Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Exposição “Universidade do Algarve – 40 Anos a Criar Futuro” termina périplo em São Brás de Alportel

Mostra percorreu vários municípios e espaços diversificados, como mercados, centros culturais, galerias, shoppings, escolas, bibliotecas, entre outros, e pode ser visitada na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, até 30 de junho

12:22 21 Junho, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A exposição “UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO”, que assinalou o 40º aniversário da Instituição, termina o seu périplo em São Brás de Alportel. Itinerante e interativa, esta exposição, inaugurada no dia 9 de maio de 2019, na Assembleia da República, percorreu vários municípios e espaços diversificados, como mercados, centros culturais, galerias, shoppings, escolas, bibliotecas, entre outros.

Inaugurada a 1 de junho, no Dia do Município, esta exposição ainda pode ser visitada na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, até ao próximo dia 30 de junho.

Com o objetivo de dar a conhecer as suas várias linhas de investigação e a forma como estão comprometidas com os 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU), a UAlg selecionou para esta mostra 34 projetos de investigação, de diversas áreas, que facilmente se enquadravam nas metas estabelecidas pelos ODS.

Partindo do geral para o particular, utilizando exemplos práticos, o visitante ia sendo confrontado com várias problemáticas à escala global, ao mesmo tempo que lhe era apresentado o trabalho desenvolvido pela UAlg e o contributo dos vários projetos de investigação para alcançar um desenvolvimento global mais sustentável.

“De um modo simples e acessível aos vários tipos de público, eram formuladas as questões científicas a que se pretendia dar resposta e apresentados os factos que ajudam a perceber a importância dos projetos para a sociedade. Através de gráficos, iconografias, fotografias, esquemas, vídeos ou posts de redes sociais, estabelecia-se uma relação de proximidade com o visitante, tornando-o parte integrante da própria exposição”, explica a UAlg em comunicado.

Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, foram também retratados momentos importantes, desde a sua génese, explicando-se o que aconteceu ao longo desses 40 anos.

Esta exposição contou com o apoio de vários Municípios do Algarve: Albufeira, Aljezur, Alcoutim, Lagoa, Lagos, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.

Teve o Alto Patrocínio da Assembleia da República, local escolhido para a sua inauguração, pelo facto de ter sido a única universidade portuguesa criada por este Órgão Legislativo.

Recorde-se que o Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve.

Horário da Galeria Municipal de São Brás de Alportel:

Segunda-feira: das 14:00 às 17:30

Terça a sexta-feira: das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30

Sábado: das 9:30 às 13:00

Para saber mais informações basta clicar aqui.

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.

Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 16:40 4 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal