Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Covid-19: Candidaturas para fundo coletivo de apoio a profissionais da Cultura abrem dia 19

Fundo conta com 1,35 milhões de euros de dotação, e será gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

08:41 13 Outubro, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Devido à pandemia mais de 80% da atividade cultural prevista foi cancelada ou adiada

As candidaturas para o fundo coletivo solidário de apoio aos profissionais cultura, anunciado em abril pela cooperativa GDA e que tem uma dotação de 1,35 milhões de euros, abrem no dia 19, foi hoje anunciado.

“Os profissionais das atividades culturais podem candidatar-se ao Fundo de Solidariedade com a Cultura já a partir de 19 de outubro”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas tinha anunciado em abril a criação de um fundo de solidariedade, juntamente com a Audiogest (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Fonográficos em Portugal), para apoiar os profissionais da cultura, artistas e técnicos, que ficaram sem trabalho por causa da covid-19.

Em junho era anunciado que o fundo contava já com 1,35 milhões de euros de dotação, mais dois parceiros e que seria gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

A GDA e a Audiogest contribuíram com 500 mil euros cada para esse fundo, sublinhando na altura que a iniciativa seria coletiva, alargada a mais entidades contribuintes. A SCML entrou com 150 mil euros e a associação Gedipe, que representa produtores de cinema e audiovisual, com 200 mil euros.

Segundo informação hoje divulgada, o Fundo de Solidariedade com a Cultura “divide-se em cinco linhas de apoio”, quatro das quais “com condições específicas direcionadas para subgrupos de profissionais que trabalhem em diferentes áreas da cultura e uma de apoio geral”.

A linha de apoio 1 é destinada a “artistas, intérpretes ou executantes que ficaram desempregados no início da pandemia e que desempenharam em 2019 atividades profissionais relacionadas com a produção de espetáculos ou outras atividades conexas na área da música, dança, teatro, cinema ou audiovisual, se não tiverem direito a Fundo de Desemprego”.

À linha de apoio 1 podem também candidatar-se “empresários em nome individual sem trabalhadores a cargo”. Os profissionais que pertençam a este grupo, cuja idade seja igual ou superior a 60 anos, completada ao longo de 2020, poderão candidatar-se à linha de apoio 4.

As linhas de apoio 2 e 3 destinam-se a “empresas e empresários em nome individual com trabalhadores a cargo, que atuem em produção e edição cinematográfica, audiovisual e na área da música”.

A linha de apoio geral abarca “artistas, empresários e trabalhadores por conta de outrem que estejam desempregados devido à pandemia e que desempenhem funções artísticas, técnicas, de gestão ou suporte em áreas que vão desde o cinema e audiovisual às bibliotecas e arquivos”. Para poderem usufruir deste apoio, “os candidatos deverão comprovar que vivem há mais de dois anos em Portugal e que perderam mais de 50% dos rendimentos em relação ao ano anterior”.

Os profissionais da cultura “deverão escolher apenas uma destas linhas, sendo que os valores mínimos a atribuir variam entre os 438 euros e os 740,83 euros por pessoa /posto de trabalho”, e aqueles “que não receberam apoio da linha de apoio social adicional aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, lançada pelo Ministério da Cultura, serão considerados prioritários no processo de candidatura”.

No comunicado hoje divulgado, salienta-se que, embora o Fundo de Solidariedade com a Cultura “tenha sido criado por estas quatro entidades (GDA, Audiogest, SMCL e GEDIPE), está aberto à participação de todos que queiram contribuir e ser solidários”.

“Os donativos podem ser feitos diretamente através de um formulário disponível no site do Fundo (https://www.solidariedadecultura.pt/). Vários artistas, produtores e organizações de produção cultural já contribuíram para o aumento das verbas deste fundo de apoio que começou com 1,35 milhões de euros, de forma a chegar a um maior número de profissionais desprotegidos”, lê-se no comunicado.

Entre as entidades que lançaram iniciativas de angariação para o Fundo de Solidariedade com a Cultura estão, entre outros, a Sons em Trânsito, que destinou as receitas do Festival Regresso ao Futuro, o Teatro Municipal de Faro, com receitas de um concerto de Diogo Piçarra, e os teatros municipais de Lisboa, com as vendas do Vale Futuro.

Ao longo dos últimos meses, tem sido sobretudo o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) a divulgar resultados de inquéritos que tem feito aos profissionais do setor durante o período da pandemia da covid-19.

Esta semana, o sindicato revelou resultados do terceiro inquérito lançado, segundo o qual 12% dos trabalhadores da Cultura têm um contrato sem termo e mais de dois terços (70%) trabalham numa segunda atividade.

“Confirma-se que mais de 80% da atividade prevista foi cancelada ou adiada e, ao contrário do que tem sido dito pelo Governo, apenas 7% diz ter visto as suas atividades profissionais reagendadas com data concreta”, adiantou o sindicato.

Os espetáculos começaram a ser adiados ou cancelados em março, no âmbito as medidas de contenção de propagação da pandemia da covid-19, ainda antes de ser decretado o encerramento das salas.

No dia 01 de junho, as salas de espetáculos foram autorizadas a reabrir, no âmbito do “Plano de Desconfinamento” do Governo, anunciado em 30 de abril, mas com normas de higiene e segurança.

De acordo com a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), desde meados de março e até ao final de abril foram cancelados, suspensos ou adiados cerca de 27 mil espetáculos.

Segundo os resultados de um inquérito promovido pela GDA, por cada espetáculo cancelado em Portugal, até 31 de março, devido à pandemia da covid-19, ficaram sem rendimento, em média, 18 artistas, 1,3 profissionais de produção e 2,5 técnicos.

Ao inquérito responderam, até 31 de março, 992 profissionais, que deram conta do cancelamento de 4.287 espetáculos.

A crise no setor da Cultura deu origem a pelo menos dois grupos de ajuda alimentar, que começaram por Lisboa, mas criaram depois núcleos no resto do país: a União Audiovisual e o nosSOS, promovido pela companhia de teatro Palco 13.

Quem quiser ajudar, ou precisar de ajuda, pode contactar estes grupos usando a Internet. A União Audiovisual tem um grupo no Facebook, que é fechado, mas basta pedir para aderir, e uma página em https://uniaoaudiovisual.pt/. O nosSOS está em https://ge0612.wixsite.com/palcotreze/ajuda-palco13 e também no Facebook da Palco 13.

Em março, em resposta ao cancelamento e suspensão da atividade cultural no país para conter a pandemia da covid-19, o Governo criou uma linha de apoio de emergência, com uma dotação inicial de um milhão de euros, reforçada entretanto com 722 mil euros, e que vai apoiar 314 projetos, em 1.025 pedidos recebidos.

Na mesma altura, o Governo anunciou um apoio de 400 mil euros na área do livro e agilização de procedimentos no acesso a concursos de apoio ao cinema.

No final do mesmo mês, foi ativada uma plataforma onde empresas e entidades públicas e privadas podem fazer um investimento direto e imediato em projetos artísticos, chamada Portugal Entra Em Cena, com um investimento de mais de um milhão de euros, em projetos até aos 20 mil euros cada, e a Fundação Calouste Gulbenkian criou um apoio de emergência à cultura no valor de 1,5 milhões de euros.

Em abril, a GDA anunciou que iria antecipar o pagamento dos direitos do Audiovisual e dos Fonogramas de 2018, previsto para julho, no valor cerca de 6,5 milhões de euros, e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou “medidas excecionais de apoio aos associados”, que vão do reforço do subsídio de emergência à possível disponibilização de uma maior margem, no pagamento antecipado de direitos, a autores e editores musicais.

Câmaras como as de Lisboa, Leiria, Faro, Viseu, Viana do Castelo, Oeiras, entre outras, anunciaram em abril programas que assumiram diversas formas, desde financiamentos a associações locais ao lançamento de linhas de apoio para criação.

No início de junho, o Governo anunciou novamente apoios para o setor, agora no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES): uma linha de apoio social a trabalhadores da Cultura no valor de 34,3 milhões de euros; três milhões de euros de apoio à retoma das “salas independentes”, depois do encerramento provocado pelo combate à pandemia; e 750 mil euros para adaptação de “equipamentos culturais sem fins lucrativos” às medidas de segurança decorrentes da covid-19.

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Alunos a estudar.
Ensino Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Alunos a estudar.
Ensino, Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
    Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
  • Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
    Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
  • Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
    Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
  • Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
    Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal