Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Estudo sobre património recomenda estratégia nacional para “ativo adormecido”

O estudo, de 300 páginas, descreve detalhadamente a distribuição geográfica do parque patrimonial português, colocando-o em correspondência com características sociais, económicas e demográficas do país, ao nível municipal

12:26 9 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Estudo sobre o potencial económico e social do património cultural imóvel classificado foi hoje divulgado

Um estudo inédito sobre o potencial económico e social do património cultural imóvel classificado, hoje divulgado, recomenda a criação de uma estratégica nacional que passe pela educação dos jovens e gestão de um “ativo totalmente adormecido no país”.

Intitulado “Estudo Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social”, foi realizado entre 2018 e 2019 por uma equipa composta por Catarina Valença Gonçalves, diretora da Spira, empresa privada da área do património cultural, José Maria Lobo de Carvalho, diretor do Observatório do Património, e José Tavares, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa – School of Business and Economics, e financiado pela Fundação Millennium bcp.

“Propomos uma completa alteração do paradigma atual na área do património cultural imóvel classificado, que passa pela educação, a formação profissional, uma gestão de proximidade, a abertura aos privados e a novas formas de financiamento”, declarou Catarina Valença Gonçalves, contactada pela agência Lusa.

Para a responsável do estudo realizado em equipa desde 2018, as recomendações para os próximos 25 anos do setor passam por novas políticas públicas estratégicas e interministeriais – nomeadamente uma Estratégia Nacional para o Património Cultural, Plano Nacional de Turismo Cultural e Paisagístico, e um Programa de Educação Patrimonial – “que permitam desenhar e pôr em prática medidas de transformação do património cultural de recurso passivo em ativo estratégico de desenvolvimento sustentado do país”.

“Essencial e imediata é a necessidade de criar um público consumidor de património cultural para o futuro, já que temos uma das taxas mais baixas da Europa. Educar os públicos, sobretudo os mais jovens, é essencial para desenvolver um mercado interno de consumo”, defendeu, apontando “uma grande ausência de visão estratégica” do Estado nos últimos 50 anos.

Catarina Valença Gonçalves ressalva que “não se trata de um problema apenas do atual Governo, mas de políticas perpetuadas ao longo de várias décadas, não aproveitando um grande potencial económico e social que pode gerar até o triplo das receitas, e mais emprego a nível local”.

A especialista recordou que “existe um potencial público de 10 milhões de pessoas para um património cultural que é, em grande parte, visitado em 70% das entradas por estrangeiros”, sobretudo em Lisboa, Sintra e Porto.

Outras medidas consideradas urgentes pelos investigadores são a mudança de relação com o património cultural, de forma a difundir a ideia de que “o direito à fruição e à participação na gestão deste bem que é, por natureza, coletivo”.

“Todos contam para o património cultural, independentemente da sua natureza – coletiva, individual, privada, pública, mista, seja na fruição seja na gestão e financiamento”, acrescentou Catarina Valença Gonçalves, dando como exemplo a aquisição de um quadro, em 2016, para o acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, através de uma campanha de contribuições da sociedade civil.

Na gestão, defendem a abertura às “forças vivas de cada território concreto”, sejam de natureza cooperativa, cooperação entre diferentes proprietários e cooperação intermunicipal, “sem desresponsabilizar o Estado nas suas missões públicas”, e, por outro lado, o escoamento do tráfego turístico dos polos de Lisboa e Porto, zona fronteiriça e Algarve para o interior do país.

Os investigadores apontam, no documento, que, “apesar da evolução nos modelos institucionais das últimas duas décadas no sentido da maior autonomia de gestão”, através de fundações e empresas públicas, o modelo de financiamento do setor patrimonial “continua muito dependente do Orçamento do Estado e em níveis aquém das reais necessidades”.

Sugerem modelos alternativos de financiamento, assinalando que “o mecenato cultural, tem demonstrado reduzida eficácia e a venda de imóveis históricos tem servido sobretudo para financiar o défice do Estado central”.

Em particular, recomendam a revisão do modo de funcionamento da “Lotaria do Património”, prevista no Orçamento do Estado para 2021, proposto pelo atual Governo: “A participação dos cidadãos na esfera do património cultural não pode ser senão precisa, concreta, objetiva e mobilizadora desse reduto poderoso que é o sentimento de pertença e de identidade”.

“Anular estas dimensões pelo facilitismo que é aportado pela dinâmica de jogo de sorte e de azar – nos quais os portugueses são pródigos – desbaratará essa oportunidade de estabelecimento de uma relação direta com quem, mesmo que por motivos outros – o ganho de um prémio de lotaria – efetivamente dá e contribui financeiramente para o património cultural”, argumenta a equipa de investigadores.

Chama ainda a atenção, no documento, para os problemas de insuficiência de recursos humanos que o património cultural do país tem vindo a enfrentar, e dá como exemplo os cerca de 825 funcionários da Direção-Geral do Património Cultural, atualmente com um perfil de média de idade de 55 anos.

“Torna-se imperativo uma maior capacitação técnica dos seus quadros, um reforço e rejuvenescimento com a entrada de novos elementos, e uma necessária melhor distribuição territorial dos mesmos – atendendo ao princípio da gestão de proximidade apregoado – com possível mobilidade para as autarquias ou Direções Regionais de Cultura, capacitando-as dos recursos humanos neste campo de que raramente dispõem em quantidade e qualidade suficientes”, advogam.

Para o desenvolvimento de projetos patrimoniais de base territorial, consideram que “quanto maior o número de parceiros, maior a notoriedade e a capacidade de gerar atratividade”, e sublinham a importância da certificação de produtos de turismo cultura, e uma aposta na formação profissional com alteração do Catálogo Nacional de Qualificações.

“Os jovens que nascem no interior do país não têm acesso à formação na área do património, mas muitas vezes estão próximos dele, nas localidades onde vivem, e poderiam ali trabalhar. Em vez disso, são muitas vezes obrigados a procurar as grandes cidades”, lamentou, apelando à “fixação deste ativo de recursos humanos que vai ser cada vez mais necessário para o futuro”.

O estudo, de 300 páginas, descreve detalhadamente a distribuição geográfica do parque patrimonial português, colocando-o em correspondência com características sociais, económicas e demográficas do país, ao nível municipal.

De acordo com a equipa, o documento ficará disponível a partir de hoje ´online´ na página www.valordopatrimnio.pt para todos os interessados.

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Últimas Notícias

  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
  • Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
    Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal