Meia centena de escritores portugueses e espanhóis participam, entre 4 e 8 de Outubro, no Encontro Hispano-Luso de Escritores “Palavra Ibérica” em Punta Umbría.
O encontro literário, realizado no Centro Cultural de Punta Umbría, conta com recitais, micro-concertos, exposições e apresentações de livros.
Não obstante, dentro deste ciclo, realizou-se uma mesa redonda sobre tradução na Biblioteca de la Diputación de Huelva, no dia 4 de Outubro. Para além dos recitais dos dias 7 e 8, o dia 6 de Outubro conta ainda com “Escritores por Juárez”, onde distintos poetas narram as suas composições relativas à região mexicana.
Entre a participação portuguesa estão alguns dos nomes mais representativos do actual panorama literário algarvio e não só: Adão Contreiras, Adília César, Fernando Esteves Pinto, Fernando Pessanha, João Pereira, Luís Ene, Maria Luísa Francisco, Miguel Godinho, Paulo Afonso Ramos, Pedro Jubilot, Pedro Tavares, Susana Berardo, Vitor Cardeira, entre outros.
“Palavra Ibérica” é um projecto destinado a potenciar o intercâmbio e cooperação cultural entre localidades e regiões de língua portuguesa e castelhana. Um encontro destinado a actividades de índole literária e que conta com recitais poéticos, apresentações de livros, escritores e editores, campanhas de fomento à prática da leitura, feiras do livro, assim como outros tipos de actividades que contemplam a palavra como um elemento integrador e difusor da língua e cultura de ambos os países.
Este encontro, de carácter semestral, teve origem numa primeira fase, entre 2005 e 2009, sendo realizado em Punta Umbría e Vila Real de Santo António. Depois de vários anos de inactividade, o encontro renasceu em 2015, com o objectivo de continuar a dar a conhecer o que de melhor se faz a nível literário e cultural em ambas as margens do Guadiana, mais concretamente no Algarve e na Andaluzia.
O encontro, que mantém duas convocatórias anuais, é celebrado no primeiro semestre do ano em Vila Real de Santo António, em Portugal, e no segundo semestre em Punta Umbría.