A cultura sai à rua e durante os meses de verão em Lagoa, no Algarve, num autocarro panorâmico com quase 60 espetáculos, anunciou a autarquia.
Esta é a segunda edição da iniciativa “A Cultura sai à Rua” promovida pelo município algarvio e procura ”promover a cultura no concelho e continuar a ajudar os artistas locais”, envolvendo “mais de 40 artistas” que irão integrar 56 espetáculos musicais, afirmou à Lusa o presidente da Câmara de Lagoa.
O autocarro irá sair à rua “de terça a sexta-feira durante os meses de julho, agosto e setembro”, percorrendo todo o concelho em quatro percursos distintos “entre as 18:30 e as 22:30”, afirmou Luís Encarnação.
Além dos espetáculos móveis no autocarro, “haverá espetáculos pontuais pelo concelho e em recintos fechados”, assim que as condições epidemiológicas o permitam.
“Este pacote de medidas de apoio aos artistas locais é fundamental para não deixar morrer a cultura e ajudar um dos setores mais afetados pela pandemia. A iniciativa ‘A Cultura sai à rua’ é mais do que uma ajuda aos músicos, porque acaba por indiretamente ajudar outros setores, como o comércio local”, defendeu.
O município de Lagoa preparou um pacote de medidas de apoio aos artistas locais que passa pela 2.ª edição da iniciativa “A cultura sai à rua”, com o desafio de criarem várias músicas alusivas ao concelho e pela oferta de cartões promocionais dos seus trabalhos, que também podem ser promovidos através da plataforma “Algarvios” – https://algarvios.pt .
Cada artista poderá participar nas três medidas de apoio ou apenas nas que considerar mais vantajosas para si.
Segundo a autarquia, este conjunto de medidas resultou de uma reunião promovida pelo executivo com cerca de 60 artistas de Lagoa, na qual foram debatidas as dificuldades que a cultura atravessa, devido à pandemia covid-19, bem como as dificuldades que sempre existiram.
Foram ainda debatidas várias propostas, diretas ou indiretas, para apoiar os artistas locais e continuar a promover a cultura no concelho.