Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Conservar vestígios romanos de Balsa é compatível com agricultura, dizem técnicos

A equipa de arqueologia responsável pelos trabalhos de diagnóstico na zona onde se supõe estarem vestígios da cidade romana de Balsa, na Luz de Tavira, considera possível salvaguardar o património e fazer exploração agrícola. Segundo a agência Lusa, na Quinta da Torre D’Aires, onde se localizam os vestígios classificados da estação arqueológica romana da […]

10:17 19 Dezembro, 2016
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A zona em causa é uma área de cerca de 15 hectares, localizada na freguesia de Luz de Tavira (Créditos: fotografias aéreas de Lúcio Alves, 1996)

A equipa de arqueologia responsável pelos trabalhos de diagnóstico na zona onde se supõe estarem vestígios da cidade romana de Balsa, na Luz de Tavira, considera possível salvaguardar o património e fazer exploração agrícola.

Segundo a agência Lusa, na Quinta da Torre D’Aires, onde se localizam os vestígios classificados da estação arqueológica romana da Luz – Balsa, no concelho de Tavira, técnicos estão a trabalhar no terreno para perceber se há vestígios que impeçam a empresa privada proprietária de montar estufas para fazer produção de frutos vermelhos.

A Lusexport viu a instalação das estufas ser embargada em 2015 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e foi instada por um parecer da Direcção Regional de Cultura a realizar trabalhos arqueológicos para perceber até que ponto os vestígios podiam ser impeditivos dessa actividade agrícola, que durante cerca de um século se realizou no local sem qualquer preocupação com o património arqueológico.

Tiago Fraga, director da Archaeofactory, empresa contratada pela Lusexport para os trabalhos de arqueologia, explicou à Lusa que, até ao momento, foi sondado o terreno para detectar vestígios e os resultados preliminares revelaram a existência de uma área onde há estruturas enterradas.

“Os resultados iniciais e preliminares do trabalho indicam que existem indícios de estruturas coesas significativas em parte da Torre D’Aires e existem outras estruturas indeterminadas, de alto interesse científico, que temos de efectuar sondagens de diagnóstico para determinar e caracterizar”, afirmou o técnico, frisando que podem corresponder a estruturas da época romana, mas podem também ser “anteriores ou posteriores”.

Tiago Fraga disse que, “na zona ao pé da quinta, presume-se que haja estruturas ou urbanas ou industriais”, enquanto na zona mais longe da quinta e perto da ria Formosa pode haver “estruturas portuárias ou que tenham a ver com o transporte de água”, mas isso “só se confirmará, ou não”, na segunda fase dos trabalhos, prevista para o início do próximo ano.

O técnico disse, ainda, que há uma zona onde “já está autorizada a instalação das estufas” e que a profundidade a que são instalados os pés das estufas “não causa qualquer impacto negativo no património”, faltando determinar se noutra, onde estão detectadas estruturas a profundidades entre os 55 centímetros e 1,2 metros, “é possível ou não colocar as patas das estufas, que só vão até 45 centímetros”.

Tiago Dores, coordenador do projecto, realçou à Lusa que a empresa quer avançar com a exploração agrícola e “tem vindo a cumprir todos os requisitos legais”, demonstrando “preocupações quer a nível ambiental quer a nível de conservação do património”.

“Tudo está a ser feito de forma a que se possa manter a actividade agrícola com o mínimo de impactos e com a maior valorização e salvaguarda do património existente”, afirmou Tiago Dores.

O técnico assegurou, ainda, que os trabalhos estão a ser realizados pela Archaeofactory com a colaboração de, “provavelmente, a melhor equipa nacional para fazer este projecto”, ao contar com “o professor doutor João Bernardes, da Universidade do Algarve, responsável pela parte de investigação de arqueologia romana, e o professor doutor Vasco Mantas, da Universidade de Coimbra, um dos principais investigadores nacionais da arqueologia romana e um dos especialistas na náutica romana”.

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Política

Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão

09:00 14 Outubro, 2026 08:49 14 Outubro, 2026

Visita de Isabel Mendes Lopes e debate sobre alterações climáticas marcaram duas iniciativas do LIVRE no Algarve durante outubro

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Política

Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão

09:00 14 Outubro, 2026 08:49 14 Outubro, 2026

Visita de Isabel Mendes Lopes e debate sobre alterações climáticas marcaram duas iniciativas do LIVRE no Algarve durante outubro

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Últimas Notícias

  • Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
    Ukra apresenta nova camisola do Olhanense para a época 2026/27
  • Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
    Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
  • Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
    Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal