Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Escolas algarvias arrancam ano lectivo com projecto “A Minha Praia”

A “Minha Praia” é um projecto de ciência cidadã que pretende consciencializar o público escolar e as camadas jovens da região para a conservação do meio marinho, através da criação de uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve. O projecto, coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, foi […]

12:46 4 Outubro, 2018
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Crianças percorreram uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível (Fotos: D.R.)

A “Minha Praia” é um projecto de ciência cidadã que pretende consciencializar o público escolar e as camadas jovens da região para a conservação do meio marinho, através da criação de uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve.

O projecto, coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área da Ciência em 2017 e alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira), envolvendo também o projecto Straw Patrol, o Centro de Ciências do Mar (CCMar), a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA/ARH-Algarve), e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários municípios algarvios e o empreendimento turístico Pedras d’El-Rei.

No passado dia 28 de Setembro, o Centro Ciência Viva de Tavira iniciou as actividades do projecto “A Minha Praia”, levando alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica 1.º ciclo de Santa Luzia à Praia do Barril para uma sessão de monitorização e limpeza do lixo presente no areal. Às crianças participantes foi feita uma introdução à problemática do lixo marinho, suas origens e impactos, sobretudo como a sua presença nas nossas praias afecta a saúde do meio marinho, o quotidiano das populações residentes e a economia local. Depois, munidos de luvas protectoras, sacos de recolha de lixo e fichas de registo e catalogação, meteram mãos à obra, percorrendo uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível.

Centros Ciência Viva do Algarve implementam acções de monitorização do lixo marinho

A associação entre os três Centros Ciência Viva é fundamental para criar uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve, um dos objectivos deste projecto. Cada Centro Ciência Viva está responsável por implementar diversas acções de monitorização do lixo marinho em praias dentro do seu alcance geográfico. Ao Centro Ciência Viva de Tavira cabe conduzir estas acções de monitorização na Praia do Barril (Tavira) e Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António), enquanto o Centro Ciência Viva do Algarve tem a seu cargo a praia da Ilha de Faro e a Praia dos Pescadores (Albufeira), e o Centro Ciência Viva de Lagos coordena as acções na Meia Praia (Lagos) e na Praia da Mareta (Vila do Bispo).

Às crianças participantes foi feita uma introdução à problemática do lixo marinho, suas origens e impactos

Estas acções de monitorização seguem a metodologia proposta e padronizada pela Convenção OSPAR (Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste), que é o actual instrumento legislativo que regula a cooperação internacional em matéria de proteção ambiental no Atlântico Nordeste e da qual Portugal é signatário desde 1992. Estas acções de monitorização e limpeza levadas a cabo pelos alunos algarvios de vários anos lectivos não só são actos de civismo ambiental como são verdadeiros eventos de ciência cidadã, pois tenciona-se recolher não só lixo, mas também informação sobre quantidades e tipos de lixo encontrados, bem como a sua sazonalidade. Estes dados serão depois fornecidos às entidades competentes para que sejam incorporados em análises e estudos de âmbito nacional e internacional sobre a permanência de lixo marinho nas costas portuguesas e europeias.

Outra particularidade deste projecto é a instalação de estações de reciclagem de plástico “Precious Plastic” nos Centros Ciência Viva participantes. Estas estações de reciclagem estarão disponíveis à comunidade escolar regional para o desenvolvimento de actividades didácticas de reciclagem e reutilização, onde a partir do lixo plástico encontrado, se produzem novos objectos que os alunos podem utilizar, prolongando assim a vida útil dos materiais e reduzindo o impacto do lixo resultante de itens plásticos descartáveis e de uso único.

Através da difusão do conhecimento actual a partir do público escolar, com este projecto procura-se “atingir toda a sociedade, sensibilizando-a para as consequências ambientais, económicas e sociais da crescente presença de lixo no meio marinho e zonas a ele associadas, como as praias. É pelo prejuízo causado ao Oceano e porque é necessário que este continue a suster a vida na Terra e a ser fonte de inspiração, prazer e descoberta que o projecto A Minha Praia aspira a consciencializar à preservação do meio marinho e para a importância de hábitos de consumo sustentáveis na redução das toneladas de lixo produzidas diariamente por todos nós”, explica o Centro Ciência Viva de Tavira.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Algarve

Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira

12:20 15 Outubro, 2026 12:17 15 Outubro, 2026

Caso investigado pela PJ de Portimão envolve uma menina de 11 anos e alegados abusos ocorridos ao longo de cerca de um ano

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Branded Content Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve, Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Algarve

Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira

12:20 15 Outubro, 2026 12:17 15 Outubro, 2026

Caso investigado pela PJ de Portimão envolve uma menina de 11 anos e alegados abusos ocorridos ao longo de cerca de um ano

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Branded Content, Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Últimas Notícias

  • Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
    Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
  • Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
    Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
  • Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada
    Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada
  • Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira
    Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira
  • PJ detém em Vila Real de Santo António homem procurado pelas autoridades polacas por homicídio
    PJ detém em Vila Real de Santo António homem procurado pelas autoridades polacas por homicídio

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal