O Dia Internacional dos Museus, dedicado este ano à relação destes espaços com a paisagem cultural, celebra-se hoje com entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos, e uma programação de visitas, ateliês e encenações históricas.
Instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema “Museus e paisagens culturais”, visando promover a ideia de museu enquanto centro territorial de protecção activa da paisagem cultural.
O primeiro-ministro, António Costa, para assinalar a data, visita a partir das 12 horas, a exposição “Lusitânia Romana. Origem de dois povos”, no Museu Nacional de Arqueologia, organização conjunta do museu português, com o Museo Nacional de Arte Romano, de Mérida, Espanha, com a colaboração científica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Hoje, os museus, palácios e monumentos da tutela da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada livre, na Noite dos Museus, a 21 de Maio, estarão abertos gratuitamente, a partir das 17.30 horas.
Cerca de 44 concelhos do país aderem às celebrações, nos seus 79 museus, monumentos e palácios, participando com dezenas de actividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos e lançamentos de livros, entre outras.
No Algarve, cidades como Lagos, Loulé e Albufeira também aderem às comemorações com entradas gratuitas durante todo o dia.
(Agência Lusa)