Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Estudantes do ensino superior em protesto nacional contra as propinas

Os protestos vão acontecer em Lisboa, Porto, Évora, Braga, Caldas da Rainha, Faro, Covilhã e Coimbra sob o lema “É hora de avançar, a propina tem de acabar”

08:37 28 Abril, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os estudantes do ensino superior vão estar em protesto esta quarta-feira contra o pagamento de propinas, em concentrações por todo o país convocadas por oito associações representativas dos alunos.

Os protestos vão acontecer em Lisboa, Porto, Évora, Braga, Caldas da Rainha, Faro, Covilhã e Coimbra sob o lema “É hora de avançar, a propina tem de acabar”, e a Associação de Estudantes (AE) da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) foi uma das impulsionadoras.​​

A presidente daquela AE, Margarida Patrocínio, explicou à Lusa que têm recebido muitas queixas relativas às propinas, que “impedem os alunos de saber as suas notas ou de se inscreverem em disciplinas dos semestres seguintes caso não tenham os pagamentos em dia”.

No limite, acrescentou, houve estudantes que tiveram de “deixar o curso por acabar porque os custos das propinas juntavam-se aos da renda, transportes e comida” e a situação deixou de ser sustentável.

A AE ESAD.CR está a contar com a participação de “20 a 50 alunos” na concentração das Caldas da Rainha, mas espera que a adesão seja ainda maior.

Também em Lisboa deve haver uma “boa adesão e um número de estudantes como já não se vê há muito tempo”, de acordo com o membro da direção da AE da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), João Carvalho.

O estudante da Universidade Nova de Lisboa defende que “a propina tem sido o principal meio de desigualdade no acesso ao ensino superior” e que os casos reportados à associação, de forma anónima, provam que a covid-19 veio agudizar as desigualdades.

“Um inquérito que realizámos no início do segundo confinamento dá conta que quase 30% dos estudantes se queixam que os custos no acesso ao ensino superior se agravaram em função da pandemia”, contou à Lusa.

A ideia de que “um ensino superior público, democrático e gratuito é necessário” este ano, mas que já o era antes e vai continuar a ser no futuro, é partilhada pelos dois estudantes.

“Queremos dizer ao Governo que é imperativo acabar com a propina. É preciso, para desenvolver o país e o futuro, uma política diferente para o ensino superior que atenue e apague estas desigualdades. Isso passa também por investir mais na ação social, bolsas e residências”, finalizou João Carvalho.

Na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), a pandemia da covid-19 também agravou as dificuldades dos estudantes, que lamentam a falta de resposta da instituição e do Governo e, por isso, a Associação de Estudantes (AE) não hesitou em acompanhar a iniciativa.

“Quando a AE ESAD.CR nos contactou para abrir o diálogo sobre a condição em que os estudantes se encontravam, vimos que havia problemas transversais a todas as faculdades”, explicou à Lusa a vice-presidente da AE FBAUP, Beatriz Félix.

Nesta faculdade do Porto, à semelhança de outras, os alunos sentem que as condições de ensino pioraram, enquanto as propinas se mantiveram e as dificuldades socioeconómicas das famílias se agravavam.

“Muitos estudantes mostram dificuldade em conseguir dar resposta às despesas da faculdade, não só a propina, mas também com todo o material que nos é exigido”, relatou Beatriz, acrescentando que a AE nota também os efeitos da pandemia na saúde mental dos alunos.

Sobre o protesto de quarta-feira, a representante dos estudantes de Belas Artes do Porto espera que sirva para fortalecer o movimento associativo estudantil e antecipa a adesão de pelo menos uma centena de universitários na concentração em frente à Reitoria, pelas 15:00.

O protesto vai decorrer ao longo do dia, com concentrações em vários pontos do país: em frente às reitorias da universidade do Algarve e do Porto, na ESAD.CR, em Caldas da Rainha, à entrada do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e em Lisboa no Largo Camões, de onde os estudantes seguem para a Assembleia da República.

Além da AE ESAD.CR, da AE FCSH e da AE FBAUP, a ​​iniciativa foi subscrita por outras cinco associações de estudantes, designadamente das escolas superiores de Turismo e Tecnologia do Mar, e de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, e pela Associação Académica da Universidade de Lisboa.

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Economia Opinião

Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

15:50 4 Novembro, 2026 15:36 4 Novembro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Economia, Opinião

Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

15:50 4 Novembro, 2026 15:36 4 Novembro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Últimas Notícias

  • Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
    Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal