Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

DGArtes: Estruturas pedem no Parlamento que apoio excecional passe a ser regra

Em 2020, a DGArtes apoiou 110 candidaturas, num total de 506 analisadas, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos, nas áreas de Criação e Edição, num valor total de cerca de 2,4 milhões de euros

20:30 26 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As candidaturas apoiadas representaram menos de um terço das 388 consideradas elegíveis pelo júri

Estruturas representativas do setor da Cultura defenderam hoje, no Parlamento, que o apoio excecional a todas as entidades consideradas elegíveis no concurso 2020-2021, de apoio sustentado, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), passe a ser regra.

As deputadas da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação ouviram hoje, em audição ao início da tarde, representantes da Ação Cooperativista, da Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual, Cinema e Publicidade (APTA), da Associação para as Artes Performativas em Portugal (Performart) e da Associação de Artistas Visuais em Portugal (AAVP), na sequência de um requerimento do Bloco de Esquerda (BE), sobre os resultados do Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição 2020, da DGArtes.

Em 2020, a DGArtes apoiou 110 candidaturas, num total de 506 analisadas, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos, nas áreas de Criação e Edição, num valor total de cerca de 2,4 milhões de euros. No entanto, as candidaturas apoiadas representaram menos de um terço das 388 consideradas elegíveis pelo júri.

“Defendemos a atribuição de financiamento a todas as candidaturas elegíveis com carácter duradouro e não como uma medida de exceção anunciada a 14 de janeiro de 2021, como resposta à situação de crise atual. Esta medida adotada excecionalmente, torna evidente a necessidade de fixar um financiamento sério às linhas de Apoio às Artes – através da DGArtes – no futuro, com dotação orçamental não inferior à que neste momento foi adotada”, afirmou Teresa Coutinho, da Ação Cooperativista.

O requerimento do BE foi apresentado antes de, em 14 de janeiro, a ministra da Cultura anunciar que os concursos da DGArtes não irão abrir este ano, adiando o ciclo de concursos para 2022, embora o Governo vá “apoiar entidades artísticas através da DGArtes”. Entre esses apoios, no valor global de 43,4 milhões de euros, conta-se “a atribuição de apoio às 75 entidades elegíveis, não apoiadas, do concurso 2020-2021”, de apoio sustentado, uma medida com um impacto de 12 milhões de euros, nos dois anos.

Também para a Performart, esta solução “não devia restringir-se à situação de pandemia, mas devia passar a ser o regular funcionamento dos concursos”.

“É isto que faz sentido e que está estipulado nas regras do concurso: quem é exigível, deverá receber financiamento”, defendeu Inês Maia desta associação.

Para a representante da Performart, os resultados do concurso das áreas de Criação e Edição mostraram uma situação “verdadeiramente escandalosa”, com “centralização dos apoios na zona de Lisboa e Vale do Tejo”, e com “candidaturas com pontuação excelente a não serem apoiadas”.

Teresa Coutinho da Ação Cooperativista corrobora a ideia: “A discrepância entre a qualidade das candidaturas e a capacidade de respostas é gritante”.

“O orçamento destinado a estes apoios, mesmo tendo sido alvo de reforço de dotação, está gritantemente longe de acompanhar a vitalidade e o crescimento do tecido artístico, nem sequer se vislumbra qualquer capacidade de resposta à excelente qualidade dos projetos submetidos a concurso”, alertou.

Além disso, Teresa Coutinho referiu que “o facto de mais de 70% das candidaturas apoiadas pertencerem à Área Metropolitana de Lisboa, constitui um forte alerta para uma concentração do investimento para a cultura numa zona específica do país”, e denunciou uma preocupante falta de condições estruturais que, cada vez mais, constrangem a fixação de projetos noutros pontos do país, por forma a contribuir para a coesão territorial de oferta cultural”.

Também Pedro Barateiro, da AAVP, alertou para o problema, “muito dramático”, de “não haver alargamento dos apoios ao território”.

Para este artista visual, as medidas adicionais anunciadas recentemente pelo Governo “são insuficientes”.

“A par do problema estrutural, não nos parece que estas medidas venham colmatar uma necessidade que é constante e tem de ser muito mais alargada”, defendeu.

Além de medidas de apoio à DGArtes, no dia 14 de janeiro, a ministra da Cultura anunciou também, entre outros, a criação um programa de apoio ao setor, com uma dotação global de 42 milhões de euros, numa primeira fase, que dará um apoio “universal, não concursal e a fundo perdido”, destinado tanto a entidades e empresas como a pessoas singulares.

O Garantir Cultura, explicou na altura, é a “materialização do programa criado pela lei do Orçamento do Estado 2021 de apoio ao trabalho artístico”.

Teresa Coutinho alertou hoje as deputadas que “as verbas anunciadas não são a fundo perdido, como foi anunciado, destinam-se a programação, criação, eventos, investigação, traduzem-se em honorários para quem está envolvido nestes projetos”.

“Se são a fundo perdido não deveria contemplar a apresentação de programação. Tendo exigências de contrapartidas deixam de ser a fundo perdido”, reforçou Ruy Malheiro, também da Ação Cooperativista.

Já Inês Maia considerou que “o mais premente é a rápida implementação destes apoios”.

“Foram anunciados no dia 14 de janeiro, mas ainda não estão a ser implementados e há ainda uma série de dúvidas quanto à sua implementação”, alertou.

Uma das dúvidas prende-se com o apoio social no valor único de 438,81 euros, referente a um Indexante dos Apoios Sociais (IAS), “universal e atribuível a todos os trabalhadores” independentes, que tenham um código de atividade económica (CAE) ou de IRS (CIRS) no setor da Cultura, também anunciado no dia 14 de janeiro pelo Governo.

Jorge Ferreira da Costa, da APTA, quer ver esclarecido se este apoio é “sujeito a descontos”, porque, caso seja, “na prática não se recebe 438 euros, mas menos do que isso”.

Além disso, a APTA deixou um alerta, também feito pelas outras estruturas que participaram na audição.

“Os apoios de emergência caracterizam-se pela insuficiência de valores, mas há outro problema de abrangência. Estes apoios não chegam a toda a gente”, afirmou Pedro Madeira, lembrando a necessidade de haver um mapeamento do setor por haver trabalhadores das Artes e da Cultura, inscritos com CAE (código de atividade económica) ou CIRS (código do IRS), “que não estão diretamente abrangidos em atividades culturais”.

Ruy Malheiro, da Ação Cooperativista, reforçou o alerta: “Milhares de pessoas ficarão de fora”.

Em relação ao mesmo tema, a Performart lembrou que “está mais do que visto que este confinamento não durará um mês”.

“Os efeitos perversos da paragem de atividade prolongam-se no tempo e é necessário acautelar a situação desses trabalhadores, que dependem do trabalho no setor para viver, reforçando esse apoio”, defendeu Inês Maia.

Embora não fizesse parte da agenda de hoje, o estatuto do profissional da Cultura entrou também na audição, com as estruturas a saudarem a disponibilidade da tutela em ouvi-las. “Resta saber se esse diálogo é bem aproveitado”, afirmou Inês Maia.

As estruturas ouvidas hoje no Parlamento, tal como outras do setor, voltaram a defender a necessidade da criação do estatuto, assim como do reforço das verbas para a Cultura no Orçamento do Estado. Reivindicações feitas e reiteradas em muitas ocasiões, ao longo das últimas décadas.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Comboios parados junto a uma plataforma.
Economia Nacional

Comboio atropela 89 ovelhas nesta região: Infraestruturas de Portugal quer pastores a pagar 26.000€ e esta é a razão

15:20 25 Maio, 2026 11:32 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Acidente ferroviário que matou dezenas de ovelhas numa linha do Centro está agora a gerar uma disputa judicial

Algarve Cultura Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia Nacional

Adeus crise dos combustíveis? Está a caminho desta cidade portuguesa um mega-projeto para produzir jet fuel para aviões e este é o valor do investimento

12:50 25 Maio, 2026 11:11 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Projeto de 800 milhões de euros está a avançar em Portugal para produzir combustível sustentável para aviões

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Aparelhos elétricos esquecidos. Crédito: Foto AI
Tech

Especialistas ‘alertam’: nunca deixe estes aparelhos elétricos ligados à tomada quando for viajar

16:30 23 Maio, 2026 14:33 23 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de sair de casa por vários dias há aparelhos elétricos que não devem ficar esquecidos na tomada e especialistas explicam os motivos

Comboios parados junto a uma plataforma.
Economia, Nacional

Comboio atropela 89 ovelhas nesta região: Infraestruturas de Portugal quer pastores a pagar 26.000€ e esta é a razão

15:20 25 Maio, 2026 11:32 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Acidente ferroviário que matou dezenas de ovelhas numa linha do Centro está agora a gerar uma disputa judicial

Algarve, Cultura, Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia, Nacional

Adeus crise dos combustíveis? Está a caminho desta cidade portuguesa um mega-projeto para produzir jet fuel para aviões e este é o valor do investimento

12:50 25 Maio, 2026 11:11 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Projeto de 800 milhões de euros está a avançar em Portugal para produzir combustível sustentável para aviões

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve, Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência, Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve, Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Aparelhos elétricos esquecidos. Crédito: Foto AI
Tech

Especialistas ‘alertam’: nunca deixe estes aparelhos elétricos ligados à tomada quando for viajar

16:30 23 Maio, 2026 14:33 23 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de sair de casa por vários dias há aparelhos elétricos que não devem ficar esquecidos na tomada e especialistas explicam os motivos

Últimas Notícias

  • ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
    ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
  • Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
    Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
  • ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
    ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
  • Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
    Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
  • Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
    Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
  • Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve
    Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal