Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Festival Fusos leva ex-Diabo na Cruz e fusões artísticas a Alte de 3 a 6 de junho

A quarta edição do festival Fusos regressa às ruas da aldeia serrana de Alte, em Loulé, entre 3 e 6 de junho, com a estreia nacional dos Sal, formados por ex-Diabo na Cruz, fusões artísticas e acesso gratuito

14:43 1 Junho, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois da suspensão da edição do ano passado devido à pandemia de covid-19, o regresso é feito garantindo as “condições de segurança” com a passagem “de três para quatro dias”, e “diminuindo a programação diária” e com alguns momentos a não acontecerem para “evitar demasiadas concentrações de pessoas na aldeia”, afirmou à Lusa do diretor artístico do festival.

“Nós temos uma série de eventos âncora que aconteciam em todas as edições e que este ano não vão acontecer porque promoviam o contacto e a interação entre o público e artistas”, realçou Carlos Norton.

As atividades com o Ciência Viva do Algarve, a Fusada – o desfile de enterro do festival – e o Alte e Siga o Baile – oficinas de danças tradicionais – são alguns dos momentos “que não acontecem este ano”, mas mantém-se a esperança que possam “regressar na próxima edição”.

Num festival em que a programação tinha “nove a dez eventos por dia”, este ano teve de passar para “dois ou três”, mas mantendo a filosofia de “fusões artísticas” que norteia o Fusos desde 2017, mesmo com a “redução no número de palcos”, assegurou.

“Um dos ex-líbris do festival era o circuito dentro da aldeia onde o público seguia de palco em palco, mas, para evitar ajuntamentos, cada dia tem um único palco, o que facilita a segurança”, realçou o responsável.

Carlos Norton convidou, no entanto, o público a “ir mais cedo”, para desfrutar as “exposições e circuitos culturais” e “aproveitar a aldeia”.

A fusão da guitarra portuguesa e eletrónica de M-Pex abre a programação, no dia 3, com um concerto no cerro virado para a aldeia – onde está pintada uma bandeira portuguesa gigante – enquanto ‘urban sketchers’ (desenhadores urbanos) ilustram o momento.

À noite, a Fonte Grande acolhe um concerto/teatro da fadista Carla Pires, que apresenta o álbum “Cartografado”, misturando em palco textos ficcionados da autoria do jornalista António Pires.

Sexta-feira à noite, a Fonte Grande é palco para “A Língua no Ouvido”, uma ‘performance’ que funde literatura dita pelo escritor Luis Éne e a música de improviso de Todd Sheldrick, seguida do concerto de estreia da recém-formada banda Sal, que incluí os elementos dos extintos Diabo na Cruz.

Para sábado, 5 junho, estão programados três espetáculos na Fonte Pequena de Alte, com Ana Root e Léo Lobo a “abrirem o dia”, numa fusão de circo, dança, música e teatro na performance “Duobye”.

Segue-se uma ação comemorativa dos 150 anos do nascimento do poeta altense Cândido Guerreiro, com uma fusão entre alguns dos seus poemas e música de improviso.

Às 19:00, a Igreja Matriz de Alte recebe um concerto de música antiga dos Ensemble Med, no qual se ouvirão camadas sonoras da paisagem natural da aldeia, do projeto ASPA – Arquivo Sonoro Paisagístico do Algarve, “com sons gravados na própria aldeia” e que são servir de “som base para o concerto”, destacou.

O Fusos encerra no domingo, com o habitual concerto no relvado da queda de água do Vigário, este ano da responsabilidade dos Olive Tree Dance, antecedido por “um momento de descontração” com uma fusão entre um sexteto de jazz liderado por Genoveva Faísca e a pintura de Renata Pawelec.

Carlos Norton conclui realçando estarem a trabalhar com as autoridades de saúde para “garantir que tudo corra lindamente” e, mesmo nos concertos no exterior, será “garantida o distanciamento de segurança”, apontou.

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Laranjas.
Algarve Economia

Laranja do Egito pode custar menos 40 cêntimos do que a laranja do Algarve e está a deixar os produtores algarvios preocupados

11:40 12 Outubro, 2026 11:41 12 Outubro, 2026

Concorrência estrangeira e a falta de chuva estão a pressionar a produção de citrinos no Algarve, apesar da força das exportações

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Vida & Lazer

Quase ninguém repara nestes símbolos da máquina da roupa: saiba onde colocar o detergente e o amaciador

15:20 12 Outubro, 2026 13:36 12 Outubro, 2026

Os símbolos I, II e a flor na gaveta da máquina da roupa não estão ali por acaso. Cada compartimento tem uma função diferente

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Laranjas.
Algarve, Economia

Laranja do Egito pode custar menos 40 cêntimos do que a laranja do Algarve e está a deixar os produtores algarvios preocupados

11:40 12 Outubro, 2026 11:41 12 Outubro, 2026

Concorrência estrangeira e a falta de chuva estão a pressionar a produção de citrinos no Algarve, apesar da força das exportações

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Vida & Lazer

Quase ninguém repara nestes símbolos da máquina da roupa: saiba onde colocar o detergente e o amaciador

15:20 12 Outubro, 2026 13:36 12 Outubro, 2026

Os símbolos I, II e a flor na gaveta da máquina da roupa não estão ali por acaso. Cada compartimento tem uma função diferente

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
  • Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
    Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal