Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres chega a Loulé

Loulé recebe pela primeira vez o Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres (FOMe), uma programação e produção da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), numa parceria em rede entre cinco Municípios algarvios: Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Albufeira. No primeiro dia de Festival no Concelho, domingo, 16 de […]

17:26 3 Setembro, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Loulé recebe pela primeira vez o Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres (FOMe), uma programação e produção da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), numa parceria em rede entre cinco Municípios algarvios: Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Albufeira.

No primeiro dia de Festival no Concelho, domingo, 16 de Setembro, há vários espectáculos. Os robertos, descendentes do pulcinello italiano, do guignol francês e do punch inglês, ocupam a esplanada do restaurante “11 da Villa”, pelas 11:30. Nesse momento, a companhia “A Barraca do Gregório”, de Lagoa, apresentará um espectáculo com duas histórias: “D. Roberto e a namorada” e “O burro teimoso”.

No mesmo local, mas já pelas 12:00 horas, é a vez de “Pulcinella”, pelas mãos de Irene Vecchia, companhia italiana, trazer a técnica de bonecos de luva com a personagem principal a encenar o eterno conflito entre o bem e o mal.

Após os dois espectáculos será servido um brunch (mediante pagamento) no “11 da Villa”, para o qual se exige reserva prévia através do número 919 557 268.

Já na tarde do mesmo dia, descentralizam-se as actividades do FOMe e, em Quarteira, na Praça do Mar, às 18:00 horas, inicia-se o espectáculo “Punch and Judy” por Clive Chandler (Inglaterra), um profissional com mais de 30 anos de experiência no teatro tradicional de marionetas.

Os espectáculos em Loulé começam dia 16 de Setembro (Foto: D.R.)

O “professor” Clive encena uma performance muito ritmada e bem-humorada. Pelas 18:30 horas, no mesmo sítio, é a vez da companhia portuguesa de Vila do Conde, “La Fontana – Formas Animadas”, levar a palco um teatro de características genuinamente populares “onde os actores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem”, explicam os autores de “Mamulengo Capiroto”, o espectáculo dos vila-condenses.

“Un Elefante com Hambre”, da responsabilidade da companhia argentina Tuti, cuja exibição decorrerá no Claustro do Convento do Espírito Santo, em Loulé, acontece no sábado, dia 21 de Setembro, às 10:30 horas. Este conta a história de “um elefante que tem tanta fome que a sua barriga não pára de fazer barulho, uma barriga onde se encontram mágicos, trapezistas, equilibristas e até um cantor de tangos”. “Un Elefante com Hambre” é exibido também, no mesmo dia, no Largo da Igreja de Querença às 18:30 horas.

No âmbito do FOMe existe, em Loulé, a possibilidade de inscrição no workshop “The Acting Object”, ministrado por Helen AinsWorth, entre os dias 24 e 27 de Setembro, das 20:00 às 23:00 horas, no auditório do Convento do Espírito Santo.

A marionetista apresenta como ponto de partida questões como: “Quais os limites de cada objecto? Como representar uma personagem e quais são as possibilidades de expressão que estes objectos nos apresentam?”.

A entrada é livre mas está sujeita a inscrição que pode fazer-se através do número 289 400 820 ou do email [email protected].

A Associação Cultural “Radar 360” (Porto) é a responsável pelo espectáculo multidisciplinar “Os Transportadores”, que tem lugar no dia 26 de Setembro, às 22:00, no Parque de Viaturas da Câmara Municipal, junto ao Convento de Santo António, em Loulé. Os transportadores são “nómadas contemporâneos que questionam o excesso, a carência, o desperdício, o alto consumo, a sociedade fabricada, a natureza bruta, a memória individual e a (in)consciência colectiva da sociedade contemporânea”.

Em Loulé existe a possibilidade de inscrição no workshop “The Acting Object” (Foto: D.R.)

A 28 de Setembro encerra a programação do FOMe em Loulé com “Janet”, de Helenand John (Inglaterra), desta feita no Claustro do Convento do Espírito Santo, pelas 21:00. Trata-se de um espectáculo de teatro, recentemente cocriado, que mistura o drama da mesa da cozinha com o terror do filme B, “um reflexo despreocupado dos nossos sonhos e medos”. Todos quantos assistirem poderão desfrutar de surpresas gastronómicas e poderão degustar produtos tradicionais da cidade anfitriã.

Segundo a ACTA: “possivelmente trata-se do maior evento ibérico do género em dimensão territorial e objectivos programáticos”, uma vez que, pela primeira vez na história do festival, este ano, aderiram ao projecto todos os municípios do Algarve Central (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira), contribuindo assim para alargar o seu território de influência, envolvimento e impacto junto do público.

Em Loulé todas as actividades do FOMe são de acesso gratuito.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13:00 às 18:00) ou pelo email [email protected] . Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu site: http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente actualização.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Nacional

Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez

08:50 3 Setembro, 2026 08:43 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os distritos com mais crimes e detenções por álcool ao volante, numa média nacional de 280 detenções por semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Algarve Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Nacional

Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez

08:50 3 Setembro, 2026 08:43 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os distritos com mais crimes e detenções por álcool ao volante, numa média nacional de 280 detenções por semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Algarve, Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Últimas Notícias

  • Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil
    Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil
  • “Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período
    “Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período
  • Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
    Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
  • Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
    Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
  • MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão
    MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento