A Câmara de Olhão oferece à população o já tradicional Concerto de Natal, no próximo dia 22, pelas 21 horas, pelo Coro Gulbenkian, na Igreja Matriz da cidade.
O evento, de entrada livre, que este ano tem um cariz solidário, será uma oportunidade para recordar alguns dos temas tradicionais desta quadra entoados um pouco por todo o mundo, como We wish you a Merry Christmas, Natal de Elvas, In stille Nacht, ou Il est né le Divin Enfant, sob a batuta do maestro Jorge Matta.
Fundado em 1964, e tendo celebrado recentemente o seu 50º aniversário, o Coro Gulbenkian, conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de 100 cantores, actuando igualmente em grupos vocais mais reduzidos, conforme a natureza das obras a executar.
Desde 1969, Michel Corboz é o maestro Titular do Coro, sendo as funções de maestro adjunto e de maestro Assistente desempenhadas por Jorge Matta e Paulo Lourenço, respectivamente.
Ao público de Olhão, o Coro Gulbenkian, que desde 2001 não actua no Algarve, traz a magia do Natal, com canções tradicionais alusivas ao nascimento do Menino Jesus e à sua promessa de alegria e de paz cantadas em diversos pontos do globo: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bulgária, Alemanha, Brasil, Argentina, Venezuela, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Goa, Angola, Moçambique e África do Sul são os países representados no repertório que será interpretado na Igreja Matriz.
Este concerto tem uma vertente solidária. Como tal, todos os bens alimentares não perecíveis que sejam entregues pelo público, à entrada da Igreja, revertem para a Sociedade São Vicente de Paulo.