Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Estudantes de cinema repudiam aprovação da proposta de lei sobre audiovisual

Este movimento convocou um protesto pelo cinema português que juntou cerca de uma centena de estudantes, realizadores, produtores, argumentistas

23:57 25 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A partir de agora passa a estar previsto que as plataformas de ‘streaming’ estejam sujeitas “ao pagamento de uma taxa anual correspondente a 1% do montante dos proveitos relevantes desses operadores”

O Movimento Estudantil Pelo Cinema Português repudiou hoje a aprovação, na sexta-feira no parlamento, da proposta de lei sobre audiovisual, que transpõe uma diretiva europeia, considerando a criação de uma nova taxa para as plataformas de ‘streaming’ “manifestamente insuficiente”.

Num comunicado hoje divulgado, o Movimento Estudantil Pelo Cinema Português manifesta “inequívoco repúdio pela decisão da maioria dos partidos com assento parlamentar de não votar favoravelmente as alterações apresentadas, nem de chumbar a proposta do Governo, recusando-se, assim, a defender os interesses dos portugueses e uma política pública para a cultura”.

Este movimento convocou um protesto pelo cinema português que juntou cerca de uma centena de estudantes, realizadores, produtores, argumentistas junto à Assembleia da República, em Lisboa, na quinta-feira, no mesmo dia em que a proposta de lei que transpõe uma diretiva europeia, de 2018, para regulamentar, entre todos os Estados-membros, a oferta de serviços de comunicação social audiovisual, que inclui canais de televisão por subscrição, plataformas de partilha de vídeos e serviços audiovisuais a pedido, conhecidos como VOD (‘video on demand’), como as plataformas Netflix, HBO e Disney +, foi votada na especialidade.

No dia seguinte, a proposta de lei 44/XIV era aprovada, em votação final global, com os votos a favor do PS e do PAN, votos contra do PCP, Partido Ecologista Os Verdes, Iniciativa Liberal e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira e com abstenção do Bloco de Esquerda, PSD, CDS-PP e da deputada não-inscrita Cristina Rodrigues.

A partir de agora passa a estar previsto que as plataformas de ‘streaming’ estejam sujeitas “ao pagamento de uma taxa anual correspondente a 1% do montante dos proveitos relevantes desses operadores”.

O produto da cobrança dessa nova taxa reverte para as receitas próprias do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Caso não seja possível apurar o valor dos proveitos relevantes destes operadores, “presume-se que o valor anual da taxa é de um milhão de euros”.

Para o Movimento Estudantil Pelo Cinema Português, no comunicado hoje divulgado, “a introdução de uma taxa de 1% sobre os ‘proveitos relevantes’ das plataformas de ‘streaming’ e de taxas sobre a publicidade exibida em plataformas de partilha de conteúdos vídeo é manifestamente insuficiente”.

“É urgente e necessário um aumento percentual das primeiras assim como é exigível um aumento das taxas a todos as operadoras de televisão com presença no mercado português. Trata-se, antes de mais, de justiça fiscal e social”, considera.

Para este movimento, o financiamento ao setor do cinema, “- que compreende a produção, exibição, distribuição, internacionalização, festivais de cinema, criação de públicos, Plano Nacional de Cinema, entre outros, como forma de cumprir o direito constitucional à Cultura – deve ser também inscrito no Orçamento de Estado, e incluir a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, além dos custos de manutenção e financiamento do ICA”.

O movimento alerta que a aprovação da proposta de lei “contribui para a sucessiva desresponsabilização do Estado para com o Cinema em Portugal, ameaçando a produção e fruição da arte cinematográfica, o imaginário cinematográfico coletivo de uma cultura, contribuindo para a sucessiva afirmação de uma política de gosto estrangeira que impõe uma uniformização dos conteúdos”.

Além disso, defende, “perdeu-se uma oportunidade histórica de reforçar as fontes de financiamento público do Cinema Português, através do ICA e dos diferentes programas de apoio e desenvolvimento”.

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Últimas Notícias

  • Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
    Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

Opinião

  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal