A atual conjuntura que vivemos, devido à Pandemia por COVID-19, fomentou, na generalidade por força das circunstâncias, a adoção de práticas de teletrabalho, em muitas atividades. Quando cada vez mais se reconhecia a importância das novas tecnologias na sociedade, o seu papel foi reforçado face à nova realidade, que todos vivemos.
As Bibliotecas, enquanto organizações dinâmicas, procuram adaptar–se a este novo contexto, com o apoio das soluções e plataformas, que desempenham um papel importante na difusão e disseminação da informação, contribuindo para a divulgação dos serviços das bibliotecas através de soluções como o Facebook, Instagram, repositórios, blogues, portais, entre outros recursos online. Parte das suas atividades, habitualmente, oferecidas presencialmente, são disponibilizados através de teletrabalho, garantindo os serviços aos seus utilizadores.
As bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) (https://amal.pt/atividades/protocolos-e-parcerias/bibal-rede-de-bibliotecas-do-algarve) estão encerradas ao público, no entanto, em alternativa muitas oferecem serviços à distância, possibilitados pelas redes de comunicação dos quais se destacam: as horas do conto, sugestões de leitura, formação, divulgação de conteúdos informativos fidedignos (e-books, sites, notícias, etc.), que contribuem para amenizar a impossibilidade dos leitores se deslocarem pessoalmente. Os utilizadores poderão consultar a página da Internet e a presença nas redes sociais de cada biblioteca, para ficarem a par das várias atividades disponíveis. Também a Direção Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/Paginas/default.aspx) através do seu site divulga serviços e iniciativas de muitas bibliotecas em todo o País que poderá consultar (https://flipboard.com/@RNBP_DGLAB).
O empréstimo dos documentos que estavam na posse dos leitores, quando as bibliotecas foram imprevisivelmente encerradas, prolongar-se-á até à sua reabertura. Novos empréstimos, em geral não estão previstos, apenas são possíveis para leitores inscritos na Biblioteca Municipal de Lagoa, mediante contacto prévio, por telefone ou por correio eletrónico.
Nestes tempos insólitos, as Bibliotecas adaptam-se e continuam disponíveis para os seus utilizadores, oferecendo serviços, disponibilizando recursos e competências, e estando presentes… “à distância”.
Até breve na Biblioteca mais perto de si.
Fique em casa pela sua saúde e pela saúde de todos!
Maria Margarida Vargues (Biblioteca da Universidade do Algarve)
Cláudia Matos (Biblioteca Municipal António Ramos Rosa – Faro)