Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Espetáculos nos Monumentos do Algarve com novos horários

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória

18:02 24 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O concerto Nelson Conceição & Convidados terá lugar no dia 1 de dezembro, na Fortaleza de Sagres

Os Monumentos do Algarve, Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhem, nos dias 28 e 29 de novembro e 1 e 2 de Dezembro, os espetáculos de música, dança, desenho e palavra no âmbito do DiVaM.

A programação agendada para dezembro irá manter-se, conforme previsto, com novos horários e com todas as medidas de segurança definidas pela DGS.

O Auditório da Fortaleza de Sagres recebe, no dia 28 de novembro, pelas 11:30, o projeto “No Avesso das Palavras”. Trata-se de uma performance multidisciplinar onde, frente-a-frente, são colocadas as palavras retiradas dos volumes “No Avesso das Horas” de Sara Martins e “A Fonte das Palavras” de Tiago Marcos, envoltas em ambientes sonoros processados ao vivo por Luís Caracinha.

O espetáculo promovido pela AOPP – Associação Oficina de Planeamento e Participação – tem a produção da Epopeia – Make It Happen, com Ricardo Branco no som, Didier Grelha na Iluminação e Ana Neto na produção.

Domingo, dia 29 de novembro, pelas 11:30 irá ser apresentado o 1º concerto do Ciclo Artis XXI – Duo Fermanian & Micael – também no Auditório da Fortaleza de Sagres. Com um diálogo muito fluente entre a Guitarra (José Micael) e o Violino (Vasken Fermanian) a ideia deste projeto é mostrar ao público um vasto leque de recursos técnicos, interpretativos e de timbres que estes instrumentos podem oferecer através de um repertório bastante aliciante e diversificado que engloba obras de compositores eruditos do séc. XIX até aos grandes clássicos do samba e da bossa nova, a exemplo de Pixinguinha e Chico Buarque.

Projeto promovido pela ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa – AEAL

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, 29 de novembro, pelas 16 horas o concerto integrado no Festival D´Aquém Mar – Festival com Sons Antigos, com Ricardo Leitão Pedro (Tenor e Alaúdista), com o programa “No val das mais belas”.

Luys de Milán, músico e escritor espanhol, publica em Valência no ano de 1536 “El Maestro”, um livro de música para vihuela de mano dedicado ao rei português D. João III. Neste livro, encontramos diversas peças instrumentais de cariz improvisatório e canções em castelhano, português e italiano, entre as quais romances que descrevem batalhas contra os mouros e outros eventos históricos.

Muitas das canções neste programa são ainda retiradas de cancioneiros portugueses da primeira metade do século dezasseis, arranjadas para voz sola e acompanhamento instrumental. Projeto de Elsa Mathei, promovido pela Associação Questão Repetida, apoiado no âmbito do PAAC – Programa de Apoio à Ação Cultural da DRCAlg.

O concerto Nelson Conceição & Convidados terá lugar no dia 1 de dezembro, na Fortaleza de Sagres, pelas 16 horas. Este projeto apresenta um diálogo entre o acordeão de Nelson Conceição, a voz de Cristina Paulo e o contrabaixo de Luís Henrique, através de temas originais que misturam o jazz e/ou o erudito com o fado e a música tradicional com toques de improvisação.

O concerto conta com a participação especial de Petru Moroi (saxofone e clarinete), Pedro Branco (percussões) e João Palma (acordeão). Projeto promovido pela Associação de Acordeão Garvefole

No dia 2 de Dezembro, pelas 11:00, terá lugar na Fortaleza de Sagres, o Laboratório de Dança e Desenho “Rosa-dos-Ventos” com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados. Este projeto promovido pela Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur incidirá sobre a problemática dos Direitos Humanos e da Aceitação e Não Descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.

Durante a realização desta iniciativa que terá a duração de 2 horas, serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres distinguido com a Marca do Património Europeu.

A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.

As inscrições para todas as atividades devem ser formalizadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone. 282 620140.

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível aqui.

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Economia Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve Cultura Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia Europa Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Berna, Suíça.
Economia Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Economia, Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia, Europa, Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Berna, Suíça.
Economia, Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Últimas Notícias

  • Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
    Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
  • Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
    Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
  • Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
    Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
  • Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
    Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
  • Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur
    Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento