O Concurso de Fado Amador de Loulé, que este ano está de regresso ao concelho, vai silenciar a plateia da Associação Social e Cultural de Almancil, esta sexta-feira, a partir das 21 horas.
Depois das passagens pelas freguesias de São Sebastião, Querença, Salir, Ameixial, Alte, Boliqueime e Quarteira, é a vez de Almancil receber as vozes do fado, numa noite onde não irá faltar o tradicional caldo verde.
O Fado Amador em Loulé foi durante alguns anos um marco importante na programação cultural do concelho. Desde a 1ª edição, realizada em 2000, foi adoptado o sistema de eliminatórias pelas freguesias, tendo a final sido disputada a 16 de Dezembro desse mesmo ano, no Salão de Festas de Loulé, passando a realizar-se, nos anos seguintes, sempre no Cine-Teatro Louletano.
Após alguns anos de interregno, o evento, que além de representar uma inequívoca manifestação da cultura portuguesa, serviu também de trampolim para o aparecimento de alguns já prestigiados fadistas do concelho, como Isa de Brito e César Matoso, entre outros.
O concurso – que teve início no dia 23 de Setembro e que termina no próximo dia 2 de Dezembro – regressou à agenda cultural de Loulé este ano, quando, pela primeira vez, visita todo o concelho.