Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Carnaval de Loulé sai à rua com “O Circo Selfie” [fotogaleria]

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de Março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está […]

19:11 4 Fevereiro, 2019
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de Março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está na ordem do dia: tornar este evento mais sustentável do ponto de vista ambiental.

Assim, uma das novidades passa pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis até quatro ou cinco vezes e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Pretende-se, deste modo, reduzir o uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência de público, em consonância com as opções emanadas da Estratégia Municipal para a Adaptação às Alterações Climáticas. A eliminação destes copos deverá ser feita adequadamente nos contentores castanhos. Os copos serão mais tarde levados para o aterro de compostagem e transformados em composto de qualidade para a agricultura.

No que diz respeito ao desfile, a ideia da organização é transformar aquele que é já conhecido como o “sambódromo louletano” num circo gigante ao ar livre, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas, domadores e todos aqueles que fazem parte deste espetáculo. Os 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do Concelho e escolas de samba, bem como todos os elementos apeados, bailarinas de samba, animadores, cabeçudos, gigantones e uma fanfarra, num total que ascende a 600 figurantes, trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é, de resto, uma das características do desfile louletano.

No quadro desta paródia, em cima de um dos carros, o Presidente Marcelo, “convidado” especial deste corso desde que tomou posse como Chefe de Estado, participa neste “Circo Selfie” numa viagem relâmpago entre Lisboa e o Porto à boleia de um camião, numa paródia ao recente momento que envolveu o Presidente da República para ouvir as preocupações dos camionistas.

Cristiano Ronaldo volta à Loulé acompanhado pela mãe Dolores Aveiro

Outro “residente” neste desfile é Cristiano Ronaldo. O futebolista volta à Avenida José da Costa Mealha acompanhado pela mãe Dolores Aveiro, mas desta vez outra personagem se junta ao “melhor do mundo”: a norte-americana Kathryn Mayorga, que acusou Ronaldo de violação. Num número de patinagem, a jovem foge do madeirense, enquanto Dona Dolores é a trapezista de serviço, sempre a olhar pelo filho neste caso mediático.

Também uma “Tourada À Portuguesa”, com o político/poeta Manuel Alegre como principal espetador, ou o domador de leões e dragões Luís Filipe Vieira são outros dos episódios que irão divertir os foliões.

E porque o Carnaval de Loulé retrata em tom de paródia não só o que se passa no país mas também no mundo, as “estrelas” da política internacional não escapam a esta sátira. Theresa May e Angela Merkhel surgem como halterofilistas na arena deste “Circo Selfie” numa disputa para saber quem é a campeã do levantamento de pesos, numa brincadeira ao Brexit, a controversa saída do Reino Unido da União Europeia, e ao peso da Alemanha no contexto europeu. As protagonistas deste carro são, pois, duas mulheres de força que dominam a Europa.

O Presidente dos Estados-Unidos este ano regressa como lançador de facas

Também em termos internacionais, o Presidente dos Estados-Unidos, que em 2017 trouxe a Loulé as suas “trumpalhadas” e em 2018 apareceu junto ao muro do México, este ano regressa como lançador de facas, fazendo os seus arremessos a dois alvos distintos: aos muçulmanos e aos mexicanos.

Estas são alguns dos episódios que marcaram a atualidade dos últimos anos e que ganham uma dimensão cómica naquele que é o mais antigo corso do país, sobretudo graças à imaginação e criatividade dos artistas que executam de forma primorosa os carros alegóricos.

Nos três dias o desfile arranca às 15 horas e prolonga-se até às 17:30. As entradas têm um custo de dois euros e todas as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade do Concelho e do movimento associativo que participa no corso.

Como já á hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o extenso programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 1 de Março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10 horas.

Na noite de segunda-feira, dia 4 de Março, o “Palácio” do NERA, na Zona Industrial de Loulé, recebe o Baile de Gala dedicado também ao tema do “Grandioso Circus Lauroé”. As entradas, como sempre, têm um valor de 12 euros.

Relativamente aos eventos desportivos, destaca-se o 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, que é já um clássico desta modalidade. Acontece nos dias 2, 3 e 4 de mMarço. De entre as outras iniciativas, realiza-se, no dia 1 de março, às 20h00, a Marcha Corrida Carnaval, na Cerca do Convento; no dia 3 de Março, às 9:30, o Passeio Domingueiro Carnaval de Loulé, com partida da Av. José Costa Mealha; e o Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé, também pelas 10 horas na Av. José Costa Mealha.

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Mulher no médico.
Nacional Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Mulher no médico.
Nacional, Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões
    Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões
  • “Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores
    “Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores
  • Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
    Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
  • Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
    Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
  • Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
    Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal