Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

‘Barro Cal’: a cultura barrocalense mostrada por terras de Santo Estêvão

Entre a serra e o litoral encontra-se o barrocal algarvio, uma área pouco explorada com uma identidade muito própria, que merece toda a atenção. A Associação de Gestores Culturais do Algarve (AGECAL) reconhece a importância desta zona algarvia e escolheu a pacata aldeia de Santo Estêvão, em Tavira, para dar vida à cultura do […]

12:09 9 Junho, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Várias entidades participaram no seminário O Campo como Recurso Cultural

Entre a serra e o litoral encontra-se o barrocal algarvio, uma área pouco explorada com uma identidade muito própria, que merece toda a atenção. A Associação de Gestores Culturais do Algarve (AGECAL) reconhece a importância desta zona algarvia e escolheu a pacata aldeia de Santo Estêvão, em Tavira, para dar vida à cultura do barrocal do Algarve, através da primeira edição da ‘Barro Cal – Festa Feira do Barrocal Algarvio’.

“Inserir a dimensão cultural no desenvolvimento do Algarve” foi o objectivo de Jorge Queiroz, director do Museu Municipal de Tavira e presidente da AGECAL, ao realizar pela primeira vez esta festa-feira, que pretendeu mostrar a todos os visitantes “como a cultura e os recursos culturais podem ajudar a manter a identidade e a riqueza do Algarve”.

Em conversa com o Cultura.Sul, Jorge Queiroz sublinhou o facto do projecto ter “a população como protagonista e ser feito para os cidadãos mostrarem as suas culturas porque o Algarve é uma região riquíssima em termos de património”. Para o presidente da AGECAL, “este é um projecto de gestão cultural aplicada. Nós partimos de um problema, que é o problema da desertificação, das assimetrias, do envelhecimento e do abandono dos recursos do campo, para descobrir como é que a cultura e as associações culturais podem ajudar a inverter este processo ou pelo menos a travá-lo”.

Presidente Jorge Botelho realça a importância do barrocal algarvio

Ao Cultura.Sul, o presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse acreditar que esta “é mais uma mostra com um conjunto de iniciativas que demonstram que não é só o litoral algarvio que importa e que o barrocal é também uma parte fundamental da nossa cultura portuguesa, onde as pessoas e instituições também devem investir”.

A vice-presidente da Câmara, Ana Paula Martins, partilha da mesma opinião e realça a importância de “começar a valorizar cada vez mais aquilo que é nosso, aquilo que vem da terra, as matérias, a cultura, as tradições e o património”. Para a vice-presidente, “todos estes elementos devem servir como factores impulsionadores do desenvolvimento económico e se o fizermos com muita qualidade, de certeza que vamos aumentar a procura e o interesse”.

Evento começou com seminário onde se debateu ‘O Campo como recurso cultural’

Exposições, músicas, passeios, jogos, danças e muitos petiscos da região mostraram, de diferentes formas, a riqueza do barrocal algarvio, de 26 a 28 de Maio, em Santo Estêvão. Momentos para disfrutar em família que deram a conhecer, sobretudo aos mais jovens, aquilo que eram os valores e a cultura de antigamente que, para Jorge Queiroz, “sempre foi uma cultura para todas as idades”.

Um programa “muito bem concebido porque pensa o território, com o território e com as pessoas desse território”. Alexandra Rodrigues, directora regional da Cultura, entende que “a relação entre uma componente cultural e uma componente da terra só pode dar bons frutos e bons resultados. Este cruzamento artístico e cultural com as actividades tradicionais é muito mais interessante do que a cópia dos modelos daqueles que nos visitam, como aconteceu ao longo de várias décadas”.

O seminário ‘O campo como recurso cultural’, realizado na Casa do Povo de Santo Estêvão, marcou o início da festa-feira com a presença de convidados ilustres como Ana Paula Martins, vice-presidente da Câmara de Tavira, Alexandra Rodrigues, directora regional da Cultura, Fernando Severino, director regional da Agricultura, Dália Paulo, comissária do Programa 365 Algarve, e José Liberto, presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão e Luz de Tavira.

Os convidados especiais do seminário foram pessoas com experiências concretas neste âmbito, nomeadamente, João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve, Rafael Morales Astola, gestor cultural e professor na Universidade de Santa Luzia, em Espanha, e Rui Penas, do projecto “Ao Luar Teatro”. Os convidados fizeram uma reflexão sobre a gestão cultural e a valorização do mundo rural, num debate moderado por Jorge Queiroz, segundo o qual, a qualidade do seminário era mais importante do que o número de convidados.

Na sessão de abertura do evento, o director regional da Agricultura, Fernando Severino, mostrou-se satisfeito com a iniciativa “que faz justiça às questões do barrocal”. O evento contribui para a “construção de um Algarve mais sustentável” e deve servir de “exemplo para melhorar e para construir novos caminhos”.

365 Algarve acredita que a iniciativa cria condições para que se pense o território
Evento faz homenagem ao barrocal algarvio e mostra cultura da região

A comissária do programa 365 Algarve, um dos parceiros da AGECAL neste projecto, considera que “esta primeira festa-feira do barrocal algarvio faz todo o sentido no programa 365 Algarve porque nós trabalhamos com a matéria-prima do território e com os fazedores de cultura do território. São eles que oferecem, são eles que escolhem o que querem apresentar” e a ‘Barro Cal’ é sem dúvida uma iniciativa realizada de uma forma colaborativa que promove o desenvolvimento regional.

Dália Paulo acredita que “a cultura transforma e, ao transformar, fará de nós, algarvios, cidadãos mais felizes. Ao sermos cidadãos mais felizes, significa que temos uma auto-estima maior e um amor maior pela região, o que significa também um aumento da qualidade do produto turístico que oferecemos”.

Iniciativa promove a reaprendizagem de saberes

A ‘Barro Cal’ assume uma função lúdica e educativa de reaprendizagem de saberes, de relação equilibrada entre o Homem e a natureza, e de sensibilização das várias gerações para as múltiplas fontes de conhecimento e disciplinas artísticas.

A cultura não era muito valorizada na região e esta homenagem ao barrocal algarvio vem enaltecer a freguesia e mostrar aquilo que esta zona tem de melhor para oferecer, porque, de acordo com Jorge Queiroz, “temos de ir às raízes da cultura portuguesa para poder construir um contemporâneo de qualidade”.

A primeira festa-feira do barrocal algarvio é organizada pela AGECAL, com apoio do município de Tavira, da Freguesia de Luz de Tavira e Santo Estêvão e do Programa 365 Algarve, contando também com a colaboração da Casa do Povo de Santo Estêvão.

A AGECAL vai celebrar dez anos em 2018, e é uma associação que sempre procurou juntar os recursos de cultura do Algarve, trazer a dimensão cultural para o desenvolvimento rural, centrados em alguns aspectos ligados ao turismo, e esta festa-feira é mais uma iniciativa nesse sentido.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve Política

Chega realiza I Encontro Regional do Algarve no recinto da Fatacil, em Lagoa

13:25 26 Maio, 2026 13:25 26 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Segurança, saúde, recursos hídricos, juventude e poder local em debate no I Encontro Regional do Algarve do Chega

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Algarve Desporto Nacional

Estádio Algarve foi escolhido pelo Torreense para disputar os jogos em casa da Liga Europa

07:00 26 Maio, 2026 06:46 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Após conquistar a Taça de Portugal, clube de Torres Vedras confirmou que vai disputar os jogos em casa da Liga Europa no Estádio Algarve

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:20 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

“Cúpula de calor” não ‘larga’ Portugal: este vai ser o período mais intenso e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Maio, 2026 17:47 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai continuar a intensificar-se em Portugal continental, com temperaturas até 38 ºC no interior e tempo seco em várias regiões nos próximos dias

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Nacional

Elevador avariou: todos os vizinhos têm de pagar, mesmo quem mora no rés-do-chão?

13:10 24 Maio, 2026 16:49 21 Maio, 2026 | João Luís

O elevador avariou no prédio e mora no rés-do-chão? Saiba quando pode ter de pagar a reparação e em que casos pode ficar fora dessa despesa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

José Mourinho.
Algarve Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve, Política

Chega realiza I Encontro Regional do Algarve no recinto da Fatacil, em Lagoa

13:25 26 Maio, 2026 13:25 26 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Segurança, saúde, recursos hídricos, juventude e poder local em debate no I Encontro Regional do Algarve do Chega

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Algarve, Desporto, Nacional

Estádio Algarve foi escolhido pelo Torreense para disputar os jogos em casa da Liga Europa

07:00 26 Maio, 2026 06:46 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Após conquistar a Taça de Portugal, clube de Torres Vedras confirmou que vai disputar os jogos em casa da Liga Europa no Estádio Algarve

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:20 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

“Cúpula de calor” não ‘larga’ Portugal: este vai ser o período mais intenso e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Maio, 2026 17:47 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai continuar a intensificar-se em Portugal continental, com temperaturas até 38 ºC no interior e tempo seco em várias regiões nos próximos dias

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Nacional

Elevador avariou: todos os vizinhos têm de pagar, mesmo quem mora no rés-do-chão?

13:10 24 Maio, 2026 16:49 21 Maio, 2026 | João Luís

O elevador avariou no prédio e mora no rés-do-chão? Saiba quando pode ter de pagar a reparação e em que casos pode ficar fora dessa despesa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

José Mourinho.
Algarve, Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Últimas Notícias

  • Este apoio pode baixar a sua renda todos os meses: veja quem tem direito
    Este apoio pode baixar a sua renda todos os meses: veja quem tem direito
  • Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação
    Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação
  • Chega realiza I Encontro Regional do Algarve no recinto da Fatacil, em Lagoa
    Chega realiza I Encontro Regional do Algarve no recinto da Fatacil, em Lagoa
  • Concessionários rejeitam acusações de abuso nas praias
    Concessionários rejeitam acusações de abuso nas praias
  • Festa da Juventude de Lagoa regressa com quatro dias de animação
    Festa da Juventude de Lagoa regressa com quatro dias de animação
  • Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários
    Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal