A Casa do Sal, em Castro Marim, inaugura, no próximo dia 25 de Novembro, pelas 17.30 horas, a exposição “Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio”, patente até ao dia 10 de Janeiro.
Numa narrativa construída em torno da história da peregrinação, a exposição fala sobre a integração da Grande Rota do Guadiana (GR15) nos Caminhos de Santiago, numa candidatura apresentada pela Associação Odiana.
A iniciativa é formalizada com a inauguração da primeira sinalização oficial dos Caminhos de Santiago. A GR15 tem uma extensão de aproximadamente 65 quilómetros e que atravessa os três concelhos do Baixo Guadiana – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A sua integração nos Caminhos de Santiago irá promover este território transfronteiriço junto dos milhares de visitantes, que todos os anos percorrem esta rota de peregrinação que atravessa a Península Ibérica.
“Travessias e Peregrinações” traz ainda a história do Peregrino Algarvio, assim conhecido pelas longas travessias e peregrinações a pé pela Península Ibérica. José Júlio de Brito, assim é o seu verdadeiro nome, traz a esta mostra a sua paixão e partilha com o público algumas das suas experiências, “com mochila nas costas e puro espírito peregrino, realizo alguns desafios caminhando sozinho, onde faço dos meus passos momentos inesquecíveis e únicos”, declara.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.