividade turística, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, falou do facto do Festival MED ser “um evento diferenciador”, uma mais-valia já que “os turistas que nos visitam também querem experiências diferentes e o MED encaixa perfeitamente aí”.

O investimento realizado nesta edição é semelhante à anterior – cerca de 200 mil euros – sendo que este ano, para além do alargamento a três dias (em vez dos dois dias de 2013), foi possível fazer uma poupança de custos em virtude do planeamento realizado que permitiu que o cartaz tivesse ficado fechado em Janeiro. “Posso garantir-vos que a qualidade do evento não irá baixar, antes pelo contrário, teremos um cartaz superior ao dos últimos anos”, sublinhou o presidente autarquia.

Refira-se que, ao longo de dez anos de existência, o Festival MED já trouxe a Loulé 324 bandas, em representação de 30 países.

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve, Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve, Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
    Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
  • Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
    Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
  • Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
    Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal