A exposição “UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO”, que assinalou o 40º aniversário da Instituição, termina o seu périplo em São Brás de Alportel. Itinerante e interativa, esta exposição, inaugurada no dia 9 de maio de 2019, na Assembleia da República, percorreu vários municípios e espaços diversificados, como mercados, centros culturais, galerias, shoppings, escolas, bibliotecas, entre outros.
Inaugurada a 1 de junho, no Dia do Município, esta exposição ainda pode ser visitada na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, até ao próximo dia 30 de junho.
Com o objetivo de dar a conhecer as suas várias linhas de investigação e a forma como estão comprometidas com os 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU), a UAlg selecionou para esta mostra 34 projetos de investigação, de diversas áreas, que facilmente se enquadravam nas metas estabelecidas pelos ODS.
Partindo do geral para o particular, utilizando exemplos práticos, o visitante ia sendo confrontado com várias problemáticas à escala global, ao mesmo tempo que lhe era apresentado o trabalho desenvolvido pela UAlg e o contributo dos vários projetos de investigação para alcançar um desenvolvimento global mais sustentável.
“De um modo simples e acessível aos vários tipos de público, eram formuladas as questões científicas a que se pretendia dar resposta e apresentados os factos que ajudam a perceber a importância dos projetos para a sociedade. Através de gráficos, iconografias, fotografias, esquemas, vídeos ou posts de redes sociais, estabelecia-se uma relação de proximidade com o visitante, tornando-o parte integrante da própria exposição”, explica a UAlg em comunicado.
Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, foram também retratados momentos importantes, desde a sua génese, explicando-se o que aconteceu ao longo desses 40 anos.
Esta exposição contou com o apoio de vários Municípios do Algarve: Albufeira, Aljezur, Alcoutim, Lagoa, Lagos, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.
Teve o Alto Patrocínio da Assembleia da República, local escolhido para a sua inauguração, pelo facto de ter sido a única universidade portuguesa criada por este Órgão Legislativo.
Recorde-se que o Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve.
Horário da Galeria Municipal de São Brás de Alportel:
Segunda-feira: das 14:00 às 17:30
Terça a sexta-feira: das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30
Sábado: das 9:30 às 13:00
Para saber mais informações basta clicar aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.